Tamanho da letra:
|

Vasco e Flu disputaram Libertadores de 85 e caíram no mesmo grupo


Quinta-feira, 24/11/2011 - 14:28

O futebol carioca já tem dois representantes garantidos na Libertadores do ano que vem: Fluminense e Vasco, que podem ser os únicos. Em 2012, os dois podem repetir o que aconteceu em 1985, quando ambos disputaram o torneio e no mesmo grupo.

Contudo, agora a situação é diferente. Naquela ocasião, as duas equipes se classificaram para o torneio continental por meio do Brasileiro. Caíram no mesmo grupo e não foram bem. Lado a lado, os dois acabaram tendo campanhas irregular e terminaram eliminados ainda na primeira fase.

De lá para cá passaram-se 26 anos e a Libertadores mudou. Antigamente, em especial nas décadas de 70 e 80, os clubes não priorizavam o torneio como acontece nos tempos atuais. Tanto que garantir a vaga para a competição hoje é a recompensa de um ano inteiro de trabalho.

Fluminense e Vasco ainda sonham com o título brasileiro deste ano. O clássico no domingo será decisivo para ambos. Mesmo assim, nada de deixar de se planejar. O planejamento para o ano que vem, dos dois clubes, já passa pela competição continental, fato que não aconteceu naquela ocasião:

– Naquela época, não só o Vasco, mas os times brasileiros, não davam a importância devida à competição. Faltou preparação. Faltou foco – explicou Roberto Dinamite, que fazia parte do elenco vascaíno em 85.

Assim como o mandatário cruz-maltino, o ex-goleiro do Tricolor na ocasião, Paulo Victor, corrobora com a mudança de foco: – Realmente os clubes brasileiros não davam tanta importância como hoje em dia – disse.

Os tempos mudaram e tanto Fluminense como Vasco já pensam em conquistar a América no ano que vem. Com chances de ficarem no mesmo grupo outra vez, a prévia para o possível confronto continental começa neste domingo. Façam suas apostas!

ELENCO É PRIMORDIAL PARA O FLUMINENSE

A ideia no Fluminense para o ano que vem é formar um elenco forte, com peças de reposição para suportar a rotina de viagens longas para a disputa da Copa Libertadores. Tanto que o Tricolor, mesmo ainda sonhando com o bicampeonato brasileiro, não perdeu tempo e já corre atrás de reforços que sejam pontuais para o time. O apoiador Wagner é um exemplo disso. O clube já acertou a contratação do primeiro reforço visando à Libertadores.

Além disso, o técnico Abel Braga espera perder algumas peças de reposição ou até mesmo do time titular para o ano que vem. Por isso, o clube já trabalha com alguns nomes que possam ser fundamentais para buscar o título continental.

A ideia da diretoria, mesmo apostando no elenco atual, é ter um jogador para cada posição que possa substituir a altura os atuais titulares. Além de Wagner, o clube busca um lateral-esquerdo, um zagueiro e um volante. Apenas para a defesa, a pedido de Abelão, quem chegar será para estar entre os 11 titulares. Wagner também deve ser titular.

REFORÇOS PONTUAIS NO VASCO

O Vasco já começa a se movimentar pensando na Libertadores do ano que vem. O primeiro passo será a renovação dos contratos de alguns jogadores com vínculo somente até o fim desta temporada, casos, por exemplo, de Bernardo, Elton e Juninho.

No caso do Reizinho, há certa confiança por parte da diretoria de que o acerto sairá em breve. O jogador, que tem contrato até dezembro e recebe apenas um salário mínimo (R$ 545), revelou recentemente que ainda não sabe o que fará na próxima temporada. O certo é que um novo vínculo com o clube da Colina não seria feito nos mesmos moldes.

Além das renovações, o clube espera, com uma base já montada, fazer apenas contratações pontuais. Nada de quantidade. A diretoria vai atrás de jogadores que possam suprir carências no elenco. Nessa linha, o caso mais urgente é para a lateral esquerda. Quem jogou por ali não convenceu. Jumar, volante, tem sido improvisado. Ataque e zaga também deverão ser reforçados.

AMBOS À ESPERA DO SORTEIO NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira a Conmebol realizará o sorteio dos grupos para Libertadores 2012, em Luque, no Paraguai. Assim, tanto Fluminense quanto Vasco ficam na expectativa de saber quais poderão ser seus adversários na primeira fase da competição. Assim como em outros anos da competição, os dois cariocas podem ficar no mesmo grupo, como ocorreu em 1985.

Contudo, naquela época cada país tinha apenas duas vagas na competição e os clubes tinham que ficar na mesma fase, já que não era permitido confrontos de equipes do mesmo país na fase final.

Porém com a mudança e o aumento das vagas para todos os países, hoje os clubes do mesmo país podem se enfrentar em outras fases do torneio, exceto da decisão – a não ser que na semifinal tenham três brasileiros, por exemplo.

Recentemente, alguns brasileiros ficaram no mesmo grupo, como foi o caso do Flamengo (campeão da Copa do Brasil 2006) e do Paraná (classificado pelo Brasileiro 2006) na Libertadores de 2007.

COM A PALAVRA

"Na época, os times não davam tanta importância para a Libertadores quanto agora. O nosso time era o mesmo que havia sido campeão brasileiro, tricampeão carioca, mas perdemos por conta das dificuldades mesmo. Esperávamos um resultado muito melhor, caímos na primeira fase, foi uma decepção mesmo. Naquela época, o Fluminense tinha o melhor time. Todo mundo acreditava na classificação. Mas agora é diferente. O Fluminense corre por fora. Tem um grande time, mas o Vasco vive um grande momento, foi campeão da Copa do Brasil, briga pela Tríplice Coroa. Flu pode sonhar"
Paulo Victor, ex-goleiro do Fluminense na Libertadores de 1985

"Tínhamos um elenco qualificado, mas não conseguimos chegar em uma boa posição, como esperávamos. Não nos preparamos, não fizemos uma adaptação de uma competição para outra. Hoje, os clubes se preparam muito melhor para jogar a Libertadores. Naquele ano, entramos para participar e não conseguimos avançar. Não houve a preocupação em realizar algumas mudanças para participar do torneio. E isso por parte de todos, não foi culpa apenas da diretoria. Atualmente, vemos que os clubes brasileiros se estruturando e focados em vencer a Libertadores."
Roberto Dinamite, atacante do Vasco na Libertadores de 1985

Fonte: Lancenet