Mauro Galvão comentou últimos títulos da base do Vasco

Quarta-feira, 04/09/2013 - 12:23

Um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do Vasco da Gama nas categorias de base é o diretor-executivo Mauro Galvão. O ex-zagueiro assumiu o cargo em setembro do ano passado e de lá pra cá já conquistou alguns títulos para o cruzmaltino.

O eterno capitão da América participou na noite desta terça-feira (03/09) do programa Só dá Vasco e discorreu sobre as últimas duas conquistas do clube de São Januário nas divisões inferiores. Galvão também destacou a contribuição dada pelo primeiro vice-presidente geral do Gigante da Colina, Antônio Peralta.

Confira a transcrição da entrevista:

Como você analisa o momento da base vascaína?

"É importante esse momento. É um momento que a gente conseguiu em uma semana dois títulos importantes. O Juniores na Taça BH e depois aqui no torneio Brasil-Japão, que é a nível nacional. Enfrentamos times fortes e isso é importante. Estamos procurando fazer o melhor possível e é importante que venham resultados e títulos para que a certeza do bom trabalho venha. Foi bom vencer uma competição com jogadores que estão no último estágio. Isso dá confiança e moral para que eles continuem trabalhando e melhorando o seu potencial".

Como você analisa o desempenho do Juniores na Taça BH?

"O Juniores foi muito bem. Nós não tivemos um primeiro semestre muito bom. Tivemos dificuldade, mas com praticamente o mesmo grupo conseguimos mudar esse quadro. Os jogadores entenderam a proposta do Sorato, da comissão e da direção. Eles entenderam a importância desse tipo de competição. A Taça BH é uma campeonato muito disputado. Eliminamos o Goiás, o Santos, o Fluminense e o Vitória, que é um time que possui tradição na base. É importante vencer. Fizemos nove partidas em poucos tempos, mas isso demonstrou a força do grupo. Passamos por alguns problemas por conta da organização, mas todo mundo entendeu isso e soube jogar nos momentos de maior dificuldade. Todos foram bem e isso fez com que a gente conquistasse esse título".

O que você poderia falar sobre o Jordi?

"É muito bom quando você tem um goleiro desse nível. Confiamos bastante no Jordi. Ele tem treinado bastante com o pessoal do profissional e tem sentido o que virá pela frente. Ele cresceu muito nessa competição. Ele pegou pênaltis durante o jogo e também na decisão por pênaltis. Ele foi decisivo. Toda a equipe que pretende chegar a algum lugar precisa ter um bom goleiro. Tivemos outros destaques e isso é importante. Quem sabe no futuro próximo ele não consiga servir o profissional?".

E o que dizer sobre essa volta por cima do Jhon Cley?

"Essa é uma situação que eu havia comentado anteriormente. A situação do Jhon Cley é simples. Nós queremos ter a oportunidade de trabalhar o jogador. Não adiantar um jogador subir para o profissional e não ser utilizado. Ele não ajuda o profissional e nem a equipe de juniores. O jogador tem que está competindo, jogando. Se não jogar, ele perde o ritmo. Treino não é igual a jogo, é diferente. Conversamos sobre isso e por isso o Jhon Cley ficou com a gente. Quando for chamado, ele irá sem problema, até porque esse é o nosso objetivo. Ele ir sem jogar não é bom, pois o jogador fica comendo muito, vai para o hotel, come e não joga. Vai ficando fora de forma. Se ele for aproveitado, ele vai para o profissional. Se não for, ele vai ficar conosco e competir".

Esse título serviu para homenagear o Jair Bragança? Perguntamos porque ele declarou recentemente que deve se aposentar no final da atual temporada.

"O Jair é um companheiro que tenho desde a época que vim para o Vasco em 97. Ele era preparador de goleiros e treinava o Germano, o Márcio e o Caetano. Ele é uma pessoa que gosto muito. Não sei se ele vai se aposentar, mas se acontecer esse título vem para coroar esse bom trabalho. É bom conviver com pessoas que tem a cara do Vasco".

Qual o planejamento para a sequência da temporada na categoria sub-20?

"Vamos ter uma exigência maior agora. Vamos procurar melhorar em relação ao que a gente fez. Vamos procurar melhorar porque o adversário nos enfrentará mais prevenido. Estamos contentes com o título, mas nosso objetivo é conquistar novos títulos. Temos o OPG que começa amanhã. Os jogadores que jogaram a maioria dos jogos na BH não disputarão esse jogo. Os que foram menos aproveitados se juntarão aos que estavam aqui para jogar a estreia do OPG. Essa competição vai servir como base de preparação para a Copa do Brasil Sub-20".

O que realmente existe em relação ao Danilo, meio-campo do juniores?

"Eu acho que um jogador do nível do Danilo sempre desperta o interesse de outros clubes. Ele é um jogador que vem sendo chamado para a Seleção Brasileira e jogado . De concreto não tem nada, até porque não tive contato direto com empresário ou representante de algum clube. Existe o interesse de alguns clubes, mas não tem nada de concreto. Quando não vamos falar de uma hipótese, vamos aguardar. Todo jogador convocado para a Seleção Brasileira desperta o interesse de clubes europeus".

Como você avalia o desempenho do novo sistema defensivo do Vasco?

"Eu acho que eles souberam aproveitar a oportunidade e isso é importante. Jogador quando tem oportunidade tem que pegar e não deixar escapar. Uma chance numa equipe grande não é fácil e eles conseguiram. Eles souberam aproveitar, mas agora precisam dar sequências. Num clube como o Vasco eles precisam demonstrar sempre o seu valor. Estamos satisfeitos, mas a partir de amanhã já temos outra competição e temos que focar nos objetivos. Temos que buscar novas vitórias".

Mudando um pouco de categoria, o que você pode falar sobre a conquista da Copa da Amizade Brasil-Japão?

"Essa equipe tem um potencial muito grande. É importante que eles tenham esse empenho, essa dedicação e joguem como equipe. Todo mundo precisa ajudar e se dedicar. No momento certo vai entrar o talento individual. Temos jogadores de bastante qualidade. É uma categoria que realmente possui muitos jogadores técnicos e que estão se destacando. Hoje não temos apenas bons jogadores no meio, mas na frente e nas laterais. Tivemos a chegada do Hugo Borges, que veio reforçar a nossa equipe. É um jogador que entrou muito bem. Os jogadores de defesa estão mostrando potencial e se firmando. Foi uma competição que o Vasco ganhou. Acompanhei todos os jogos e pude notar que o time venceu jogando bem. Não deixou nenhuma dúvida. O Vasco jogou bem e construiu o placar em todos os jogos. Foi implantada uma filosofia boa na equipe, que joga sempre com a bola no chão. A posse de bola e movimentação são as principais virtudes desse time".

Qual a importância do Antônio Peralta, do Manoel Pereira e do Mário Reigota neste trabalho?

"É importante. É preciso você ter pessoas que te dem trabalho para. O Peralta foi fundamental nessa reestruturação da base. Ele nos ajudou a ter um Centro de Treinamento e a ter transporte para levar os garotos. Não é possível fazer futebol se você não tem um campo. O Peralta conseguiu dar todo esse suporte para nós e a gente fica muito satisfeito por ter ele ao nosso lado ajudando. Ele está sempre presente e nos ajudando. O senhor Manoel da mesma forma. Ele é uma pessoa de confiança da direção e é importante que ele tenha a função de ficar sempre controlando, até mesmo para passar para o conselho e toda direção do Vasco como as coisas estão caminhando. Gostamos disso, pois não temos nada para esconder. Queremos que tudo seja bem visto e bem claro. Admiro bastante esse profissional. O Mário da mesma forma. Ele é o responsável pela gerência do CT. Temos uma equipe muito boa. Cito aqui o Almir, o Vítor, a Cida, o Alexandre e todos que nos ajudam diariamente. Temos a confiança em todos. É importante você fazer um trabalho tendo pessoas que você confia. Temos que continuar fazendo o melhor para o Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco