Juniores: Mauro Galvão aprova desempenho do Vasco no OPG e compara competição a um vestibular

Quarta-feira, 27/11/2013 - 08:07
comentário(s)

Campeão da Taça Belo Horizonte no mês de agosto, o Vasco da Gama terminou o Torneio Otávio Pinto Guimarães na terceira colocação. O Gigante da Colina só não foi para a decisão devido a dois tropeços na segunda fase contra o Botafogo, equipe que conquistou recentemente o terceiro lugar na Copa do Brasil da categoria sub-20.

A perda de alguns jogadores do elenco vencedor para o profissional, casos de Jhon Cley e Thalles, desfez a estrutura do time e dificultou o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo treinador Aguinaldo Sorato. O profissional foi obrigado a remontar a equipe e a recorrer a atletas da categoria juvenil, casos de Lucas Barboza, Renato Kayzer e Lorran.

Os problemas enfrentados ao longo do campeonato levaram o diretor-executivo das categorias de base, o ex-jogador Mauro Galvão, a considerar bom o desempenho cruzmaltino no OPG. O ex-zagueiro acredita que a participação seria melhor se o sub-20 tivesse contado com todos os atletas que participaram da excelente campanha no torneio nacional:

- Foi uma participação boa, até mesmo por tudo que aconteceu. O time veio de uma campanha boa na Taça BH e perdeu alguns jogadores para o profissional. Não tem como você repor rapidamente a perda de jogadores como Jhon Cley, Thalles, Danilo e Jordi. O Danilo, por exemplo, foi um dos grandes jogadores do Vasco na Taça BH. Ele fez gol de falta, de fora da área e de cabeça. O mesmo vale para o Jordi e o Jhon Cley. Na verdade é difícil dizer qual foi o melhor. Os três foram muito bem. Era difícil repetir o desempenho na competição seguinte sem esses jogadores O desempenho foi bom, até porque chegamos na semifinal - afirmou o dirigente com exclusividade ao programa "Só dá Base".

Além de aproveitar alguns jogadores do sub-17, o Vasco utilizou o Torneio OPG para observar atletas que não vinham sendo muito aproveitados no sub-20. A segunda competição estadual mais importante da categoria serviu como vestibular para algumas peças do atual elenco:

- Essa competição foi boa para movimentar e observar outros atletas da categoria. Tinha conversado com o Sorato sobre a importância de dar oportunidade para outros garotos. Se o jogador não consegue jogar no OPG, ele não vai ter como continuar no Vasco. A OPG foi o vestibular para alguns jogadores. A gente está trabalhando de olho no Campeonato Brasileiro sub-20 e na Copa São Paulo - revelou Mauro Galvão com exclusividade ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco