Futsal: Confira entrevista com o técnico do time adulto Wágner Cabeça

Terça-feira, 19/03/2013 - 08:38

O Vasco está de volta às competições profissionais de futsal. A equipe de São Januário firmou uma parceria que será válida para a disputa do Campeonato Carioca, com o Tamoyo Futsal, equipe tradicional da cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. As perspectivas são as melhores, a equipe do Tamoyo é a atual campeã da Super Liga de Futsal do Rio e também atual campeã municipal, tirando a hegemonia da fortíssima equipe da ADDP.

Para nos contar um pouco mais sobre a equipe, entrevistamos o treinador do time, Wágner Cabeça, grande promessa à beira das quatro linhas da quadra e que mostrou entusiasmo e satisfação com a parceria com o C. R. Vasco da Gama. Confira:

Apresentação á torcida e sua trajetória no futsal:

- Joguei futsal de maneira amadora nas seleções de Cabo Frio até 2005. Após isso, entrei na faculdade Universo, de São Gonçalo, para cursar Educação Física e me formei em 2009, mas sou treinador desde o ano de 2001, ainda com 20 anos de idade. Sempre gostei mais de ensinar do que de jogar e de 2008 pra cá resolvi estudar mais o futsal. Participo de encontros, cursos e estágios todo ano buscando especialização e atualização.

Está no Tamoyo há quanto tempo? O que você pode nos contar sobre o trabalho feito pelo clube cabofriense no futsal?

- O Tamoyo é um clube de 97 anos. No futsal municipal é o clube mais tradicional e o maior vencedor até hoje da história local, com nove títulos. Desde 2004 não conquistávamos um título na categoria adulto e em 2012 fomos chamados pra irmos pro Tamoyo. Disputamos dois campeonatos e vencemos os dois (estadual da Super Liga Futsal Rio e o Municipal), vemos nos sócios, diretores e conselheiros, orgulho do nosso trabalho. Melhor que os títulos na quadra, foi o resgate deste orgulho para o futsal da cidade.

O que a parceria com o C.R. Vasco da Gama pode acrescentar nessa equipe? E o que a torcida do Vasco pode esperar dessa parceria?

- Acredito que estamos atualizados com os avanços do futsal atual, só esse ano fomos em São Paulo e no Paraná pra estudar, pra conhecer estruturas profissionais, tudo para dar um suporte maior para o nosso trabalho. A torcida pode esperar empenho, dedicação, amor pelo que estamos fazendo, muito respeito a tudo que representa o Vasco, pois não vai faltar trabalho pra fazer o Vasco voltar a caminhar nesta modalidade como o gigante que é, pois só o Vasco no Rio de Janeiro foi campeão do maior campeonato de futsal do mundo que é a Liga Nacional. Acredito que seremos o motor deste crescimento na categoria adulto, o que acontecerá adiante, só a Deus pertence.

Sobre o plantel de jogadores, será que você poderia nos contar um pouco sobre? Quem são os destaques e as principais características da equipe?

- Temos como base os jogadores do ano passado e a chegada de alguns que jogaram pelo profissional do Cabo Frio semifinalista do estadual. Hoje ficaria difícil apontar destaques, nosso time é forte coletivamente, mas nosso goleiro Jair é talvez o nome de maior peso hoje. Temos jogadores jovens e talentosos, que citaria pelo menos cinco, mas prefiro esperar pra não causar impacto neste momento já que considero nossas principais características o equilíbrio do jogo (marcamos bem, contra-atacamos bem e sabemos jogar com a bola).

O Tamoyo recentemente foi campeão municipal invicto, correto? Daquele time, mantivemos a base? Trouxemos alguns reforços?

- Mantivemos a base e perdemos dois jogadores que foram pro Santos e pro Guarapuava, do Paraná, que jogará a Liga Nacional de futsal. Trouxemos reforços, destaques da ADDP e do Cabo Frio futsal, times que jogam o estadual constantemente. Considero o time mais forte este ano, preciso saber se conseguiremos fazer tudo funcionar como acredito.

As partidas com mando do Vasco/Tamoyo serão realizadas em Cabo Frio, uma excelente chance para os torcedores Cruzamaltinos, principalmente da Região dos Lagos poderem acompanhar mais de perto o Vasco. A presença da torcida vai ser importante para o Campeonato Carioca?

- Sem sombra de dúvidas, a torcida do Vasco é apaixonada e sempre foi de apoiar seus times, canta nos jogos do começo ao fim, precisamos desta paixão, pois a nossa equipe vai retribuir na mesma medida.

Sobre o Cariocão, apenas cinco equipes participarão, cinco grandes equipes. Na sua visão, temos condições de mirarmos a conquista do título estadual? E o que você espera do Campeonato numa visão geral?

- O campeonato esta nivelado, hoje não existe favoritos. Se é pra representar o Vasco, temos que mirar o título sempre, pensar abaixo disso não convém com sua grandeza. Espero que a federação busque soluções para fazer um campeonato muito mais atrativo, com mais clubes, e mais em conta para os clubes que fazem futsal.

O acordo firmado entre Tamoyo e Vasco tem duração de quanto tempo?

- 1º semestre.

Como você avalia a atual crise do futsal carioca?

- Lamentável e oportuna.

Qual é a sensação de agora estar dirigindo uma equipe que já teve grandes jogadores como Manoel Tobias, Shumacher, Índio e que já foi campeão brasileiro em 2000? É uma responsabilidade grande?

- Ainda que não fosse o time destes monstros do nosso futsal seria. O Vasco é um dos maiores patrimônios do esporte nacional/mundial, sempre será uma grande responsabilidade representá-lo.

Existe uma possibilidade de aproveitar os meninos da base do Vasco? O sub-20 é recheado de excelentes jogadores que poderiam compor o elenco da equipe adulta. Existe essa possibilidade?

- Tudo depende da ocasião, inicialmente não pensamos nisso, mas não tenho dúvidas que os jogadores que o Marcelo Akra trabalha estão prontos. Conheço a sua competência não é de hoje e se precisa e não for atrapalhá-lo farei o contato. Pensarei no melhor pro Vasco sempre.

O Ricardo León Haddad, VP de Quadra e Salão do Vasco, teve uma importância muito grande nessa parceria. O que você teria a dizer sobre?

Sou grato demais ao Ricardo Luiz Morça Leon Haddad por essa oportunidade e confiança depositada em nós, Faremos o nosso melhor por ele, o Vasco ganha muito em ter um homem sério como ele no comando.

Mensagem à torcida vascaína:

- O Vasco tem como frase símbolo nestes últimos anos: “O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR”. É de um imenso prazer que todos os envolvidos desta parceria pensem no mínimo assim, queremos fazer pulsar em seus corações esse sentimento, essa paixão, assim como pulsa em nós no futsal. Sabemos da responsabilidade e estamos nos doando, dia e noite pra fazer com que o nosso melhor seja o melhor pro clube. Desconfiem, mas apóiem, pois depois temos convicção que conquistaremos a todos, pois queremos hoje o melhor pro Vasco da Gama. Estamos no preparando pra escrever o nosso nome na galeria dos vitoriosos do clube. E isso só será possível com o apoio da torcida e se possível com a presença nos jogos nos incentivando.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco