Futsal Base: Vasco estreia no Sub-15 e Sub-17 neste sábado contra o Mello

Sábado, 16/03/2013 - 11:18

O Campeonato Carioca de futsal, organizado pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), começa para o Vasco da Gama na tarde deste sábado (16/03), em São Januário. A partir das 16h, o time infantil (sub-15) vascaíno recebe o Mello Tênis Clube; na sequência, por volta de 17:30h, é a vez do infanto-juvenil (sub-17) enfrentar o mesmo adversário. As partidas serão realizadas na quadra 3 do Complexo Esportivo João Silva, localizado ao lado do ginásio principal, que encontra-se interditado para reformas, e em frente à entrada do vestiário profissional. A entrada é franca para qualquer vascaíno que queira prestigiar o futebol de salão cruzmaltino. No Campeonato Estadual, disputado no 2° semestre de 2012, o sub-15 foi eliminado nas quartas de final para o Arfab; no sub-17, a eliminação foi nas semifinais, para o Mackenzie. Ambas foram na prorrogação.

O sub-17 é uma das categorias nas quais o clube de São Januário acredita estar mais forte. Em recente entrevista ao programa ‘Vasco Olímpico’, da Rede Só Dá Vasco, o coordenador-geral do futsal cruzmaltino, Alex Perpeto, comentou sobre o time infanto.

- No sub-17 temos o melhor atleta da categoria, um garoto que eu trouxe de Manaus. O Arlen, um jogador fantástico, chegou a jogar no sub-20 ano passado conosco. Vai fazer 17 anos... Temos uma boa equipe de sub-17, inclusive disputaremos o Campeonato Brasileiro [Taça Brasil] da categoria. Estamos só definindo ainda o local, estamos só dependendo ainda de São Januário, se nosso ginásio vai ficar pronto.

O Club de Regatas Vasco da Gama foi designado para sediar a maior competição do país na categoria, em outubro. Logo, ganhou uma vaga como clube anfitrião. Entretanto, para que os jogos sejam realizados em casa precisa que a reforma do ginásio principal esteja pronta até lá, o que ainda é uma incógnita. Todavia, há um otimismo no clube quanto à instalação estar pronta no segundo semestre de 2013.

Grupos:

Grupo A:
AABB-Rio/K Esportes
América
ARFAB
Casa de España/Botafogo
Iguaçu/Celecau
Fluminense
Montanha

Grupo B:
Vasco da Gama
Flamengo
Helênico
Mangueira
Mello
Mackenzie

Fórmula de disputa:

As equipes se enfrentam, em turno e returno, dentro de seus respectivos grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, quando haverá os seguintes cruzamentos: 1° do grupo A x 4° do grupo B, 2° do grupo A x 3° do grupo B, 1° do grupo B x 4° do grupo A e 2° do grupo B x 3° do grupo A. Nesta fase, nas semifinais e na final, há partidas de ida e volta, e a equipe com melhor campanha (maior índice técnico – quociente com o divisor sendo o número de pontos e o dividendo sendo o número de partidas) tem a vantagem do empate na prorrogação no confronto em caso de dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória para cada lado, independentemente de saldo de gols), além de poder jogar a segunda partida com seu mando de quadra.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco