Futebol Americano: Vasco estreia no Torneio Touchdown com vitória

Domingo, 29/07/2012 - 10:18

O Vasco Patriotas começou com o pé direito a caminhada rumo ao título do Torneio Touchdown IV, o principal campeonato de futebol americano do país. A equipe cruzmaltina derrotou o time catarinense T-Rex, por 28 a 8, numa tarde de festa no Miécimo da Silva, em Campo Grande (RJ). “Foi um ótimo resultado, porque tivemos uma série de desfalques e enfrentamos um adversário forte, que certamente estará na briga pelos playoffs”, comemorou o head coach Gabriel Mendes, que fez sua estreia no comando da equipe carioca.

O Patriotas começou bem, impondo seu forte jogo corrido com o HB Leduc (#21) e o FB Favorito (#50). Mas o ataque não quis arriscar o FG e preferiu chutar o punt, deixando a defesa em boa situação. A equipe defensiva agradeceu e segurou o time adversário no próprio campo. A partir de então, o ataque vascaíno começou a sofrer uma série de baixas. Já desfalcado do HB Gabi (lesionado), o time perdeu no mesmo drive o FB Favorito (que se machucou numa corrida) e o HB Leduc (que se sentiu indisposto, mas acabaria voltando para se tornar o nome do jogo).

O jeito foi recorrer aos passes, mas os recebedores vascaínos demoraram a entrar no jogo. Foi apenas no meio do segundo quarto que o QB Roni (#8) conseguiu acertar o primeiro passe, num belo catch do WR Manning (#84), deixando o ataque a uma jarda do touchdown. Então foi só entregar para o HB Leduc (já recuperado) correr atrás do guard Vitor Venega (#73) e do tackle Danette (#76). Com o extra-point convertido pelo kicker Ryan (#15), o Vasco abria 7 a 0 no placar.

Ainda no segundo quarto, a defesa vascaína ajudou a ampliar o marcador. Com o T-Rex encurralado, o DE Viktor Costa (#49) derrubou o corredor adversário na end zone, configurando um safety e garantindo mais dois pontos para o Vasco. Viktor Costa foi um dos destaques da defesa, com 4 tackles e 1 sack. Quem também brilhou foram os OLBs Pablo (#55) e Forest (#40), ambos com 5 tackles no jogo.

O Vasco foi para o intervalo com vantagem de 9 a 0. Na volta, o T-Rex parecia disposto a mudar a história do jogo. Com um longo drive em que alternou boas corridas e passes e foi beneficiado por uma série de faltas marcadas contra a defesa vascaína, o time catarinense chegou à beira da end zone. Foi então que a defesa do Vasco mostrou um enorme poder de superação. Fechou a porta para os corredores catarinenses e ainda viu o field goal ser chutado para fora.

A empolgação da defesa contagiou o ataque, que entrou arrasador. Depois de passes com o TE Bred (#44) – que teve excelente atuação – e com o FB Miguel (#36), o HB Leduc fez uma linda corrida para 43 jardas, aproveitando a avenida aberta pelo trator Miguel. Mas a festa durou pouco. Primeiro, um extra point para fora. E na sequência, um retorno de kick off para touchdown do bom kick returner Anderson (#15). O T-Rex ainda conseguiria um two point conversion e ficaria a apenas uma posse de bola de diferença.

O ataque voltou a campo com a responsabilidade de ampliar a vantagem. E o QB Roni não decepcionou. Distribuiu passes com tranquilidade, até encontrar o TE Paulo (#86) na end zone. Com mais um EP errado, o placar ficou em 21 a 8 para o Vasco. Correndo contra o tempo, o time catarinense foi obrigado a tentar passes longos, mas esbarrou na grande exibição da secundária vascaína. Já os defensive backs do T-Rex sofreram com a mão certeira do QB Roni no segundo tempo. O camisa 8 acertou todos os oito passes tentados na segunda etapa, garantindo 94 jardas de avanço aéreo. O último deles terminou nas mãos do WR Cubano (#88) que só precisou correr até a end zone, livre de marcação. Com o chute certeiro do kicker Roldan (#77) o Vasco deu números finais à partida: 28 a 8.

Um resultado que agradou os técnicos vascaínos. “Vale lembrar que os pontos que levamos foram num retorno de kick-off. Nossa defesa enfrentou momentos difíceis, mas saiu do jogo sem levar pontos e ainda marcou dois”, ressaltou o coordenador defensivo Rodrigo Hermida. “Tivemos alguns problemas por causa dos desfalques e imprevistos, mas mostramos que, acima de talentos individuais, nós temos um bom elenco. O conjunto do Vasco mais uma vez prevaleceu”, salientou o técnico de ataque, Thiago Prates.

O próximo adversário do Vasco Patriotas é o Porto Alegre Bulls, no dia 18/08, novamente no Rio de Janeiro. O Vasco agradece o apoio dos torcedores que compareceram ao Miécimo da Silva. E destaca o jogo limpo e a lealdade do time catarinense.

Fonte: Ao Vasco Tudo


Vasco vence e vira um bacalhau indigesto para o T-REX

Estreando no Torneio Touchdown, o Vasco da Gama Patriotas recebeu neste belo sábado de sol no Rio de Janeiro (28/07), a equipe catarinense do T-REX. O confronto aconteceu no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande – RJ.

Com um começo equilibrado, ambos os ataques tiveram dificuldades para encontrar as melhores jogadas para pontuar no jogo. Concentrados, o time vascaíno aproveitou e largou na frente, ainda na primeira etapa, após uma bela corrida pelo meio do HB#21 Leduc, anotando o primeiro touchdown na temporada, somado ao extra point convertido pelo K#15 Ryan, deixava o time carioca em vantagem naquela altura do confronto.

Com dificuldades para concluir suas jogadas ofensivas, o T-REX tentava explorar alguns reverses e algumas corridas pelo meio da defesa vascaína, porém sem sucesso, o time não conseguiu sair da boa marcação exercida pelo time carioca.

Pressionado, o ataque do T-REX acabou sofrendo um safety, antes do intervalo, realizado pelo DE#49 Viktor Costa, tornando a diferença de apenas nove pontos a favor do time da casa.

Na volta do intervalo, o time do Vasco voltou ainda mais ligado, ofensivamente, as jogadas por terra acabaram sendo determinantes, para a equipe vascaína arrancar a sua primeira vitória na temporada.

A vantagem do Vasco aumentou com um touchdown logo no início do terceiro quarto, após mais uma bela jogada terrestre, com o HB#21 Leduc voltando a marcar para o time carioca. Destaque para a boa proteção na jogada, realizada pelo experiente FB Miguel Gomes.

Aparecendo no marcador, a equipe catarinense descontou, após um longo retorno para touchdown, realizado pelo atleta WR#15 Anderson. Numa conversão de 2 pontos, que acabou dando certo, por intermédio do seu QB#1 Ivan, manteve acesa uma pequena esperança dentro da partida para o T-REX.

No último quarto, sem dar qualquer chance de reação para o adversário, o time vascaíno tratou de anotar em duas oportunidades. Com o jogo aéreo, o time cruzmaltino ampliou com as recepções para touchdown do TE#86 Paulo Abrantes e na sequência pelo WR #88 Cubano, consolidando a primeira vitória no Torneio para os cariocas, pelo placar final de 28 x 08.



Fotos: Divulgação Vasco Patriotas