Infantil: Artilheiro Evander faz balanço da temporada 2013 e projeta 2014 no Juvenil

Sábado, 28/12/2013 - 14:30
comentário(s)

Ele foi o grande goleador da categoria infantil em 2013 e terminou a temporada como o segundo maior marcador do Vasco da Gama. Ele também encerrou o ano como um dos maiores artilheiros da Seleção Brasileira Sub-15. O jogador que a reportagem se refere é Evander Ferreira, meio-campo e um dos grandes destaques da geração 98.

Na Colina desde 2007, Evander marcou 31 gols com a camisa cruzmaltina ao longo do ano e alcançou a maioria dos objetivos que traçou no início da temporada. Além de contribuir com gols, o jovem contribuiu taticamente para o sucesso do time comandado por Luiz Felipe.

Pupilo de Vágner Love, atacante que marcou época jogando por Palmeiras e Flamengo, o meia é uma das apostas do juvenil para o ano de 2014. Enquanto aguarda ansiosamente o dia de sua apresentação na nova categoria, Evander aproveita as férias para matar saudades dos familiares e rever amigos. Os compromissos pessoais não impediram a promessa cruzmaltina de reservar alguns minutos para conversar com o Programa Só dá Base.

Confira um bate-papo exclusivo com Evander Ferreira, meia da geração 98:

Como você avalia sua temporada de 2013? Acredita que conseguiu conquistar tudo que você almejou no início do ano?

"A temporada para mim foi ótima mesmo não tendo um bom começo. Na Votorantim a gente não fez um bom campeonato. Saímos na fase de grupos e isso não foi bom para o Vasco. Melhoramos na Itália, pois fomos até as quartas e terminamos em quinto lugar. O nosso time teve uma evolução e eu também tive. Comecei a me destacar na Itália e fiz um ótimo Campeonato Carioca, assim como toda a minha equipe. Juntos conseguimos conquistar a Taça Guanabara, a Copa da Amizade e o próprio Carioca".

Você é um jogador de meio-campo, porém terminou a temporada como artilheiro do infantil com 31 gols e vice-artilheiro da base do Vasco, perdendo apenas para o Renato Kayzer. A que se deve esse teu desempenho tão bom no que diz respeito a marcar gols?

"Faço gols porque sou um jogador muito ofensivo e agressivo. Gosto muito de chutar, mas não é só chutando que faço gol. Meu pai e meus treinadores me cobram muito para entrar na área. Foi por isso que marquei alguns gols de cabeça. Um meia precisa ter presença de área e arriscar chute de fora da área para ter sucesso. Acho que foi por isso que tive a felicidade de marcar 31 gols neste ano".

Você citou acima que a temporada do Infantil foi praticamente perfeita. Qual foi o diferencial do time sub-15 em 2013? Que pacto foi esse que vocês fizeram após a derrota para o Fluminense?

"O diferencial da equipe foi a união. Para conquistar o primeiro turno nós tivemos que nos unir. Depois de perder dois clássicos, um para o Flamengo e outro para o Fluminense, não podíamos mais perder pontos. A gente conversou, se fechou e ganhou de todos os clubes pequenos. Foi quando teve o confronto com Botafogo e conseguimos a vitória. O resultado nos colocou na final contra o Flamengo".

O que você poderia falar sobre a comissão técnica do Infantil, em especial sobre o Luiz Felipe? Ansioso para voltar a trabalhar com o Cássio?

"Luiz Felipe nos ajudou muito. Ele foi um ótimo treinador para a gente esse ano. Esses títulos foram para premiá-lo pelo trabalho que ele fez por nós. Estou sim ansioso para voltar a trabalhar com o Cássio. Ele é um ótimo treinador, assim também como é o Felipe. Espero que ano que vem a gente possa conquistar títulos juntos".

Onde você acha que mais evoluiu como jogador? Qual sua expectativa para 2014?

"Eu evolui depois que comecei a marcar mais. Acho que isso que fez com que eu chegasse a Seleção. Espero que 2014 possa ser um ano de muita alegria e conquistas para nossa equipe".

Por falar em Seleção, como foi tua passagem por ela? Lembrando que você terminou o ano como um dos artilheiros da Seleção Sub-15.

"Gostei muito da minha atuação na Seleção, mas sei que preciso melhorar mais para ser convocado mais vezes. Graças a Deus pude fazer três gols pela Seleção neste ano. Tenho o desejo de conquistar um título pela Seleção".

Juvenil, convívio com a geração 97 e primeiro contrato. O ano 2014 será importante. Como se sente ao ver que seu sonho de se tornar jogador esta cada dia mais próximo?

"Fico cada ano mais ansioso para chegar logo ao profissional. Quero que o ano de 2014 seja melhor que o ano de 2013. Quero mais alegria, mais títulos e mais conquistas. Espero aproveitar bem 2014 para poder conseguir realizar mais cedo o meu sonho de chegar ao profissional".

Qual mensagem você deixa para o torcedor?

"Queria dizer ao torcedor vascaíno que estou trabalhando muito para não decepcionar quando chegar ao profissional. Vou fazer de tudo para dar alegrias ao torcedor do Vasco".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco