Mauro Galvão fala sobre o aproveitamento da base vascaína no elenco profissional

Terça-feira, 10/12/2013 - 06:59
comentário(s)

Ao contrário do futebol profissional, que luta neste domingo (08/12) pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o futebol amador do Vasco da Gama obteve um bom desempenho na temporada de 2013. O ano do Gigante da Colina na base foi o melhor em termos de título desde 2001. Além de levantar sete taças, o cruzmaltino viu algumas de suas promessas corresponderem na equipe de cima. Os acontecimentos foram festejados por Mauro Galvão, diretor-executivo das categorias de base:

- Esse ano nós tivemos muitos problemas, mas também tivemos a alegria de colocar vários jogadores no time profissional. O clube ficou totalmente travado neste ano e não pôde fazer muitos investimentos. Alguns jogadores saíram e a gente prefere nem comentar. Nós tentamos sempre fazer o melhor possível. É importante a gente conseguir manter um trabalho diante de todas as dificuldades. Foi um ano importante no sentido de aproveitamento de atletas. Subiram o Jomar, o Luan, o Marlone, o Jhon Cley, o Henrique, o Jordi e o Thalles. São vários jogadores da base no profissional. O Vasco tem que aproveitar os jovens. Esse processo tem que ser feito - afirmou ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

Capitão do Vasco durante a conquista da Taça Libertadores de 1998, Mauro Galvão espera que a base não seja deixada de lado como aconteceu no início 2013. O ídolo cruzmaltino torce para que o clube de São Januário utilize o Campeonato Carioca para dar rodagem e experiência aos Meninos da Colina:

- Não adianta você trazer jogadores que não possuem capacidade de chegar e assumir a condição de titular. Se o jogador não vier para ser titular, o Vasco não precisa contratar, o Vasco precisa ir na base. Se você passa o primeiro semestre todo usando jogadores que não são da base e investe em jogadores que não são do Vasco, você está perdendo tempo e fazendo trabalho para os outros. Temos vários jogadores que poderiam ter participado do Campeonato Estadual deste ano. Essa competição tem que servir para você observar os jogadores da base e colocá-los em campo. Se o jogador da base não resolver, você contrata outro jogador. Acho difícil o jogador da base não resolver. Nós times que trabalhei os jogadores da base sempre deram certo jogando do lado de atletas com bagagem e que ganharam não títulos. Não adianta você contratar jogador que nunca ganhou título. É importante fazer com que os jogadores não entrem apenas quando a situação está ruim. A base está à disposição do profissional. Nós que estamos na base queremos ser usados. Nós queremos que o profissional tire jogadores daqui e leve para lá. Não estamos preocupados no enfraquecimento do time de juniores. O Vasco tem que olhar para trás e lembrar da época que era campeão. Sempre tinha jogadores da base no time. Lembro aqui do Geovani, Mauricinho, Felipe e Pedrinho - declarou o dirigente ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco