Juvenil: Mauro Galvão projeta um 2014 melhor para a categoria

Quinta-feira, 28/11/2013 - 10:53
comentário(s)

O ano já acabou para todos que fazem parte do juvenil do Vasco da Gama. Os atletas da categoria entraram de férias na última sexta-feira (22/11) após mais uma temporada discreta. Apesar do início ter sido animador devido a conquista do terceiro lugar da Copa Rio, o sub-17 deixou a desejar no segundo semestre e encerrou os trabalhos sendo o único time de base que a não levantar troféus em 2013.

Diretor-executivo das categorias de base, Mauro Galvão reconheceu o desempenho ruim da categoria na temporada. O ex-zagueiro acredita que a perda de alguns jogadores importantes para o juniores dificultou o trabalho. O dirigente acredita que o sub-17 vascaíno conseguirá dar a volta por cima já no próximo ano:

- A equipe teve um início bom. Até a final da Taça Guanabara contra o Fluminense as coisas vinham ocorrendo dentro da normalidade. Depois daquela partida e da eliminação da Copa do Brasil, a equipe não conseguiu mais se encontrar. Aconteceram algumas mudanças na estrutura do juvenil. O Luiz Carlos assumiu a coordenação e o Teixeira veio trabalhar na parte administrativa. Com isso nós fizemos outras mudanças. Os jogadores que não foram bem acabaram sendo substituídos e a gente resolveu investir em jogadores mais novos de potencial. Essa foi a nossa ideia. O juvenil é uma categoria importante e que perdeu alguns atletas de qualidade em razão da necessidade do juniores. O Danilo subiu e o próprio Índio chegou a fazer parte do juniores. Isso aí acaba criando uma lacuna, pois nós não tivemos jogadores à altura para substituí-los. Agora temos que trabalhar bastante para fazer com que a próxima temporada não seja como a atual. Iremos buscar alguns jogadores nascidos em 97 para que a gente tenha um ano melhor em 2014. Esse é o nosso objetivo. Todas as categorias do Vasco precisam brigar por títulos e possuir jogadores com capacidade de subir para o time profissional - afirmou o ídolo cruzmaltino ao programa "Só dá Base".

O que leva Mauro Galvão a acreditar numa temporada de 2014 diferente é a promoção dos jogadores nascidos em 1998 para a categoria. Os jovens dessa geração conquistaram ótimos resultados em 2013 no infantil. O eterno 'Capitão da América' acredita que a qualidade do time sub-17 aumentará após a chegada desses atletas:

- A gente possui bastante confiança nessa equipe 98. Acreditamos que os jogadores dessa geração podem agregar qualidade ao grupo juvenil. Temos vários jogadores que possuem credencial para jogar no juvenil. Eu acho que vale a pena a gente investir e apostar nesses jogadores, até mesmo para o próprio amadurecimento deles. É claro que você sempre vai almejar o título, mas você colocar esses jogadores para jogar e dar experiência a eles é mais importante que a própria conquista. Eles são jogadores que possuem qualidade e até mesmo por isso podemos dar a eles um ano a mais de amadurecimento. Nossa intenção é a de colocá-los para jogar ao lado dos jovens da geração 97. Acredito que eles possuem capacidade para jogar no juvenil - declarou o ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

Além da Copa Rio, competição que terminou na terceira colocação, o Vasco disputou no atual ano a Copa Promissão (eliminado nas quartas de finais), o Torneio Internacional Città di San Bonifácio (terminou em quarto), a Taça Guanabara (vice-campeão), o Guilherme Embry (eliminado na primeira fase), a Copa do Brasil (eliminado na primeira fase) e a Taça Rio (eliminado na primeira fase).

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco