Futebol Americano: Vasco é um dos 2 cariocas confirmados no Touchdown

Terça-feira, 20/03/2012 - 19:27

A organização do Torneio Touchdown IV de Futebol Americano confirmou que o Estado do Rio terá dois representantes na próxima edição do torneio, que terá início em junho: Botafogo Football e Vasco da Gama Patriotas. A competição vai contar em 2012 com a permanência de 12 dos 16 participantes do Torneio Touchdown III: Corinthians Steamrollers, campeão de 2011, Vila Velha Tritões, campeão de 2010, Vasco da Gama Patriotas, Botafogo Football, Jaraguá Breakers, Tubarões do Cerrado, Palmeiras Locomotives, Ribeirão Preto Challengers, Santos Tsunami, ABC Corsários, Uberlândia Lobos, e T-Rex (ex-Timbó Rhinos).

Além disso, o torneio vai contar com a participação de seis estreantes: Antares (ES), Ipatinga Atroz, Porto Alegre Bulls, Brasília V8, Campo Grande Gravediggers e Lusa Rhynos.

— Um detalhe interessante é que a terça parte dos 18 times são associados à tradicionais clubes de futebol mostrando cada vez mais a aceitação do futebol americano no panorama esportivo geral do Brasil. O Torneio Touchdown IV irá de junho à dezembro e promete ser mais um passo à frente ano à ano. A gente acredita nessa ideia — afirmou André Adler, organizador da competição e ex-locutor da ESPN americana especializado na modalidade.

A primeira edição do campeonato se deu em 2009, foi disputado em oito cidades do Brasil, e vencido naquele ano pelo RJ Imperadores, que depois associou-se ao Fluminense. Em 2010, oito times fundaram a LBFA, extinta em 2011.

— Fui narrador esportivo de jogos da NFL dos Estados Unidos para o Brasil de 1992 a 2006, juntei a experiência após acompanhar na Hungria o dia a dia da liga local produzindo duas temporadas do programa "Touchdown" para o canal Sportklub até 2008, com a vivência do pioneiro campeonato brasileiro de futebol americano, e assumi a gestão do Torneio Touchdown II convidando sete novos times para uma segunda edição do campeonato — contou Adler. — Dez mil espectadores em dez cidades brasileiras acompanharam o sucesso do campeonato que culminou em Vila Belmiro com a apertada vitória do Vila Velha Tritões sobre o Vasco da Gama Patriotas.

Com o crescimento do esporte e a visibilidade que a bola oval vem atingindo com jogos por todo território brasileiro, 2011 viu o terceiro campeonato já com um grande avanço e a participação de 16 times.

— Com minha parceria com Luis Claudio Lula da Silva, Fabio Tsukamoto e Otávio Ramos, a gestão da final coube à Touchdown Promoção de Eventos Esportivos Ltda. e contou com a presença do ex-Presidente Lula e o prestígio das principais emissoras de canais abertos e fechados: Rede Globo, Rede Record, Bandeirantes, SBT, Rede TV, Play TV, TV Corinthians, Sport TV, ESPN Brasil, e outras no Estádio do Ibirapuera e com cobertura em mais de 18 sites de esporte e notícias na internet; com mais de 78.000 acessos entre os dias 18/11 e 18/12/2011; e com a transmissão integral do jogo entre o Corinthians Steamrollers e o Vila Velha Tritões pela ESPN — relatou Adler.

Segundo o organizador, em 2012 a Touchdown Eventos apoiará com incentivo financeiro os times participantes.

— Os jogadores vêm arcando com todos os custos, além do seu esforço que inclui pintar os campos dos estádios e pagamento da arbitragem. O alívio começa em 2012 já que além de ajuda de custos, a organização assumirá os cachês dos árbitros, além de outras iniciativas — finalizou Adler.

Fonte: Globo Online