Futebol Americano: Rugboy fala da preparação do Vasco para o Touchdown

Sexta-feira, 11/05/2012 - 16:38

Dono de um dos times mais poderosos do futebol americano nacional, o Vasco tentará conquistar pela primeira vez o Torneio Touchdown nessa temporada de 2012. Vice-campeão em 2010 e terceiro colocado em 2011, o Gigante da Colina aposta na força de seu conjunto, que conta com atletas remanescentes das campanhas anteriores e outros contratados recentemente. A competição acontecerá entre 1º de julho e 15 de novembro.

Um dos destaques do time cruzmaltino é Felipe Rugboy, grande responsável pela criação e evolução do futebol americano no Vasco. Coordenador do esporte e também jogador, Rugboy falou ao Torcida do Vasco sobre a preparação vascaína para essa importante competição. Na oportunidade, ele também analisou o nível do torneio, fez questão de frisar o apoio recebido pela diretoria do clube e deixou uma mensagem para o vascaíno que curte o esporte.

Confira uma entrevista exclusiva com Felipe Rugboy, jogador do Futebol Americano do Vasco:

O Vasco disputará neste ano de 2012 mais uma vez o Torneio Touchdown. Qual a sua expectativa para essa competição? O que o grupo espera nessa competição?

“Nos dois anos anteriores, nós fizemos ótimas campanhas. Em 2010, ficamos com o vice-campeonato e no ano passado ficamos em terceiro, perdendo um único jogo, para o Corinthians em São Paulo. Nosso time foi o time que mais endureceu o jogo contra o Coritnhians em todo o Torneio e, levando-se em conta que o Corinthians tinha, no ano passado, um dos melhores elencos do país, não deixou de ser uma grande campanha. Mas fazer grandes campanhas não é mais o suficiente. Este ano, como nos outros anos, o objetivo é vencer o Campeonato. Estamos trabalhando em cima dos erros e lições dos anos anteriores, para tornar isso possível”.

Você citou a grande campanha em 2010, quando o Vasco perdeu o torneio para um time do Espírito Santo. Naquele ano a torcida vascaína se mostrou bastante animada com o esporte e por muitas vezes foi acompanhar o jogo de vocês. O que você poderia falar sobre o apoio que vocês vem recebendo da torcida do Vasco?

“O apoio do torcedor do Vasco é incondicional. Seja qual for o esporte, onde houver uma camisa do Vasco disputando, haverá alguém torcendo. Este apoio é muito importante, porque nos impulsiona. Foi assim até em jogos fora de casa, como em Brasília e no Caio Martins, jogos que foram se complicando e o apoio do torcedor vascaíno foi determinante para a vitória. O comparecimento no estádio ainda não é o esperado, gostaríamos de ver mais pessoas comparecendo e torcendo. Mas isso não é culpa só dos torcedores. É difícil conseguir estádio para se jogar Futebol Americano, principalmente no Rio de Janeiro. Ainda há muito preconceito. O torcedor do Vasco tem todos os motivos do mundo para apoiar a equipe. Primeiro por ser o VASCO, temos um dos melhores elencos do Brasil, reforçado este ano por uma comissão técnica experiente e competente, temos a defesa sensação do Brasil em 2011, temos diversos jogadores que integraram a seleção brasileira no fim do ano. Por todos estes motivos esperamos mais uma vez contar com o apoio do torcedor vascaíno, para enfim trazer o troféu pra São Januário”.

O Vasco estreia na Competição em julho contra o T-Rex. Como está feita essa preparação? Vocês vão realizar alguns amistosos? Onde estão acontecendo os treinos?

“Nossos treinos acontecem no Darj, graças a um acordo feito com o Comando daquela excelente unidade da Aeronáutica Brasileira. Estamos treinando aos domingos e vamos aumentar a quantidade de treinos por semana gradativamente até a estréia. A preparação vem sendo estudada e conduzida com brilhantia pelo nosso ‘Head Coach’ Gabriel Mendes (pentacampeão Carioca), pelos Coordenadores Ofensivos, Thiago Prates (campeão nacional com a seleção carioca), e Defensivo, Rodrigo Hermida(dono da melhor defesa de 2011). Eles estudam muito, montam as estratégias e os jogadores estudam em casa e treinam à exaustão. Assim pretendemos fazer uma ótima estréia contra a Tradicional equipe de Timbó”.

E o elenco? Ele está muito modificado em relação aos últimos anos? Quem você pode se destacar?

“O elenco é bem semelhante aos dois anos anteriores. Agregamos boas peças no ano passado, como o ‘Fullback’ Miguel Gomes, o ‘Ofensive Lineman’ Anselmo Brauer e o ‘HB’ Leduc, grande destaque no ano passado, além do ‘LB’ Forest Graham, americano que agregou muito para o time. Para este ano recebemos o reforço do ‘Lineman’ Vítor Venega, vindo de Cuiabá, que agregará bastante qualidade e experiência ao nosso grupo. Ainda aguardamos a chegada de alguns reforços das praias do Carioca Bowl, mas só confirmaremos quando houver acerto oficial. Estes jogadores somados aos atletas de qualidade que já tínhamos desde a criação da equipe, como Cristiano Forti, Roldan Júnior, Caio Vidal, Vinícius Turco e tantos outros, nos capacitará como candidato ao título”.

Quais os maiores adversários do Vasco nessa competição?

“O Maior adversário pra qualquer equipe que sonhe levantar o Troféu Touchdown Brasil, neste ano, é o Corinthians. A equipe mostrou que está muito bem preparada e é conduzida com excelência pelo seu gestor Ricardo Trigo e dentro de campo pelo genial ‘Quarterback’ KC Frost. A exemplo do que aconteceu no ano passado, o Corinthians é a equipe com capacidade de levantar novamente o Troféu, coisa inédita até hoje. Outros fortes candidatos são o Vila Velha Tritões, pelo que apresentou nos últimos anos, pelo apoio que recebe do governo do Espírito Santo e pela inteligência do ‘Big’ Bruno na condução do time. O Botafogo FA será outro adversário duro, pois conta com grandes jogadores treinados pelo grande Lynho. Estes são os grandes favoritos na minha opinião, além deles Palmeiras e Breakers podem surgir como candidatos ao título também, pelo que agregaram”.

O que você espera para essa competição? Quais são as suas metas?

“Eu espero que o Torneio seja novamente um sucesso. Que possa abrir mais portas do que as que já foram abertas, Que atraia incentivo, apoiadores e patrocinadores, que conquiste o público. Espero que tenhamos jogos em alto índice técnico, bons espetáculos. Espero que o Vasco continue aprendendo, que continue elevando o nome do Vasco da Gama, que proporcione estrutura para seus atletas e jogos de qualidade para seus torcedores, e que possamos enfim conquistar o Torneio. Em um nível pessoal, estou me preparando melhor fisicamente. Estou estudando bastante o jogo e espero me empenhar bastante, a ponto de jogar em um bom nível e compensar o ano passado, em que não pude me dedicar tanto”.

A diretoria do segue dando apoio para vocês? Quem está ajudando vocês nesse projeto?

“Os principais entusiastas do esporte são o Vice Presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social, José Pinto Monteiro, seu Superintendente Rubens Alves e seu Coordenador José Mauro. Todos este estão conosco desde o projeto da equipe. Mas somos sempre muito bem recebidos no clube pelo pessoal do Marketing, do site, pelos jogadores e treinadores do futebol do Vasco e até pelo presidente do clube, o genial Roberto Dinamite. É claro que estamos sempre buscando patrocinadores e parceiros para viabilizar nosso sonho de conquistar o Brasil. Uma empresa parceira que posso destacar é a Traktor, nas pessoas do Wagner e da Lúcia, que desde o primeiro ano, tornaram esta parceria possível, viável e foi nosso grande parceiro, confeccionando nosso uniformes de jogo e vestindo nossos torcedores com nossas cores. Tem também o José Adler, diretor do Torneio Touchdown, que sempre acreditou no Futebol Americano do Brasil, tornando o sonho de muitos brasileiros, de jogar Futebol Americano, possível. Ele que abriu as portas do Torneio para o Vasco”.

Já pensaram em fazer um jogo exibição em São Januário antes de alguma partida do Vasco?

“Antes de uma partida do Vasco seria inviável, mas já pensamos em fazer alguma coisa do tipo sim, como forma de divulgar a equipe. Acho que este ano seja possível conseguirmos alguma coisa”.

Por fim, gostaria que você deixasse uma mensagem para os amantes do esporte e para os torcedores do Vasco.

“Aos amantes do Esporte: este é um ano chave para o Futebol Americano. O Torneio Touchdown 2012 tem tudo para ser o melhor campeonato já relizado no solo Brasileiro. Como escreveu Pero Vaz de Caminha, nesta terra tudo que se planta nasce. O Futebol Americano foi plantado com raízes fortes e sólidas, e está sendo regado pelo Adler e pelo Luís Cláudio (Lulinha, sócio da empresa TTD Eventos que capta recursos para viabilizar o Torneio). Está chegando a hora de colher e este ano será muito especial e determinante, para o momento da ceifa, do Fruto do Futebol Americano Tupiniquim. Vá aos estádios, curta as partidas, apóie, incentive e nos ajude a fazer um campeonato de qualidade. Aos torcedores do Vasco que continuem nos apoiando, torcendo e ajudando a divulgar o time e o esporte. A combinação de ótimos jogadores e técnicos, com uma preparação apropriada e com o apoio da torcida, tem tudo para dar o resultado almejado. Somente juntos, podemos colocar o nome do Vasco no lugar mais alto do Futebol Americano no Brasil. Casaca, Casaca, Casaca!!!”.

Felipe Rugboy, Ramon Oliveira, Gabriel Assumpção e Roni Rodrigues


Fonte: Site Torcida do Vasco