Basquete Base: Vasco é eliminado pelo Fluminense nas quartas e termina o Estadual Juvenil em 5º lugar

Sábado, 16/11/2013 - 13:29
comentário(s)

A equipe juvenil (sub-19) de basquetebol do Vasco da Gama encerrou na tarde desta sexta-feira (15/11) sua honrosa participação no Campeonato Estadual. Com intensas dificuldades estruturais (das mais diversas ordens, como quadra para treinar, tempo para treinamentos, vestiário etc.) e formada majoritariamente por atletas da categoria infanto-juvenil (sub-17), o Gigante da Colina encerra a competição na quinta colocação, melhorando em relação ano passado, quando terminou o Estadual da categoria na sétima colocação. Neste ano, foram, no total, cinco vitórias nos dezoito jogos realizados. Neste feriado da Proclamação da República, o Vasco perdeu para o Fluminense, no ginásio da ABVRJ, no segundo jogo da série melhor de três pelas quartas de final da competição, por 60 a 45, e, como havia perdido no primeiro jogo, nas Laranjeiras (por 65 a 48), foi eliminado sem a necessidade de uma terceira e última partida. O Tricolor dominou os dois jogos, apesar de em alguns momentos (como os dois primeiros quartos do jogo nas Laranjeiras e o primeiro quarto do jogo desta sexta-fera) o jogo ter ficado de igual para igual.

Equipe e comissão técnica, de acordo com a foto abaixo, tirada nesta sexta-feira:

Em pé (da direita para a esquerda): Marcelo Barreto (fisioterapeuta), Christiano Pereira (treinador), Luiz Brasília (auxiliar-técnico), Yan, Samuel, Luiz Felippe, Athila, Alexandre Araújo, Marcelo Mascarenhas (preparador físico) e Cássio Santos (estagiário).

Agachados: Vaguinho, Carlos Eduardo, Matheus Rodrigues, Marvin Figueiredo, Daniel, Gabriel Medeiros, Rodrigo Lopes e Breno.

Na quadra da ABVRJ (Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro), onde treina e manda seus jogos em virtude de que o ginásio de São Januário está interditado desde 2011, os treinos são apenas três vezes por semana e com horário limitado. Além disso, deficiência estrutural em aspectos básicos fazem pais dos atletas terem que comprar, por exemplo, água e gelo para os jogadores, já que a estrutura vascaína para esses suprimentos se encontra em São Januário. O basquete do Vasco clama pela urgente reforma do ginásio principal da Colina, que, apesar das trocentas promessas, ainda não saiu do papel.

Ao contrário das principais equipes da competição (Flamengo, Tijuca e Associação Macaé de Basquete), o investimento para a chegada de atletas é zero, sem nenhum atrativo para oferecer, e essas equipes chegam a pagar altas quantias a seus jogadores. Entretanto, há detalhes positivos a se destacar nesta campanha. O Vasco conseguiu ficar à frente do pelotão de equipes da parte inferior da tabela, algumas até com maior investimento, e é o primeiro time após o pelotão principal, ficando na 5ª colocação. Além disso, muitos atletas da categoria infanto, como os pivôs Luiz Felippe e Athila, o armador Matheus Rodrigues e o ala Gabriel Medeiros, cresceram ao longo do ano e podem ser peças importantes em seu primeiro ano de juvenil, em 2014.

O Vasco ainda teve o principal cestinha da primeira fase da competição no agregado de todas as equipes: o armador Rodrigo Lopes, que é, ao lado de Vaguinho, Alexandre Araújo e Samuel, um dos poucos atletas da categoria sub-19. Vale ressaltar que Rodriguinho, como é chamado, disputou neste ano o seu primeiro ano de juvenil, e ainda estará na categoria no ano que vem.

Apesar de todas as imensas dificuldades, que vão muito além das citadas neste texto, a comissão técnica comandada pelo experiente treinador Christiano Pereira (que, somando-se o tempo como jogador, tem 27 anos de Vasco) conseguiu efetuar um bom trabalho, ficando com o sentimento de dever cumprido, tirando "leite de pedra" diante de tantas dificuldades ao colocar o time como o quinto melhor do Rio de Janeiro.

Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador (foto abaixo à esquerda) fez um balanço do ano do time juvenil. Ele destaca a evolução da equipe no segundo semestre e o crescimento dos garotos da categoria sub-17. Além disso, espera que a melhora deles em seu primeiro ano de juvenil, em 2014, aliada à chegada de alguns reforços para o ano que vem traga um incremento à equipe.

- Tivemos dois semestres distintos em termos de vitórias e derrotas e até de participação. Acredito que a equipe tenha tido uma evolução muito boa no segundo semestre, com o crescimento de alguns jogadores do infanto-juvenil que foram ganhando espaço dentro do grupo juvenil. Tivemos uma perda muito importante, o Noan, que foi para o esporte universitário americano no meio do ano, deu uma quebrada na equipe, mas isso também favoreceu a alguns atletas mais novos ganharem espaço. Acho que com isso tivemos uma evolução muito grande no segundo semestre, quando conseguimos alcançar algumas vitórias, ter uma maturidade maior da equipe. Conseguimos uma classificação acho até que honrosa em quinto lugar na classificação final, atrás de quatro equipes que têm um investimento grande, que têm grandes jogadores e que realmente mereceram estar entre as quatro primeiras posições. Talvez não fizemos duas grandes partidas nessa etapa final, mas acho que o que ficou marcado foi a evolução da equipe durante o Campeonato. E espero que essa maturidade que os jogadores mais novos ganharam durante a competição possa vir a nos favorecer no ano que vem, quando a maioria sobe para o elenco juvenil, e, com mais alguns atletas que a gente pensa em trazer, se conseguirmos, para reforçar a equipe, a gente consiga ter um plantel melhor para o ano que vem.

Campanha final do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-19 (Juvenil):

1ª fase:

05/04 - Iguaçu 47 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Iguaçu)
10/04 - Vasco da Gama 43 x 69 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 27 x 44 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
29/04 - Club Municipal 75 x 62 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
08/05 - Vasco da Gama 55 x 66 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 64 x 62 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/06 - Vasco da Gama 55 x 88 Associação Macaé de Basquete (local: ginásio da ABVRJ)
29/06 – Vasco da Gama 73 x 47 Jacarepaguá Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
07/08 – Vasco da Gama 52 x 61 Iguaçu (local: ginásio da ABVRJ)
21/08 - Flamengo 79 x 57 Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - Associação Macaé de Basquete 96 x 46 Vasco da Gama (ginásio do Tênis Clube Macaé)
09/09 - Vasco da Gama 78 x 47 Club Municipal (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 36 x 52 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 89 x 54 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - Vasco da Gama 62 x 67 Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)
13/10 - Jacarepaguá Tênis Clube 33 x 83 Vasco da Gama (local: ginásio do Jacarepaguá Tênis Clube)

Quartas de final:

13/11 - Fluminense 65 x 48 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
15/11 - Vasco da Gama 45 x 60 Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)






Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco