Futsal: Sub-15 e Sub-17 do Vasco iniciam o Carioca com goleadas

Domingo, 17/03/2013 - 10:03

Tarde de sábado agitada em São Januário: a temporada de futsal do Clube começou. As equipes sub-15 e sub-17 do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Carioca contra a equipe do Mello Tênis Clube, e o trem-bala das quadras simplesmente atropelou a equipe adversária. Confira as crônicas das partidas.

Sub-15 – C.R. Vasco da Gama 8 x 0 Mello T.C.

Estreia? Nem parecia. A equipe da Colina começou atropelando a equipe tricolor do Mello, e, em um pouco mais de 3 minutos de jogo, o camisa 10 do time Cruzmaltino, Matheus Bezerra, assinalou no placar dois tentos; consequentemente, uma calmaria no time do Vasco para dominar a partida. Superior desde o primeiro minuto, o time da casa não deixava o Mello jogar, com qualidade extremamente maior do que seu adversário – o queera perceptível até para os leigos em futsal, que não viam o adversário no seu campo de ataque, apenas se defendendo.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, gol de Romário; não tão baixinho, mas também camisa 11 e com faro de gol. E a história tornava a se repetir: Vasco no ataque, Mello na defesa, Vasco criando diversas chances de ampliar antes de sair o quarto gol, que saiu dos pés de Mateus Ferreira aos 9 minutos de jogo.

Aos poucos o Vasco tirava o pé do acelerador e ia trocando passes e tomando conta da partida. Mesmo assim, tamanha era a facilidade que a equipe Cruzmaltina tinha para chegar ao gol que, aos 11 minutos e meio do primeiro tempo, o quinto gol saiu dos pés de Igor Carvalho. A partir de então, a calmaria se estabeleceu, primeiro tempo se encerrava e um placar elástico já estava aplicado. Bastava agora esperar e saber mantê-lo, ou até mesmo ampliá-lo.

Ampliá-lo foi o pensamento do time, que logo após um minuto de partida no segundo tempo, marcou o sexto gol, através de Thales Guilherme: Vascão 6 a 0. Com algumas modificações para dar ritmo a maior parte dos jogadores do elenco, o treinador colocou em campo os atletas que começaram a partida na reserva.

Sendo assim, os dois gols finais que decretaram a goleada do Vasco por 8x0 foram marcados pelo atleta Vinícius Sampaio, que passou a régua e fechou a conta.

O Vasco é o líder absoluto do Grupo A, e enfrentará o Mackenzie no próximo domingo em jogo válido pela 3ª rodada, às 10h no ginásio do adversário. O Mackenzie é o vice-lanterna do Grupo, já que perdeu hoje para o Helênico por 6x2.

Campanha do sub-15 vascaíno no Carioca de futsal 2013:

16/03 – Vasco da Gama 8 x 0 Mello (Local: São Januário)
24/03 – Mackenzie x Vasco da Gama, às 10h (Local: Ginásio do Mackenzie)

Sub-17 – C.R. Vasco da Gama 8 x 1 Mello T.C.

Ao contrário do que aconteceu com a equipe sub-15, parecia que a time sub-17 começou um pouco nervoso por conta da estreia. E um fator diferencial que logo se percebia no início de jogo: a qualidade um pouco maior da equipe do Mello comparada à equipe deles de sub-15.

A equipe Cruzmaltina entrou em quadra com a seguinte formação: 1. Gabriel, 7. Leandro, 9. João, 8. Flavinho (capitão) e 10. Arlen.

Em um início de jogo com chances para os dois lados, o Vasco aos poucos ia se tornando mais ousado na partida, o que era de se esperar da equipe mandante. O gol demorou quase cinco minutos para sair, mas finalmente saiu vindo dos pés do capitão Flavinho: Vasco 1x0 Mello.

O tempo estava passando e o jogo continuava bastante equilibrado, Vasco com mais chances reais de gol, mas o Mello sempre beliscando e chegando perto. Até que aos 11 minutos o Mello empatou a contagem em São Januário, 1 a 1. Após o susto, parece que o Vasco finalmente acordou e se mostrou gigante frente ao seu adversário. Pouco mais de um minuto depois, Lucas, que havia acabado de entrar na partida, fez 2 a 1. O próprio Lucas, dois minutos e meio depois, ampliou: Vasco 3 a 1.

Fazendo algumas mudanças durante a partida, o treinador Élcio Fernandes pôs em quadra o autor do quarto gol Cruzmaltino, o camisa 6, Igor.

Final da primeira etapa, Vasco 4x1 Mello. O que parecia improvável, repetir o placar elástico aplicado pela categoria inferior, logo no começo do segundo tempo tornou a ser uma grande realidade. Em pouco mais de um minuto depois do começo da etapa complementar, o camisa 10 Arlen, considerado o melhor jogador do time, começou a brilhar, marcando o quinto gol do Vasco após um erro defensivo da equipe tricolor. Em menos de trinta segundos após o quinto gol, o sexto surgiu, após o ataque do Vasco aproveitar mais uma falha da defesa do Mello. Tiago ampliou: Vasco 6x1 Mello.

Restando ainda 18 minutos para o término da partida, o Vasco já estava com o jogo ganho, mas queria mais. Faltando 17 minutos, novamente Arlen marca para a equipe de São Januário, 7x1. Com jogadas de extrema habilidade, o camisa 10 começou a se tornar o nome do jogo; e, em uma jogada excepcional, seu companheiro devolveu de calcanhar para o camisa 10 marcar o oitavo do massacre Vascaíno: Vasco da Gama 8x1 Mello.

Faltando 15 minutos para o final de jogo, o Vasco apenas dominou, tocou e controlou a partida até o término dela. Após o jogo, o treinador Élcio Fernandes conversou com a equipe da CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco e nos contou o que achou da partida.

- A gente sempre tem preocupação com a estreia. Em estreia é natural, por mais experientes que sejam, eles ficam um pouco tensos. Mas, à medida que a bola vai rolando, o tempo vai passando, as coisas vão acontecendo. Como a gente não conseguiu fazer nenhum amistoso, a gente hoje está fazendo o primeiro jogo, o primeiro treino efetivo como se fosse amistoso. Mas acho que vale a pena. Primeiro pelo resultado, temos que vencer dentro de casa; com todo o respeito ao Mello, temos que ganhar. Em segundo lugar, vimos que coisas boas aplicadas no treino surtiram efeito agora. Vale a pena pelo que a gente vem treinando. Sabemos que temos que melhorar um pouco mais, dar uma evoluída na movimentação, nos passes e na conclusão que erramos muito na finalização. Vamos treinar mais, buscar, para que no próximo jogo tenhamos um melhor resultado diante do Mackenzie. – concluiu o treinador.

Com essa vitória, o Vasco é o líder do Grupo B, e enfrenta o Mackenzie na próxima rodada, no domingo, na sequência da partida do sub-15. O Mackenzie é o 2º colocado da chave, venceu nesta tarde o Helênico pelo placar assustador de 12 a 3.

Campanha do sub-17 vascaíno no Carioca de futsal 2013:

16/03 – Vasco da Gama 8 x 1 Mello (Local: São Januário)
24/03 – Mackenzie x Vasco da Gama, por volta de 11:30h (Local: Ginásio do Mackenzie)

Equipe sub-17 de futsal do C.R. Vasco da Gama para o Campeonato Carioca 2013


Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco