Juvenil: Vasco acerta contratações dos atacantes Jarles e Renato

Terça-feira, 26/03/2013 - 07:24

As subidas de Matheus Índio e Danilo para o time de juniores e as recente saída de Lauder para o Corinthians fizeram com que o Vasco da Gama fosse ao mercado em busca de jogadores capazes de agregar qualidade ao sistema ofensivo da equipe juvenil. Atualmente, o técnico Cássio Barros tem trabalhado apenas com três meias ofensivos, o que o tem obrigado a optar por um esquema tático com três volantes, que segundo ele não é o ideal para se trabalhar nas categorias de base.

Com o objetivo de preencher essa lacuna, o Gigante da Colina acertou recentemente a contratação de dois jogadores ofensivos. O primeiro deles, Jarles Santos, foi contratado junto ao Estrela de Março da Bahia graças ao projeto de captação de atletas. Nascido em 1996, o jovem atua na posição de atacante e tem como principal característica a velocidade.

O segundo contratado estava atuando no Desportivo Brasil-SP e atende pelo nome de Renato Kayser. No clube paulista desde os 14 anos de idade, o jovem nascido em 1996 conquistou o Campeonato Paulista sub-15 no ano de 2011 e chegou a marcar onze gols nesse torneio. No ano seguinte, o atacante conquistou um Torneio Internacional na Irlanda do Norte e o Campeonato Paulista, ambos com a categoria sub-17. Ainda em 2012, Renato foi artilheiro da Copa Ouro, competição que serve de preparação para o Campeonato Estadual.

Os dois jogadores agradaram bastante ao treinador vascaíno durante as últimas semana. Cássio, inclusive, cogita até levá-los para a Copa Rio se ambos forem regularizados a tempo:

- Vai depender da regularização dos atletas, pois para participar da Copa Rio o atleta precisa estar federado. Nós vamos tentar agilizar isso para poder contar com o máximo de jogadores possível, mas não depende da comissão técnica, mas sim da diretoria. Às vezes os atletas que chegam não trazem os documentos, às vezes precisam de liberação, às vezes faltam os exames e às vezes é o pai que tem que assinar. Essa burocracia atrasa muito a inscrição dos jogadores - afirmou o comandante do juvenil.

A busca por reforços continua

Jarles e Renato não serão os únicos jogadores contratados pelo Gigante da Colina para a sequência da temporada. Ciente de que a competitividade é um dos fatores que mais faz o atleta evoluir ao longo de sua passagem pela base, o cruzmaltino continua no mercado em busca de jogadores capazes de brigar por uma vaga no time titular em todas as posições:

- A procura do Vasco por jogadores não se resume apenas a posição de lateral ou de meio-campo, mas de todas. Independente de ter saído um atleta de determinada posição, o Vasco vai estar sempre buscando atletas com qualidade para chegar ao time profissional. O que estimula o crescimento de muitos atletas é o fato do clube ter outro atleta de qualidade na mesma posição, o que permite para você criar uma competitividade entre ambos. Não é só porque o Vasco tem o Matheus Índio, por exemplo, que não vai contratar mais meia. O Vasco tem contratar mais um meia para estabelecer uma competitividade. É claro que é complicado contratar um jogador o mesmo nível dele, embora ninguém possa garantir que ele conseguirá chegar no profissional e outro que vier a ser contratado não. O trabalho da base é buscar jogadores de nível e de qualidade independente da posição, pois o que mais estimula o atleta é a competitividade. Por isso o Vasco está sempre buscando jogadores - disse Cássio com exclusividade.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".



Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco