Ex-técnico do juvenil do Vasco, Tornado fala do comportamento e evolução de Thalles

Sábado, 26/10/2013 - 11:38
comentário(s)

O grande destaque da partida entre Vasco da Gama e Goiás foi a torcida, que lotou o Maracanã e incentivou o time do primeiro ao último minuto, porém um jogador em especial merece todos os aplausos: Thalles Lima. No Vasco desde os onze anos de idade, o jovem da geração 95 marcou dois belos gols e mostrou ao técnico Dorival Júnior que pode ajudar o time na reta final da atual temporada.

A trajetória de Thalles em São Januário é curiosa. Diferentemente da grande maioria dos garotos de qualidade atuam na base, o camisa 39 só "estourou" como jogador no ano passado, ou seja, em seu último ano de juvenil. O crescimento ocorreu a partir do momento que o mesmo deixou de faltar os treinamentos e passou a se comprometer e acreditar em seu potencial:

- Isso que está acontecendo com o Thalles não é surpresa. Não é surpresa por conta do caráter e da qualidade técnica desse jogador. É um atleta de muita força física, mas que ao mesmo tempo possui muita habilidade. Eu trabalhei dois anos com o Thalles. Ele era um jogador até certo ponto complicado. Ele não dava trabalho, mas era aquele jogador que não aparecia muito. O Thalles às vezes faltava ao treinamento, mas sempre demonstrou ter uma qualidade técnica grande. No ano passado o Thalles começou a ter um grande destaque. Num Brasileiro que disputamos no Espírito Santo, onde fomos vice-campeões, o Thalles foi o jogador que fez o diferencial. Ele demonstrou naquela competição onde pode chegar. Ele tem muita coisa para dar ao Vasco. Eu tenho certeza que o grande treinador Dorival Junior saberá aproveitá-lo. O Thalles está no caminho certo. Tenho certeza que vai conseguir brilhar no time profissional. Digo isso não só pela qualidade técnica, mas também por conta da dedicação do mesmo nos trabalhos - afirmou Tornado, antigo treinador do juvenil do Vasco. As palavras do antigo comandante do sub-17 foram reforçadas por Antônio José Teixeira, antigo coordenador da citada categoria:

- A evolução se deu devido ao foco que ele passou a ter na carreira após algumas instruções que passamos para ele. Lidar com esses meninos é muito complicado. Chega num determinado momento que vem deslumbramento e eles começam a achar que já chegaram e tendem a cair. O Thalles era um jogador que tinha um comportamento muito complicado, era um "fio desencapado". Ele era muito arredio, mas nós conseguimos mostrar para ele a importância do foco. Passamos que se ele estivesse focado e buscando conseguiria chegar. Foi um surpresa grande para mim esse sucesso do Thalles. Veio de forma prematura. Ele é um jogador que tem uma base forte e isso o ajuda também. Tenho certeza que ele vai dar continuidade. Espero que ele mantenha o foco e se comporte exatamente como um atleta - afirmou Antônio José Teixeira, antigo coordenador da categoria juvenil, ao programa "Só dá Base".

Na partida contra o Esmeraldino, Thalles mostrou aos adeptos cruzmaltinos dois de seus principais atributos: presença de área e personalidade. A boa presença de área foi comprovada no primeiro gol, quando o jovem dominou um cruzamento de Fagner e tocou na saída do goleiro Renan. A outra virtude, a personalidade, pôde ser vista na segunda vez que o garoto balançou as redes. Na oportunidade, Thalles ignorou o fato de Juninho Pernambucano estar livre na ponta direita e acertou um belo chuta no canto esquerdo do arqueiro goiano:

- O Thalles não é um jogador fixo de área, não é aquele cara que vai ficar parado o tempo todo. É um jogador que cai bem pelas laterais do campo. Ele possui habilidade na perna direita e também na perna esquerda. Ele finaliza muito bem com as duas pernas. Além de saber fazer pivô, o Thalles é um jogador que sabe tirar o marcador e bater com qualidade para o gol. Contra o Botafogo ele cortou uma bola pelo lado esquerdo, bateu e viu o Jéferson fazer uma grande defesa. O Thalles vem crescendo muito. No juniores ele também conquistou o seu espaço. Fui ver alguns jogos do Thalles no Carioca de júnior e em todas ele fez grandes partidas. O Thalles é um garoto que não é muito de falar, mas que é bom de trabalho. A tendência é que o torcedor goste muito do Thalles - disse Tornado ao programa "Só dá Base".

O desempenho do garoto de 18 frente ao Goiás foi festejado por quem carrega a cruz de malta no coração. Todos esperam que Thalles consiga dar fim a uma incômoda escrita e se torne mais um centroavante oriundo da base a fazer sucesso no profissional, seguindo assim os passos de Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Sorato e Valdir Bigode:

- O Thalles tem tudo para ser um dos grandes jogadores do Vasco. O Thalles tem tudo para dar fim a esse longo período do Vasco sem revelar um camisa 9. Será um orgulho para todos do clube, pois se trata de um jogador criado dentro do Vasco, de um jogador que cresceu dentro do clube. O Thalles não é jogador de farra, não é um cara de ficar em festa durante a noite, mas sim um cara família. É por isso que acredito que o Vasco irá ganhar muito com esse atleta. A gente não pode nunca dizer com cem por cento de certeza, mas eu aposto 99% das minhas fichas no sucesso do Thalles no Vasco - declarou o antigo treinador do juvenil ao programa "Só dá Base".

Fã de Drogba, Thalles foi um dos destaques do time sub-20 no Campeonato Estadual e na Taça Belo Horizonte. O jovem assinou apenas no início do atual ano seu primeiro contrato profissional com o Gigante da Colina. O compromisso da nova aposta para camisa 9 vai até fevereiro de 2015.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco