Futebol Americano: Técnico do Vasco enaltece elenco após 2ª vitória

Terça-feira, 21/08/2012 - 03:28

O Vasco Patriotas obteve a segunda vitória no Torneio Touchown IV, ao passar com facilidade pelo Porto Alegre Bulls, por 41 a 6, neste sábado (18/08), no estádio do São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Apesar do placar dilatado, a sensação era de que a goleada poderia ter sido ainda maior. O Vasco começou arrasador. Logo no primeiro drive, o quarter-back Roni (#8) conectou bons passes com os wide-receivers Cubano (#88) e Manning (#84) e, em seguida, entregou a bola para o running-back Leduc (#21) correr 11 jardas e marcar o primeiro touchdown. Com a conversão do extra point, o Vasco abria 7 a 0. No drive seguinte, outra campanha demolidora. Uma corrida do full-back Miguel (#36) para 18 jardas e um passe longo para o WR Cubano dentro da end zone. Mais um extra-point certeiro do kicker Roldan (#77) e 14 a 0 para o Vasco.

Ainda no primeiro quarto, o Vasco chegaria ao terceiro touchdown num retorno de punt do returner Lipe (#9), que, em sua estreia, já mostrou a que veio e se tornou o grande nome do jogo. Dessa vez, o EP foi errado, mas com 20 a 0 no primeiro quarto, a sensação era de que o Vasco poderia alcançar uma grande goleada. Expectativa que aumentou logo no início do segundo quarto, quando o quarter-back Roni (#8), novamente com a mão certeira, passou para o WR Gabriel Zani (#80) e depois entregou para o FB Miguel, em tarde inspirada, atropelar a defesa adversária e marcar o quarto TD do Vasco. Com a tentativa frustrada da conversão de dois pontos, o Vasco estacionou nos 26 a 0.

Até então, a defesa também atuava bem, tendo permitido apenas duas corridas para first down e impedido todos os passes tentados pelo o ataque adversário. Justamente quando o Vasco atravessava o melhor momento da partida, o jogo foi interrompido para atendimento a um atleta do Bulls, que se sentiu mal depois de um dos muitos pancakes distribuídos pelos jogadores do Vasco. Com a saída da ambulância, a partida ficou paralisada por 40 minutos, o que esfriou o time vascaíno.

Quando a partida recomeçou, o poder de fogo do ataque cruzmaltino já não era o mesmo. Além da paralisação, o coordenador ofensivo, Thiago Prates, aproveitou para fazer experiências com jogadores novatos. Um dos estreantes foi o quarter-back Harrison (#10), atleta consagrado nas areias do Rio no comando do Botafogo Reptiles e que faz sua primeira temporada full-pad. “Não foi exatamente a estreia que eu gostaria, mas valeu pela experiência. É muito diferente jogar na grama e de capacete, mas é só uma questão de tempo para eu pegar o jeito”, comentou o camisa 10.

Na defesa, o coordenador Rodrigo Hermida também promoveu um rodízio intenso para testar todas as peças de que dispõe para a temporada. Os destaques, mais uma vez, foram os linebackers Forest #40 (com 10 tackles) e Pablo #55 (5 tackles). Outro ponto positivo foram as quatro interceptações da defesa (Yan #2, Lipe, Forest e Cris #47). Mas de uma maneira geral, o time defensivo fez uma partida irregular, alternando vários tackles atrás da linha de scrimmage (gerando corrida negativa para o ataque do Bulls) e alguns cochilos, que permitiram avanços em jogadas de passe para os rivais. Num deles, o Bulls conseguiu marcar seis pontos.

O touchdown sofrido reacendeu o time vascaíno. Na jogada seguinte, o returner Lipe aproveitou os bloqueios e correu 90 jardas até a end zone adversária. Mais atenta, a defesa conseguiu conter o ataque do Bulls e impediu uma tentativa de quarta descida. Em ótima posição no campo, o ataque só precisou de uma jogada para marcar o último touchdown da partida. Corrida do half-back Leduc, aproveitando a avenida aberta pela linha ofensiva, que fez uma partida irretocável. O próprio Leduc tratou de garantir mais dois pontos e fechou o placar em 41 a 6 para o Vasco.

“Erramos muito, e mesmo assim, ganhamos com extrema facilidade. Isso só mostra a força do nosso elenco. Na hora em que corrigirmos os erros, estaremos prontos para vencer qualquer equipe do país”, analisou o head coach Gabriel Mendes. A próxima partida do Vasco Patriotas é uma parada duríssima, contra a forte equipe do Jaraguá Breakers, em Santa Catarina, no dia 1º de setembro. Mas a equipe vascaína promete à sua torcida que vai treinar duro e se empenhar ao máximo para manter a invencibilidade no torneio, nessa longa caminhada rumo ao título inédito.

Fonte: Divulgação