Mauro Galvão fala sobre o planejamento da base para 2014

Sábado, 30/11/2013 - 07:17
comentário(s)

O mês de dezembro ainda não chegou, porém o Vasco da Gama já começou a planejar nas categorias de base a próxima temporada. Duas categorias já estão de férias (pré-mirim e juvenil) e outras duas entrarão em recesso já neste final de semana (mirim e infantil). A única que disputará partidas no próximo mês será a juniores, que ficará até o final de 2013 se preparando para a Copa São Paulo.

As metas e os planos para 2014 começaram a ser definidos numa reunião que contou a participação de dirigentes, coordenadores e treinadores. Os profissionais utilizaram o encontro para avaliar o desempenho de suas respectivas equipes e projetar a temporada que se iniciará em breve. O bate-papo serviu também para definir o futuro dos jogadores que mudarão de categoria no próximo ano:

- A avaliação já foi feita. Nós tivemos uma reunião com os coordenadores, os treinadores e todos que estão envolvidos nesse processo. Cada categoria teve a possibilidade de conversar e saber o que cada um pensa em relação ao aproveitamento de determinados jogadores. Todo mundo opinou sobre a transição do infantil para o juvenil, do juvenil para o juniores e também sobre as demais. Essa reunião se faz importante para que o próximo treinador conheça o que irá ter no ano que vem. Uma coisa é você jogar no Infantil e outra é jogar no juvenil. Às vezes o treinador do juvenil não enxerga as coisas da mesma forma que o treinador do infantil está vendo. Cada um tem um estilo. Já existiu a conversa e nela ficou definida quais jogadores irão subir. Não serão todos os jogadores da geração 96 irão subir e a gente sabe disso. Não tem como subir todo mundo, até porque isso não acontece em lugar nenhum. Já subiram os principais e os que o treinador Sorato gostou. Os demais vão ficar em observação. Eles vão ter um tempo para mostrar que merecem permanecer no grupo sub-20. Os que não tiverem tantas chances serão liberados - afirmou Mauro Galvão ao programa "Só dá Base".

Diretor-executivo das categorias de base, Mauro Galvão frisou a importância da reunião e revelou o motivo que levará o Vasco a abrir mão de alguns atletas na próxima temporada. O ídolo vascaíno informou também que o Gigante da Colina irá buscar reforços em outras agremiações:

- A saída de alguns jogadores acontecerá para que o elenco de determinada categoria não fique inchado. Isso prejudica o trabalho do treinador. Nossa função aqui é trabalhar sempre com um nível bom de qualidade. Não adianta você ter quarenta jogadores na categoria e só aproveitar menos da metade. Isso para nós não resolve nada. Preferimos ter um grupo mais enxuto e com vários jogadores de qualidade. Nossa intenção é a de deixar sempre um espaço para aqueles jogadores que estão na categoria abaixo. Queremos que os mais jovens tenham a projeção de subir. Esse processo faz com que a transição das categorias ocorra com qualidade e ajuda o treinador a conhecer o que terá nas suas mãos do ano que vem. Isso é importante não só no juvenil, mas em todas as categorias. É importante o treinador do infantil conhecer os jogadores do mirim e o do juvenil conhecer os do juvenil. Fica mais fácil você trabalhar conhecendo o jogador. Hoje a gente está mais integrado com isso. O Sorato tem visto jogadores do juvenil, assim também como o Cássio tem visto jogadores do infantil e o Luiz Felipe atletas do mirim. A gente está começando a ter um trabalho mais claro. Isso ajuda inclusive no momento das contratações. Só iremos trazer jogadores para as posições que a gente entende que são deficientes - disse o ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco