Tamanho da letra:
|

Rodrigo Caetano: 'Vamos ganhar uma Libertadores até 2014'


Quarta-feira, 23/11/2011 - 11:26

O que mais impressiona no Vasco de 2011 é a convicção. Em janeiro, em meio ao turbihão de críticas pelo pior início de Estadual de todos os tempos, Rodrigo Caetano dizia que o sucesso seria enorme no decorrer do ano. Que trocou Paulo César Gusmão por Ricardo Gomes por necessidade e que em pouco tempo se veria que a equipe era muito boa. Chegaram reforços, poucos. E o Vasco teve seu melhor ano desde o título brasileiro de 2000.

Nesta conversa, Rodrigo Caetano fala sobre o ano e projeta o futuro do Vasco. Otimismo exagerado. Nada disso: "Não vamos ganhar a Libertadores em 2012."

PVC - Como você avalia as chances de título brasileiro do Vasco?

RODRIGO CAETANO - O campeonato está aberto. Mas é claro que não podemos esconder que agora nossa margem de erro é zero. Não podemos errar em nenhum dos dois clássicos, contra Fluminense e Flamengo, sob pena de perder o campeonato.

PVC - Isso indica que você preferia ter priorizado o Brasileiro, para a margem de erro ser menor?

RODRIGO CAETANO - Não, nada disso. O LANCE! publicou que havia uma divisão no Vasco sobre esse tema. Não há, não. Acho que fizemos o certo e usamos times mesclados na Copa Sul-Americana. Nossa margem de erro diminuiu para zero, pelos resultados mais recentes. Acho que tomamos a atitude correta e que nosso mérito foi querer ganhar todos os torneios que disputamos. Aliás, se você desmembrar o Estadual em dois (Taça Guanabara e Taça Rio), só não fomos bem na Taça Guanabara. Fomos à final da Taça Rio, ganhamos a Copa do Brasil, estamos disputando até o fim a Copa Sul-Americana e o Brasileirão. Você não pode prever que vai ganhar o campeonato, mas pode ter certeza de que vai disputá-lo. Nós cumprimos o que planejamos.

PVC - O Vasco tem condição de ganhar a Libertadores ano que vem?

RODRIGO CAETANO - Por planejamento, não é isso. O Vasco não vai ganhar a Libertadores de 2012. Não quer dizer que não possamos vencer, mas isso não pode ser o plano. Nosso projeto é disputar a Libertadores sempre, nos próximos anos. Vamos disputar em 2012, vamos jogar de novo em 2013, vamos ganhar uma Libertadores até 2014. Isso é projeto! Se ganharmos antes, se for em 2012, ótimo. Mas o plano não pode ser esse. Tivemos um ano ótimo em 2011, mas não adianta ser como em 2000, adianta? Em 2000, o Vasco foi campeão brasileiro, da Copa Mercosul e depois passou uma década sem vencer. Não adianta nada. Queremos um projeto sólido.

PVC - Quando o Vasco fez o pior início do Estadual da história, espantava a sua confiança de que o time era bom. Os reforços mudaram a situação?

RODRIGO CAETANO - Os reforços foram poucos. Eu sabia que tínhamos um problema grave, mas seria por período reduzido. O elenco foi reforçado, mas nomes fortes mesmo chegaram o Diego Souza e o Alecsandro. Mais tarde, no meio do ano, chegou o Juninho Pernambucano. Mas nós já tínhamos confiança que nosso elenco era bom, sabíamos da afirmação do Dedé, do Ânderson Martins, sabíamos que a equipe poderia ser muito forte. Depois, quando houve o acidente com o Ricardo e muita gente veio dizer, no clube: "Vamos contratar outro técnico." Nós tínhamos outra convicção. Dissemos: "Não vamos, não!" O Ricardo era o treinador e o Cristóvão era quem estava mais perto dele, quem mais conhecia a filosofia de trabalho. Só poderia dar certo.

Fonte: Blog do PVC - ESPN.com.br