Juvenil: Vasco pode disputar torneio na Itália em abril

Segunda-feira, 18/03/2013 - 07:21

A equipe juvenil do Vasco da Gama poderá disputar no próximo mês de abril uma competição internacional na Itália. O Gigante da Colina foi convidado para disputar o tradicional 'Trofeo Ferroli', que terá sua 24ª edição sendo realizada nesse ano de 2013. O campeonato contará com a participação de grandes clubes do futebol mundial, são eles: Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Juventus, Milan e Inter de Milão. A possível estreia cruzmaltina no campeonato foi destacada em recente reportagem de um portal italiano (veja).

Apesar disso, o time de São Januário ainda não sabe se poderá disputar esse torneio. Em entrevista recente ao programa 'Só dá Base', do grupo Só dá Vasco, Mauro Galvão, coordenador das categorias de base, confirmou que o convite foi feito, se mostrou otimista quanto a participação, porém não garantiu a mesma:

- É verdade que o Vasco tem um convite para disputar esse torneio e a gente está fazendo de tudo para disputá-lo. Com certeza o pessoal do profissional, no caso o René Simões, está buscando toda essa condição e possibilidade para a gente poder participar desse torneio. Seria muito interessante, pois ele é um dos mais importantes da categoria juvenil. Espero que a gente possa participar desse torneio. Só não iremos participar se acontecer algum complicador ao longo desse tempo - disse o ex-zagueiro.

Quem também tocou no assunto em entrevista ao mesmo programa foi o diretor-executivo René Simões. O dirigente revelou que o time de São Januário aceitou o convite da organização e garantiu que a diretoria fará de tudo para garantir a estreia cruzmaltina no torneio:

- Temos uma excursão no meio de abril, mais para o final de abril, para a Itália e eu mandei aceitar o convite. Disse que vamos nos virar para arrumar o dinheiro, até porque na minha concepção o Vasco precisa voltar a participar de torneios de fora do país. O Vasco precisa disso - disse René Simões.

Site oficial da competição divulgou tabela com o nome do Vasco

A prova de que o Gigante da Colina deverá mesmo disputar o campeonato é o site oficial do 'Trofeo Ferroli'. Nele consta uma tabela em que o cruzmaltino aparece como cabeça de chave do grupo B, que conta ainda com a Juventus e o time da casa, o A.C. Sambonifacese. Na tabela também é possível observar as datas dos jogos do time vascaíno: duelo contra a Juventus no dia 27 de abril e contra o time local no dia 28.

Algo que também dá a entender que o Vasco deverá realmente disputar a competição é o fato de Mauro Galvão ter declarado que o planejamento do clube para a categoria juvenil inclui a participação na mesma. O ex-jogador também falou um pouco sobre a importância do torneio e disse que pretende contar com os meias Danilo e Índio, hoje integrado ao time de juniores, no campeonato:

- O planejamento está em cima da participação nesse torneio. Se a gente participar desse torneio, seria muito importante a gente poder contar com o Índio e o Danilo, que são dois jogadores de qualidade. Eles devem participar de um torneio como esse, pois iremos enfrentar times fortes e que representam o melhor existente em seus respectivos países. O juvenil é uma categoria que é muito interessante, pois é muito próxima do juniores. Sem contar que sempre existe a possibilidade de um atleta se destacar no juvenil e subir logo para o profissional, saltando essa etapa do juniores. Quando o jogador tem muita qualidade ele acaba passando de uma categoria e indo diretamente para o profissional. Eu espero que ele possa participar desse torneio também, mesmo que a gente tenha que disputar logo em seguida o campeonato estadual - declarou o 'Capitão da América'.




Preparação para a Copa Rio segue a todo vapor

Antes do 'Trofeo Ferroli', os meninos do sub-17 disputarão a Copa Rio, que se inicia no próximo dia 28 de março. Os trabalhos que vem sendo realizados no Centro de Treinamento de Itaguaí focam os aspectos táticos, físicos e técnicos. Nos amistosos realizados após a reapresentação, o time se comportou muito bem e aplicou goleadas.

A expectativa é a de que o cruzmaltino brigue pelo título do torneio, que será disputado por nove dos doze grandes clubes do futebol brasileiro. O fato do time não poder contar com suas duas maiores estrelas, Danilo e Matheus Índio, vem sendo bastante lamentado pela comissão técnica:

- Infelizmente não poderemos contar com o Índio e o Danilo, isso dá uma enfraquecida, mas estamos trabalhando com as peças que temos. Estamos prospectando novos jogadores, estamos buscando novos jogadores para o nosso elenco e eu acho que temos tudo para fazer uma boa participação na competição - disse Antônio José Teixeira, coordenador da categoria.

O Vasco estreia na Copa Rio no dia 28 contra o América-MG. A partida será realizada na cidade de Miracema-RJ, local onde serão disputadas as partidas do grupo H. A chave conta ainda com o time da casa, o São José, e o São Francisco, da Bahia.

Com informações do Programa "Só dá Base/ Só Dá Vasco".

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco (texto), Site oficial do Trofeo Ferroli (tabela)