Tamanho da letra:
|

Cristóvão comenta renovação: 'Vamos continuar como terminamos'


Sábado, 17/12/2011 - 17:22

Depois de um ano intenso trabalhando na comissão técnica do Vasco, o treinador Cristóvão Borges merece o descanso que está tendo. Ao fazer uma rápida retrospectiva sobre sua vida profissional em 2011, ele definiu tudo que aconteceu como um grande turbilhão. Devido ao acidente vascular cerebral (AVC) que o técnico do Vasco e seu amigo Ricardo Gomes sofreu no dia 28 de agosto, durante uma partida contra o Flamengo, Cristóvão assumiu o comando do Gigante da Colina, mas revela que não foi fácil.

- Eu passei as primeiras semanas com grandes dificuldades, inclusive para dormir e comer. Até que eu fui visitá-lo na UTI no dia do jogo contra o Coritiba (8 de setembro). E esse dia me transformou. Quando eu cheguei, ele estava entubado, mas seu semblante era muito normal. Naquele dia eu senti uma coisa diferente, porque tive a impressão de que ele iria ficar bem. Fui para o jogo e foi diferente.

A partida contra o Coxa terminou com a vitória do time carioca por 2 a 0. Após a "transformação" do treinador, a equipe só perdeu duas partidas e chegou à rodada final do Brasileirão com chances de ser campeão. Mas equipe precisava vencer e torcer por uma derrota do líder Corinthians. Além disso, o time também fez uma boa campanha na Copa Sul-Americana, chegando às semifinais, quando foi eliminada pelo Universidad do Chile. Os dois títulos não vieram, mas nem por isso a torcida vascaína deixou de apoiar a equipe.

- A gente sabe que tudo isso tem a ver com aquilo que nós fizemos. Eu acho que um dos nossos grandes feitos nessa temporada foi o resgate da torcida do Vasco. Porque, quando nós chegamos, percebemos no ambiente todo, não só no clube, como fora, um receio e até vergonha que o torcedor sentia de vestir a camisa do time. Hoje, a gente vê na rua a torcida vestindo a camisa com orgulho.

Sentimento que o cantor e torcedor do Vasco Luiz Melodia não esconde. Amigo de Cristóvão, Luiz afirmou que quando soube da mudança no comando do time carioca enviou energias positivas para o novo treinador.

- Eu o conheço como jogador de futebol e caso precisasse assumir, acho que assumiria numa boa, porque o cara tem essa sensibilidade. Sabia que não ia dar errado. Acho que foi uma coisa maravilhosa - disse Melodia que escolheu a música "Pérola Negra" para representar seu amigo.

Momento do susto

Em 2011, o dia 28 de agosto foi marcante para o Vasco e seus torcedores, pois foi quando Ricardo Gomes sofreu um AVC no banco de reservas durante um clássico contra o Flamengo. Após ver o treinador cruz-maltino ser retirado do gramado numa ambulância, o então auxiliar-técnico Cristóvão Borges precisou assumir a equipe rapidamente, antes mesmo de entender o que havia acontecido com seu amigo.

- Estava assistindo ao jogo do camarote, e foram me buscar. Eu não sabia direito o que estava acontecendo, e me explicaram que ele não estava passando bem e que eu precisava descer. Fui rápido, mas ele não estava mais no campo. Foi então que eu imaginei que não era uma coisa simples que tinha acontecido. Quando o jogo acabou e nós fomos para o hospital, recebemos a notícia de que o estado dele era grave e precisaria de operação. Daí em diante, nós vivemos alguns dias anestesiados. Eu principalmente, porque além de colega de trabalho, ele é meu amigo, irmão. Fui comunicado no hospital, pelo Roberto (Dinamite, presidente do clube) e pelo Rodrigo (Caetano, então diretor de futebol), que iria assumir no dia seguinte e já precisaríamos nos preparar para o próximo jogo. Decidi que a melhor coisa que poderíamos fazer era dar continuidade da maneira que o Ricardo gostaria que acontecesse, e foi assim que nós fizemos - relembrou.

Sobre o ano que chega ao fim e 2012, Cristóvão faz um balanço positivo e afirma que equipe continuará sob os cuidados da dupla de técnicos.

- Os contratos da comissão técnica serão renovados e vamos continuar como terminamos. O Ricardo ainda está em fase de recuperação, fazendo fisioterapia, e ainda não sabemos quando ele realmente vai voltar. Enquanto isso eu vou continuar e aguardar a volta dele.

Fonte: GloboEsporte.com