Com elenco inchado, Vasco planeja nova filosofia com Marcelo Oliveira

Terça-feira, 25/09/2012 - 12:31

Em suas primeiras impressões no Vasco, saltou aos olhos de Marcelo Oliveira o número alto de jogadores no elenco. São 38 treinando entre os profissionais hoje, número que, mesmo perto do fim da temporada, está acima da média do futebol carioca - que é de 33. O treinador disse que já estabeleceu diálogo com a diretoria para implantar uma nova filosofia em breve, por crer que ficar fora constantemente da lista de relacionados pode causar desmotivação.

Como está não é o ideal, porque a insatisfação é maior por não estar sendo usado frequentemente. Acaba que o elenco não tem a qualidade necessária. Estou chegando agora, conversando sobre as dificuldades com o clube para termos um grupo menor e criando uma filosofia de categoria de base. Temos bons jogadores para ser utilizados, que precisam de uma frequência maior para desenvolverem o potencial - declarou Marcelo Oliveira.

A julgar pelo fato de que mais da metade do grupo participou de no máximo cinco partidas no Campeonato Brasileiro ou sequer entrou em campo, constata-se que muitos jogadores não estão mesmo sendo explorados, como apontou o comandante. Apenas cinco foram promovidos dos juniores recentemente (Luan, Jomar, Marlone, Jhon Cley e Romário) e 27 foram contratados. Bota, Fla e Flu contam com, pelo menos, oito nomes oriundos da base nos últimos dois anos em seus grupos, comprovando o melhor momento na revelação de talentos.

Na Colina, 11 jogadores estiveram em 16 rodadas ou mais. Nesse quesito, está à frente dos rivais. O Rubro-Negro, pior do quarteto na competição, ocupa a lanterna e mostra que não tem um time definido: apenas seis, hoje, se encaixam neste perfil.

Alvo de elogios de Oliveira, Jonathan, por exemplo, fez sua primeira partida no empate com a Ponte Preta, domingo, e Renato Augusto, que chegou a trabalhar separadamente, estreou em viagens com a delegação na temporada. Abuda, Chaparro, Diego Rosa e Dakson estão em situação semelhante e são alguns que não devem permanecer. Jomar e Dieyson eventualmente voltam aos juniores. E Maicon Assis, de 21 anos, por ora, mantém a forma no clube. Ele voltou de empréstimo do Vasco de Sines, de Portugal.

Por outro lado, há carência de meia e atacante. O Vasco tentou contratar neste segundo semestre, sem sucesso. O diretor de futebol Daniel Freitas esteve em reunião durante a tarde de segunda-feira e não atendeu mais as ligações da reportagem, posteriormente, para comentar o princípio do planejamento para o ano que vem e as avaliações de Marcelo Oliveira.

Confira o elenco que treina diariamente no Vasco:

GOLEIROS:
Fernando Prass, Alessandro e Diogo Silva

LATERAIS:
Jonas, Auremir, Max, William Matheus, Thiago Feltri e Dieyson (idade de juniores)

ZAGUEIROS:
Dedé, Douglas, Renato Silva, Rodolfo, Fabrício, Luan (idade de junores) e Jomar (idade de juniores)

VOLANTES:
Nilton, Wendel, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Abuda, Diego Rosa, Chaparro e Renato Augusto

MEIAS:
Juninho, Felipe, Carlos Alberto, Jhon Cley (idade de juniores), Pipico, Marlone, Dakson e Maicon Assis

ATACANTES:
Eder Luis, Alecsandro, Tenorio, William Barbio, Romário e Jonathan

Média de participação no BR-12 (incluindo os 5 que já saíram):

0 jogo - 8 jogadores
1 a 5 jogos - 14 jogadores
6 a 10 jogos - 7 jogadores
11 a 15 jogos - 3 jogadores
16 a 20 jogos - 6 jogadores
21 a 26 jogos - 5 jogadores

Grupo do Vasco é considerado muito grande pelo novo técnico


Fonte: GloboEsporte.com