Dorival elogia iniciativa de atletas contra calendário e estimula debate

Terça-feira, 24/09/2013 - 21:40
comentário(s)

Entusiasta de mudanças estruturais no futebol brasileiro, Dorival Júnior cita problemas no calendário nacional a cada entrevista, mesmo quando o tema não está necessariamente em pauta. O assunto voltou à tona com o anúncio da CBF de que os estaduais serão antecipados e com o surgimento de um movimento que mobilizou inicialmente 75 jogadores contra as mudanças no calendário do futebol. O treinador adiantou que a Federação Brasileira dos Técnicos de Futebol, da qual é um dos representantes e vice-presidente, também vai se posicionar contrária ao que considera um "calendário desumano".

Com a ressalva de que técnicos e jogadores não querem confronto com a CBF, mas uma discussão que sirva a todos os lados, Dorival disse que as mudanças necessárias são por mais tempo para pré-temporada, menos campeonatos e menos jogos por semana.

- Fiquei muito contente ao tomar conhecimento dessa iniciativa dos jogadores do nosso futebol. É um primeiro passo que deve ser dado. Também vamos nos representar nessa discussão pela federação de técnicos (FBTF) que criamos recentemente. E, veja bem, não queremos confronto com a CBF, não é isso. Queremos um calendário mais humano, que possibilite um tempo minimamente adequado de pré-temporada - disse o treinador.

No Vasco, três jogadores assinaram o documento: Juninho, Cris e Wendel. Para o técnico, ainda há muito mais pessoas envolvidas no futebol que devem se mobilizar. Quando fala em possíveis alternativas para o calendário do futebol, Dorival cita o Atlético-PR e o Campeonato Mineiro.

- Estamos vendo um exemplo prático do que acontece quando um time se prepara melhor, de forma digna, que é o Atlético-PR, com um excelente desempenho no Brasileiro, porque fez uma pré-temporada. É mais do que a hora de uma mudança. É uma necessidade urgente de modificação que temos. Não sou contrário aos estaduais, até porque os vejo como celeiros de jogadores, e isso não pode acabar. Mas por que não fazer como foi feito em Minas Gerais? Atlético-MG e Cruzeiro só entraram num segundo momento da competição, somente em fevereiro. É um benefício para todos. Principalmente para o nível do futebol - afirmou o treinador do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com