Futsal: Vasco vence ADDP em São Januário e enfrentará o Urubu na semifinal do Estadual Sub-20

Sexta-feira, 15/11/2013 - 00:02
comentário(s)

Em noite em que o goleiro Caio Lus e o ala Kevyn Cardoso reestrearam com a camisa vascaína, a equipe sub-20 de futsal do Vasco venceu a ADDP/Cabo Frio de virada nesta sexta-feira (13/11), em São Januário por 3 a 2 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Estadual com a liderança do grupo D, com oito pontos (duas vitórias e dois empates). A partida foi válida para a última rodada da segunda fase. Desta maneira, marca um clássico contra o arquirrival Flamengo (2° lugar do grupo C), em dois jogos, cujas datas e locais ainda serão marcados. Na outra semifinal, Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio. A princípio, as partidas podem ser disputadas em São Januário e na Gávea, mas a Federação ainda definirá as datas, horas e locais das partidas. Em dois jogos disputados contra o Flamengo na primeira fase, duas vitórias: 4 a 0 em plena Gávea e 3 a 2 em São Januário.

Tanto Caio, que deixou o Vasco para jogar no Santos em fevereiro, quanto Kevyn, que foi para o Clube Passense de Natação, de Minas Gerais, para jogar a Taça Brasil sub-20 (disputada em julho), já estavam treinando há meses com o elenco vascaíno, desde o começo da preparação para o segundo semestre, isto é, para o Campeonato Estadual. Entretanto, havia a falta de recursos para pagar a alta taxa de transferência interestadual. Os dirigentes do Departamento de Quadra e Salão correram atrás e finalmente, na última rodada da segunda fase e à beira da semifinal do Estadual, conseguiram arrolar os recursos para efetuar o pagamento.

Na noite desta sexta-feira, Vasco e ADDP/Cabo Frio se enfrentaram - nada mais, nada menos - pela quarta vez nesta competição. Em três jogos, um em São Januário e dois na Região dos Lagos, eram duas vitórias vascaínas e uma derrota até o momento. Após sempre ser "saco de pancadas", o clube cabofriense montou um forte time adulto para este ano, conquistou o Carioca (primeiro semestre) e tem tudo para conquistar o Estadual, estando invicto no segundo semestre. Com isto, atletas da categoria sub-20 passam a treinar diariamente com atletas de alto nível da categoria adulta, que foi vice-campeã da Liga Sudeste.

O jogo

A partida foi complicada no primeiro tempo porque o Vasco encontrou dificuldades para lidar com o modo de ataque do time cabofriense, calcado em grande medida no jogo com o pivô centralizado, jogando de costas. Forte fisicamente e alto, o pivô Caio Januário trazia perigo constante ao Vasco com seus giros, e num deles o time visitante abriu o placar, aos cinco minutos de jogo. O camisa 9 girou em cima do marcador vascaíno com facilidade e bateu com muita força no ângulo direito do goleiro Caio, que, ainda frio no jogo e sem jogar há meses, não conseguiu espalmar para fora o fortíssimo chute do adversário. Era uma bola muito difícil e impossível para muitos dos goleiros do Brasil, mas não para um dos principais da categoria sub-20 no Brasil, mas ele cresceria muito na partida e faria os espectadores esquecerem do primeiro gol sofrido.

O Vasco encontrava dificuldades para encarar a marcação centralizada do time cabofriense e tinha problemas para abrir o jogo pelas alas para desconcertar a defesa adversária, como pedia o treinador Marcelo Akra. Num lance em que o fez, chegou ao gol de empate. Em boa cruzada pela ala esquerda, Victor Andrade disputou a bola com um jogador adversário, Lucas Tardelli, que acabou marcando gol contra. O gol foi anotado com nove minutos.

Mas o Vasco mal teve tempo para crescer na partida. Trinta segundos depois, em pênalti cometido muito bobo em bola que já estava morta na área vascaína, o time da casa cedeu uma clara chance de gol para Carlos Augusto, que não desperdiçou a penalidade máxima, batendo no meio do gol - Caio pulou no canto direito.

A partida seguiu equilibrada na metade final do primeiro tempo, com o Vasco tendo dificuldades para encaixar seu jogo aberto de ataque. Poucas chances de gol foram criadas, tanto que o gol marcado foi contra. Os estreantes não comprometiam: apesar dos gols tomados em que não teve culpa, Caio efetuou duas defesas difíceis para impedir que o adversário ampliasse o placar. Kevyn, ainda sem ritmo de jogo, já vestia a camisa 10 e comandava muitas das jogadas de ataque do Vasco pela ala esquerda. Numa delas, achou um passe de cerca de vinte metros de uma ala a outra para Sinésio, que desperdiçou o gol cara a cara com o goleiro adversário, chutando para fora.

No segundo tempo, o Vasco dominou amplamente as ações. O goleiro Caio não fez nenhuma grande defesa, ao passo que, ainda que na primeira metade da etapa final não tenha criado grandes chances, o Vasco tinha mais posse de bola. Um pênalti claro não foi marcado a favor do Vasco, pelo mesmo árbitro - Leonardo Aragão - que marcou para o adversário um pênalti que, caso não fosse marcado, passaria sem maiores reclamações. Mas a marcação cabofriense continuava a encaixar muito bem, e os vascaínos não levaram muito perigo nos primeiros quinze minutos da etapa final. Nos cinco minutos finais, o treinador Marcelo Akra optou por utilizar o goleiro-linha, mas sem colocar um jogador de linha em quadra, mas sim o goleiro reserva, Renan, que trabalha bem com a bola nos pés.

O gol de empate começou com o goleiro-linha, que aprofundou uma bola na parelala para William. Na linha de fundo, o camisa 8 retornou para Renan, que inverteu o jogo para a ala direita. Lá, como muitas vezes acontece em jogos com a defesa adversária encaixada, a jogada individual fez a diferença no futsal. João Pedro (foto à direita), capitão do Vasco, driblou dois adverários, o último deles indo para o chão, e chutou de perna canhota no canto direito do goleiro adversário, empatando o jogo, faltando menos de quatro minutos para o término do jogo.

O adversário ficou atordoado, e logo depois o Vasco virou a partida, embora o empate já bastasse para ficar com a primeira colocação do grupo. Caso perdesse o jogo, cruzaria com a grande favorita Casa de España/Botafogo, atual campeã nacional e para quem ficou vice-campeão no primeiro semestre, já nas semifinais. Em roubada de bola na quadra de ataque, o Vasco partiu em velocidade e Sinésio, já sem goleiro, apenas escorou para virar o jogo: 3 a 2.

Na reta final, o Vasco conseguia segurar bem as investidas ofensivas da ADDP/Cabo Frio, mas Caio guardou a melhor defesa para o último lance do jogo, para fechar com chave de ouro sua bela reestreia. Ele efetuou uma belíssima defesa no seu ângulo direito após um chute fortíssimo de um jogador adversário para garantir a vitória vascaína. Que venha o Flamengo!

Marcelo Akra projeta a reta final e analisa estreia de reforços

Após a partida, com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador da equipe sub-20 do Vasco, Marcelo Akra (foto à esquerda), comemorou o fato de o Vasco chegar às semifinais em mais uma competição sob o seu comando. Ele reitera que, estando no clube desde 2010, nunca ficou de fora de uma semifinal, em qualquer competição, apesar de todas as dificuldades vivenciadas no cotidiano:

- Nosso dia a dia é muito difícil. Esporte amador, futsal... Mas a gente faz com muita paixão e vontade. Eu estou aqui desde 2010, e nunca ficamos fora de nenhuma semifinal. O mínimo a que chegamos foi semifinal, campeão estadual, vice-campeão brasileiro... No último semestre chegamos à final e bateu na trave, e agora mais uma semifinal. Vamos ter de estar preparados para quem for o adversário. Classificamos em primeiro, o que era o nosso objetivo.

Akra ressalta que, a partir do momento em que a camisa do único clube do estado do Rio de Janeiro a ser campeão da Liga Futsal está em quadra, o título passa a ser o objetivo, com os atletas não podendo de maneira nenhuma se contentar com menos. Mas ele espera muitas dificuldades na reta final do Estadual:

- A nossa perspectiva, como não poderia ser diferente, é chegar à final. Mas o jogo é jogado, temos que jogar o jogo. A promessa é de que o trabalho vai ser intensificado. Na sexta-feira, feriado nacional, tem treino, e a gente vai acreditando que a semifinal não é o limite. Só vamos nos contentar agora com o título, essa é a nossa meta.

Para finalizar esta entrevista concedida ao final da partida, ele analisa a atuação dos dois reforços em suas estreias e projeta um grande incremento em sua equipe para o mata-mata. Ele conta que as duas atuações, tanto de Kevyn quanto de Caio (foto à direita), estiveram dentro de esperado, e explica detalhadamente esta sua posição:

- É um incremento de muita qualidade. Eles estão treinando com a gente desde o começo desse segundo semestre, mas estávamos com problemas para fazer a transferência: o Caio de São Paulo e o Kevyn, de Minas Gerais. Acredito que quanto ao Caio, além da qualidade dele, que é inquestionável, para o goleiro é mais fácil, o jogo é menos coletivo, depende mais dele. E ele, como era de se esperar, deu conta do recado com sobras, com no final fazendo uma defesa de cinema. Para o Kevyn eu daria a ele hoje a nota 6,5, mas eu, curiosamente, esperava isso. A nossa forma de jogar é muito coletiva, é uma forma na qual um depende muito do outro, depende muito do entendimento que se tem da organização. E, como ele estreou hoje, era esperado que isso acontecesse A minha esperança era de que ele, com a qualidade que tem, abrisse a "caixa de mágica", como a gente chama. Em alguns momentos deu certo, em outros não. Mas eu esperava isso dele e tenho certeza de que vai nos ajudar demais para a sequência da competição - finalizou Marcelo Akra, ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Juvenil (Sub-20):

1ª fase:
31/08 - Flamengo 0 x 4 Vasco da Gama (local: Gávea)
06/09 - Vasco da Gama 3 x 1 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)
11/09 - São Cristóvão 6 x 2 Vasco da Gama (local: Associação Atlética Portuguesa)
20/09 - Vasco da Gama 3 x 2 Flamengo (local: São Januário)
26/09 - ADDP/Cabo Frio 4 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
04/10 - Vasco da Gama 5 x 0 São Cristóvão (local: São Januário)

2ª fase:
18 e 25/10* - Vasco da Gama 4 x 4 Canto do Rio (local: São Januário)
28/10 - ADDP/Cabo Frio 2 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio)
07/11 - Canto do Rio 4 x 4 Vasco da Gama (local: ginásio do Canto do Rio)
13/11 - Vasco da Gama 3 x 2 ADDP/Cabo Frio (local: São Januário)

*Término da partida iniciada no dia 18 de outubro aconteceu no dia 25 por causa de chuva forte



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco