Tadeu Correia, VP do infanto-juvenil e de responsabilidade social, fala sobre política e administração do Vasco

Domingo, 29/12/2013 - 07:49
comentário(s)

TADEU CORREIA DA SILVA FALA AO SÓ DÁ VASCO

O Conselheiro e grande Vascaíno Tadeu Correia da Silva, foi mais um a conversar com a Equipe do SÓ DÁ VASCO, ele além de ser um dos mais atuantes Conselheiros, tem realizado um excelente trabalho à frente da Vice-presidência de Infanto Juvenil e de Responsabilidade Social, com muito destaque, dentre aqueles que chamamos de integrante de seleto time denominado 'O VASCO QUE DÁ CERTO!'

CRIAÇÃO DO GRUPO DE CONSELHEIROS VOLUNTÁRIOS, MAIOR FORÇA POLÍTICA DO VASCO, NA ATUALIDADE:

Em setembro de 2008 criamos o Grupo de Conselheiros Voluntários (GCV). Designados "Voluntários" porque se reúnem semanalmente sem o rito de obrigatoriedade e de forma oficiosa.

“Voluntários” também porque visualizamos criar para o futuro planejamento estratégico do Vasco, as normas que fizessem do Conselho Deliberativo um órgão de governança do Vasco. Esse GCV neste período realizou vários estudos e apresentou um universo considerável de proposta para viabilizar o Vasco. Dentre elas destacamos:

(1) profícuo estudo de reforma estatutária que não foi aproveitada pela Comissão de Reforma do Estatuto;

(2) propostas na área administrativa para:
(a) Colégio Vasco da Gama,
(b) finanças marketing,
(c) Núcleos de Futebol,
(d) Patrimônio desde a criação do cargo de “Prefeito de São Januário” até a formatação de um plano diretor, e,
(e) recursos humanos. Além dessas propostas foram apresentadas ao Presidente do Vasco, através de documento protocolado, outras colaborações. Infelizmente não obtivemos sucesso.

IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DOS VICE-PRESIDENTES, PARA O SUCESSO DE UMA GESTÃO NO VASCO:

Uma das propostas que o GCV apresentou à Diretoria do Vasco foi à necessidade de serem mobiliadas todas as Vice-presidências (VP’s) e os cargos de Diretores.

Observe-se que, para o Vasco Diretor é um cargo estatutário (voluntario) e não um cargo funcional ocupado por profissional contratado.

Em nossa proposta seria fundamental que as VP’s tivessem autonomia para o sucesso da Gestão.

Quando chegaram ao Vasco em 2012, os ditos profissionais expert na área de gestão, todos nós ficamos radiantes pois nossos sonhos tantas vezes pedidos seriam realizados.

Todavia, esses profissionais não observaram os passos das boas práticas que envolvem o planejamento estratégico sob suas nuances não só da estratégica, mais também da tática e da operacionalidade.

Exemplo marcante foi não ter sido criado um escritório de projetos que permeassem cada vice-presidência para facilitar o controle e a operacionalização de uma estrutura complexa como a do Vasco que não é só futebol.

A tão decantada necessidade profissionalização do Vasco é falaciosa pois o Vasco sempre teve em suas vice-presidências profissionais do maior gabarito.

Exemplo maior, é o futebol profissional, que sempre manteve em seus quadros os mais competentes profissionais da área (cito Dante Rocha, Isaías Tinoco, etc.).

BENEFÍCIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO VASCO, DESDE QUE SEGUIDOS ALGUNS RITOS HIERÁRQUICOS E UM PLANEJAMENTO:

Na atualidade, a relevância para profissionalizar o Vasco é resgatar as boas práticas dos procedimentos administrativos e acrescentar as boas práticas da gestão estratégica, desde que seguidos alguns ritos hierárquicos, e um planejamento que inclua uma eficaz, eficiente e efetiva estrutura de governança.

Essa profissionalização deve com o passar dos anos mudar a forma não proativa com que atua o Conselho Fiscal.

Com as mudanças na lei, onde o clube que tem suas contas reprovadas vai inviabilizar patrocínio em espécie, as atividades reguladoras e operacionais do Conselho Fiscal devem ser compartimentadas por quadrimestre e voltadas para atuarem como feedback dos processos e sistemas contratuais e financeiros (atuar na prevenção), e não mais anual e coercitiva (a aprovação sim continuaria anual).

IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E FUNÇÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, QUE ESTARÁ AO LADO DO PRESIDENTE ROBERTO DINAMITE, A CONDUZIR O VASCO NESSE RESTANTE DE MANDATO:

Devido à lacuna deixada pelos considerados profissionais, ao não realizarem as adaptações para atualizar a profissionalização no Vasco; considerando o pouco tempo para as novas eleições; como também o caos operacional que vive o Vasco, cresce de importância orientar esforços para traçar um norte seguro definindo cortes e soluções criativas.

A proposta do GCV foi criar em caráter de urgência um Conselho de Administração que ajudará o Presidente a conduzir o Vasco, a partir de 2014.

Conselho esse formado por profissionais da área de administração, direito, educação física e engenharia.

FELIZ 2014:

Aproveito para desejar a todos os poderes do Vasco, aos funcionários, as sócios e aos vascaínos em geral uma passagem de ano repleta de harmonia e esperança; esperança essa que seja capaz de continuar iluminando todo ano de 2014.

Tenham certeza que é nos momentos de trevas que a luz do Vasco mais brilha, e assim será nosso 2014.

Saudações Vascaínas!

Tadeu Correia da Silva

Fonte: Facebook Só Dá Vasco