Futebol Americano: Vasco será cabeça-de-chave no Torneio Touchdown

Terça-feira, 27/03/2012 - 09:07

TORNEIO TTD 2012

AQUECIMENTO

Quando você está numa sala de reuniões e as pessoas falam com sotaque paulista, carioca, mineiro, capixaba, gaúcho, brasiliense, catarinenses, e sul-mato-grossense você percebe que é assunto de importância nacional que vai ser tratado. Desta vez era o Torneio Touchdown, um campeonato brasileiro de futebol americano, indo para a sua quarta edição em 2012.

Numa ensolarada manhã em São Paulo os voos foram chegando do Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e os representantes do Botafogo F.A., Vasco da Gama Patriotas, Tubarões do Cerrado, Brasília V8, Antares, Vila Velha Tritões, Uberlândia Lobos, Campo Grande Gravediggers, T-Rex, Jaraguá Breakers, e Porto Alegre Bulls se revendo ou se conhecendo pessoalmente num clima de total descontração e papo bem humorado com André José Adler e Lulinha, os recebendo no Aeroporto de Congonhas representando a Touchdown Eventos.

Pouco depois, não muito distante do aeroporto, o encontro com os representantes dos times paulistas Santos Tsunami, Corinthians Steamrollers, Ribeirão Preto Challengers, Palmeiras Locomotives, ABC Corsários, Lusa Rhynos, o representante do Ipatinga Tigres que já havia chegado por Guarulhos, assessores do marketing, financeiro, e jurídico da Touchdown, e ainda um representante de arbitragem presente para esclarecimentos de regras. Após os comes e bebes matinais no buffet, deu se início aos trabalhos do que seria um dia marcante para todos.

KICKOFF

Após palavras iniciais de Lulinha e Adler, foi feita a apresentação dos grupos e confrontos, assim como o esboço da tabela. Os assuntos que já haviam sido discutidos e sugeridos por emails ganharam realidade. Os times foram divididos em 3 conferências com 6 times e jogarão 7 partidas na temporada regular. Cinco dentro de suas respectivas conferências e duas fora delas.

Mantém-se como nomes, a Conferência Walter Camp (“pai do futebol americano”). George Halas (“pai da NFL), e adiciona-se a Conferência Bill Walsh, nome escolhido anteriormente e votado por emails, em homenagem ao grande técnico que revolucionou o futebol americano com o desenvolvimento e popularização da estratégia “West Coast Offense”, vencedor do Super Bowl XVI, do XIX, e do XXIII com o San Francisco 49ers. Walsh, o homem que draftou Joe Montana,e membro do Pro Football Hall of Fame, faleceu em 2007.

1&10

E aqui estão os grupos:

CONFERÊNCIA WALTER CAMP terá como cabeça de chave o Campeão do TTD II e Vice do TTD III Vila Velha Tritões. Nesta divisão jogarão o também capixaba Antares, os paulistas Palmeiras Locomotives e Lusa Rhynos, o brasiliense Tubarões do Cerrado, e o mineiro Ipatinga Tigres.
CONFERÊNCIA GEORGE HALAS terá como cabeça de chave o Campeão do TTD III Corinthians Steamrollers. Neste grupo jogarão o também paulista Ribeirão Preto Challengers, o carioca Botafogo F.A., o mineiro Uberlândia Lobos, o Brasília V8, e o sul-mato-grossense Campo Grande Gravediggers.
CONFERÊNCIA BILL WALSH terá como cabeça de chave o Vice Campeão do TTD II, e time de melhor defesa na temporada do TTD III, o Vasco da Gama Patriotas. No grupo, os paulistas Santos Tsunami e ABC Corsários, os catarinenses Jaraguá Breakers e T-Rex, e o gaúcho Porto Alegre Bulls.
EXTRAS. Os confrontos fora de conferência darão um toque especial na tabela e serão brevemente divulgados.

MOVENDO AS CORRENTES

A pauta da reunião prosseguiu com a leitura do regulamento (cujo primeiro rascunho os times já haviam recebido por email) e o seu aperfeiçoamento foi discutido item por item e em caso de dúvidas votado por maioria.

Destaques quanto à inscrição de jogadores:

Em 2012 não haverá limites quanto à número de jogadores inscritos para o torneio, seguindo o modelo das universidades americanas filiadas sob a NCAA. Mantém-se, no entanto, o limite máximo de 60 jogadores inscritos por partida.

Jogadores poderão ser inscritos até depois da final da terceira rodada.

É ilimitada a inscrição de jogadores estrangeiros no campeonato, no entanto a participação em campo é limitada à dois atletas por jogo. Jogadores estrangeiros naturalizados brasileiros ou que venham à se naturalizar serão naturalmente considerados como brasileiros.

HALFTIME

Um bom almoço foi servido no hotel para todos os participantes e nas mesas muito papo e muitas risadas eram ouvidas. Todos os presentes agindo como parceiros que estarão sendo adversários ferrenhos nos seus jogos, mas unidos na elaboração do seu próprio campeonato.

REDZONE

Voltou-se a discutir os demais itens do regulamento de 38 páginas e clausulas foram retiradas ou modificadas , sempre de acordo com a Touchdown e os times. Ficou decidido que após a redação final, o regulamento e as inscrições de jogadores estarão disponíveis aqui na touchdown.net. Onde vocês sempre acompanharão o nosso jogo geral até a final do campeonato em 15 de dezembro de 2012.

E É... TOUCHDOWN!!!

Fonte: Site do Torneio Touchdown