Juvenil: Diretor da base lamenta saída de Danilo, mas exalta o valor da negociação

Segunda-feira, 04/11/2013 - 18:04
comentário(s)

Uma das grandes apostas do Vasco da Gama para o futuro era o meio-campo Danilo. Destaque na base cruzmaltina desde 2011, o jovem da geração 96 era apontado por todos como um futuro titular do time profissional. O desempenho do atleta no Taça Belo Horizonte levou os torcedores a pedirem sua subida para o time principal. O desejo foi atendido, mas para a infelicidade de muitos a promoção só ocorreu após a venda do mesmo para um grupo de empresários portugueses.

De acordo com Manoel Pereira, diretor não-remunerado das categorias de base, o Gigante da Colina não tinha como impedir a saída precoce do garoto baiano. O atual momento financeiro e a demora para a saída das certidões negativas de débitos obrigaram os dirigentes do clube a negociarem a jovem promessa antes do previsto:

- O Danilo sempre foi um garoto tranquilo, humilde e introvertido. Ele é um pouco tímido, mas essa timidez o futebol tira. Fico feliz com o sucesso dele, pois isso representa muito para a família dele. Tenho certeza que ele conseguiria espaço no time do Vasco. O torcedor do Vasco teria muitas alegrias com ele, mas não posso remar contra a maré. Não sou eu quem decido, não tenho poder para decidir sobre a venda. Quem vendeu o Danilo não fez com alegria, mas fez pela necessidade. O clube não tinha as certidões e os salários estavam atrasados. Depois da venda do Phillippe Coutinho, a do Danilo foi a melhor venda de um jogador de base feita pelo Vasco. Espero que agora com as certidões o Vasco consiga segurar esses atletas de talento, como o Marlone que está fazendo sucesso no time de cima. Ele está dando uma grande contribuição no time profissional - afirmou o dirigente ao programa "Só dá Base".

Titular da Seleção Brasileira Sub-17 na última Copa do Mundo, Danilo chegou ao Vasco da Gama em 2011 e logo em sua primeira temporada conquistou o título do Campeonato Carioca sub-15. Apesar do bom início, o meio-campista demorou um tempo para se adaptar ao Rio de Janeiro e se tornar o jogador que é atualmente:

- O Danilo chegou para a gente com 14 anos vindo do Vitória. Os empresários dele iam levá-lo para o Grêmio, mas não deu certo e o Vasco entrou na jogada. Trouxemos ele para o Vasco. O Danilo vem de uma família pobre, humilde e que possui um grande caráter. Ele veio da Bahia, mas do interior desse Estado. Ele sentiu quando chegou ao Rio, não só em termos de futebol. Conversei muito com o empresário dele na época. Ele estava alojado no Vasco e sujeito aos perigos da barreira do Vasco. Os atletas conseguiam escapar para a noite. Era impossível controlar a saída deles. Ele sentiu muito dificuldade no início, sentiu muito a falta da família. Logo em seguida ele estava com dificuldades de rendimento na Escola do Vasco. Conseguimos resolver isso conversando com ele. Trouxemos a mãe dele para morar numa casa em Itaguaí. Ela trouxe com ela uma vigilância diferente para o Danilo. O irmão dele passou a trabalhar no CT de Itaguaí e isso para ele foi muito bom. Depois do sucesso, ele conseguiu trazer toda a família para o Rio. Foi a partir desse momento que o Danilo passou a evoluir ainda mais como jogador. Em 2012 fomos para um torneio sub-17 no exterior e ele foi eleito o melhor jogador do torneio mesmo possuindo apenas 16 anos. A partir daí o Danilo passou a ser convocado sempre. Ele se sobressaiu em todas as convocações por conta do futebol e da humildade. Eu posso dizer que aprendi a gostar do Danilo - revelou o diretor não-remunerado as categorias de base do programa "Só dá Base".

O fato de ainda não possuir 18 anos de idade fará com que Danilo permaneça no Gigante da Colina até a metade de 2014. A venda de um dos destaques da equipe na Taça Belo Horizonte rendeu aos cofres cruzmaltinos cerca de 8 milhões de reais, o que equivale a 60% do valor pelo qual o meia foi negociado.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.




Fonte: Blog Meninos da Colina