Juvenil: Vasco utilizará reta final do Estadual para dar rodagem aos jogadores da geração 1997

Quinta-feira, 17/10/2013 - 09:51
comentário(s)

A derrota no último final de semana para o Botafogo acabou com as chances do Vasco da Gama dentro do Campeonato Carioca Juvenil. O início da competição foi animador, porém o Gigante da Colina não repetiu na Taça Rio o mesmo desempenho da Taça Guanabara, onde conseguiu chegar até a grande decisão. A eliminação precoce fará com que a diretoria adote algumas medidas na reta final do torneio.

Com respaldo da direção, a comissão técnica liderada pelo treinador Cássio Barros utilizará os últimos três jogos para dar oportunidades aos jogadores nascidos no ano de 1997. Serão eles que formarão no ano que vem o time sub-17 do cruzmaltino ao lado da geração 98, que hoje dá alegrias na categoria infantil.

Alguns atletas dessa geração são utilizados desde o início da temporada devido a carência da categoria em algumas posições. Nas últimas partidas, inclusive no clássico do último final de semana, muitos jogadores de primeiro ano estiveram em campo. Além dos já conhecidos Marquinhos, Bruno Cosendey e Caio Monteiro, atletas como Cássio Augusto, Rafael Martins, Matheus Barbosa, Leandro Muriqui, João e Matheus Souza já foram utilizados.

Além de dar rodagem aos jogadores dessa geração, a direção do Vasco está atenta ao mercado. De acordo com o diretor-executivo das categorias de base, Mauro Galvão, o Gigante da Colina fará de tudo para formar uma equipe talentosa e competitiva para a próxima temporada:

- A gente fez algumas mudanças no juvenil. O Luiz Carlos está trabalhando agora na coordenação. Ele conseguiu detectar algumas coisas que estavam erradas. Nós já tínhamos passado para ele algumas coisas. As mudanças começaram a acontecer. Hoje nós estamos preferindo dar oportunidade para os nascidos em 97 do que ficar com um atleta 96 que futuramente não será aproveitado. Fizemos uma escolha e vamos com ela até o fim. Temos que aproveitar da melhor maneira possível esse final de ano. Estamos também fazendo busca e captando atletas para completar esse grupo, pois liberamos alguns atletas. Se não tem como mudar a situação, temos que tirar proveito dela de alguma forma. Isso que estamos fazendo. Estamos dando oportunidade para os jovens da geração 97 - afirmou o ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

Atletas com contrato profissional da Geração 97

Bruno Cosendey- Meio-Campo
Caio Monteiro- Atacante
Marquinhos- Meio-Campo

Atletas registrados como amador da Geração 97

Cássio Augusto- Lateral-Direito
Douglas Índio- Meio-Campo
Erinaldo Júnior- Meia-Atacante
Gabriel Tiné- Volante
João Victor- Meio-Campo
José Matheu Bellini- Atacante
Leandro Muriqui- Atacante
Matheus Barbosa- Zagueiro
Matheus Souza- Lateral-Esquerdo
Matheus Ribeiro- Volante
Rafael Martins- Volante
Ricardo Graça- Zagueiro
Vinícius Dias- Goleiro
Yuri Duarte- Goleiro

Atletas sem registro amador da Geração 97

Paulo Fernandes- Zagueiro
Rodrigo Gomes- Volante
Juliano César- Meio-Campo

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco