Futebol Americano Feminino: Ex-quarterback do Vasco brilha em time dos EUA

Sexta-feira, 18/05/2012 - 03:43

Depois de ser um dos destaques do Vasco, a brasileira Deny Barbosa hoje está no país do futebol, os Estados Unidos. Futebol americano, naturalmente. A jogadora é craque da bola oval e hoje é a principal quarterback do Miami Fury, time profissional que disputa a liga Women's Football Alliance.

Deny, de 26 anos, está há um ano jogando nos Estados Unidos. No início, sua nacionalidade causou espanto entre as companheiras do Miami Fury. Mas apesar da pouca tradição do esporte no Brasil, ela garante: se mais brasileiras tentarem a sorte no país da bola oval também farão bonito.

- A qualidade das jogadoras brasileiras é enorme. Qualquer jogadora do Brasil que vier para cá vai se dar bem. O brasileiro tem muita força de vontade. Não vai ter problema nenhum - disse Deny, em entrevista ao "Expresso do Esporte", que vai ao ar nesta quinta-feira, à meia-noite (de Brasília), logo após o "SporTV News".

O Fury é uma equipe que tem poucos patrocinadores. Apesar de disputar uma liga profissional, as jogadoras têm que ajudar o time fazendo recolhimento de dinheiro para pagar os custos de viagem e do time. Deny afirma que a diferença entre as brasileiras e as americanas é pequena e pode ser compensada com determinação.

- A diferença do jogo é o toque da técnica. Elas sabem melhor onde e como pegar na bola. Mas, com a garra, fica mais ou menos no mesmo nível. Se o Vasco jogar contra o Miami Fury, por exemplo, vai bater de frente.

Deny começou a jogar futebol americano ainda na adolescência, quando amigos de colégio a convidaram para acompanhar os treinos. Durante mais de um ano, foi a única menina do grupo.

- Era bom, porque eles pegavam leve comigo, mas eu não. Eles não podiam bater com força, mas eu usava a força toda - brinca.

Torcedora do Fluminense, a jogadora diz que está pronta para defender o clube de coração. Só falta uma equipe.

- O Fluminense não tem time feminino ainda. Quando tiver, pode me chamar. O clube já tem uma equipe masculina, e é muito bom. É o atual campeão brasileiro.



Fonte: Sportv.com