Futebol Americano: Técnico do Vasco comemora vitória sobre Jaraguá

Segunda-feira, 03/09/2012 - 14:22

Em sua primeira partida fora de casa, o Vasco Patriotas superou a forte equipe do Jaraguá Breakers, em Santa Catarina, por 13 a 7. Com o resultado, o Vasco deu um passo importante para assegurar a primeira colocação da Conferência Bill Walsh. “Não foi uma vitória qualquer. Derrotamos o time-sensação do campeonato, de virada, na casa deles, depois de uma viagem de quase 18 horas de ônibus”, comemorou o técnico Gabriel Mendes.

Apesar de toda a torcida contra, a cruz de malta estampada na arquibancada era um bom presságio para o time carioca (o jogo foi disputado no campo do clube catarinense Cruz de Malta). Mas para manter a invencibilidade no Torneio Touchdown IV, o Patriotas teria que mostrar poder de superação. Foi o Breakers que saiu na frente num passe longo do quarter-back Diogo (#12) para o tight-end Pinga (#84) (extra-point convertido pelo kicker Hoffman #3). A alegria dos donos da casa durou pouco, porque o Vasco devolveu na mesma moeda. Um míssil certeiro do quarter-back Roni (#8) para o wide-receiver Lipe (#9). Com o extra-point convertido pelo kicker Ryan (#15), o jogo ficou empatado em 7 a 7. No primeiro tempo, o Vasco ainda teve duas oportunidades de virar o jogo, mas não conseguiu pontuar. E o empate persistiu até o intervalo.

No segundo tempo, o Vasco voltou disposto a definir o jogo. Nas duas primeiras campanhas, o ataque conseguiu bons avanços e anotou dois field goals, em chutes perfeitos do kicker Ryan. Mas a vantagem de 13 a 7 não era confortável. A qualquer momento, um touchown para o Breakers poderia virar o jogo. Mas a defesa vascaína estava numa tarde inspiradíssima. Além de impedir os avanços do artilheiro do campeonato Clair José (#23), a defesa do Patriotas ainda conseguiu roubar a bola quatro vezes (foram duas interceptações e dois fumbles recuperados). O grande destaque da partida foi o linebacker Pablo (#55), com um fumble forçado, um fumble recuperado, uma interceptação e um tackle. Na disputa particular entre os americanos, os gringos do Vasco levaram a melhor. O linebacker Forest (#40), mais uma vez, foi o líder de tackles da defesa vascaína e o defensive-end Charlie (#66) voltou a sacar o quarter-back adversário.

Para administrar a vantagem, o ataque vascaíno se valeu do forte jogo corrido. Numa atuação impecável, o full back Miguel Gomes (#36) atropelou a defesa adversária e conquistou first downs decisivos no último quarto. No apito final, o time do Vasco celebrou a vitória suada contra o time que mais se reforçou na temporada e que já era apontado como um dos favoritos ao título. “Foi uma vitória empolgante, mas temos que manter os pés no chão. Tivemos mais volume de jogo e poderíamos ter pontuado mais. Vamos continuar treinando duro para corrigir os erros e seguir na briga pelo título”, prometeu o comandante vascaíno. A próxima partida do Vasco Patriotas é no dia 16/09, contra o ABC Corsários, em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo.



Fonte: Divulgação