Tamanho da letra:
|

Vasco enfrenta Universidad pensando na final e treinando para Libertadores


Quarta-feira, 23/11/2011 - 11:53

Com uma campanha impecável, o Universidad de Chile chega ao Rio de Janeiro como o "Barcelona das Américas". Mas se não é alvo de comparação tão honrosa, seu adversário desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), pela semifinal da Copa Sul-Americana, não fica atrás no sentido grandeza. Ainda na briga para conquistar mais dois títulos de expressão em 2011, o Vasco garantiu a classificação para a Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil. E a partida contra o time que é visto por muitos como a sensação do continente pode ser o teste perfeito para que o grupo de Cristóvão Borges saiba o que vai encontrar no ano que vem, quando voltar a disputar a competição após 11 anos.

Diferentemente das oitavas e das quartas de final, o Vasco decidirá fora de casa a sua sorte na Copa Sul-Americana. Nas duas fases anteriores, garantiu a classificação depois de perder os jogos de ida e mostrar sua força em São Januário ao vencer por 8 a 3 o Aurora, da Bolívia, e por 5 a 2 o Universitario, do Peru. Agora será a vez de buscar um bom resultado no Caldeirão, de preferência sem levar gols, para viajar mais tranquilo para a partida de volta, dia 30 de novembro, em Santiago, em estádio ainda a ser definido.

O Universidad de Chile - conhecido como La U - tem a melhor campanha da Copa Sul-Americana: são sete vitórias e um empate, com 13 gols marcados e apenas um sofrido. E está invicto há 28 partidas, com 21 vitórias e sete empates. A última derrota aconteceu há pouco mais de quatro meses. No total, são apenas quatro resultados negativos em 55 jogos no ano (37 vitórias e 14 empates).

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, exceto para o estado de São Paulo. O SporTV e SporTV HD também exibem o duelo.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão Borges guarda segredo sobre a escalação do Vasco para a partida. Lembra que é preciso avaliar a condição física de cada jogador, já que a equipe terá uma partida decisiva contra o Fluminense no domingo pelo Brasileirão, mas que a ideia é mandar a campo a formação mais forte possível. Eder Luis, machucado, está fora do restante da temporada. O Vasco deve entrar em campo com Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Dedé e Jumar; Romulo, Allan, Juninho Pernambucano e Felipe; Bernardo e Élton.

Universidad de Chile: o técnico Jorge Sampaoli conta com força máxima para enfrentar o Vasco. O time vai ser escalado com uma linha de três zagueiros e conta lá na frente com um trio de ataque que tem infernizado os adversários. O time entra em campo com: Johnny Herrera, Osvaldo González, Marco González e Pepe Rojas; Eugenio Mena, Charles Aránguiz, Marcelo Díaz e Gustavo Lorenzetti, Eduardo Vargas, Gustavo Canales e Francisco Castro.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Eder Luis sofreu uma fratura no pé esquerdo e não joga mais em 2011. O volante Eduardo Costa está em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Diego Souza cumpre suspensão automática.

Universidad de Chile: não tem desfalque por lesão ou jogador suspenso. Vem com força total para a partida.

O ÁRBITRO

O árbitro paraguaio Antonio Arias apitará a partida. Ele será auxiliado por Rodney Aquino e Carlos Cáceres, também do Paraguai.

FIQUE DE OLHO

Vasco: destaque do Vasco na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, no último sábado, Felipe é o principal nome de articulação das jogadas ofensivas. O lado esquerdo pode ser uma saída importante para a equipe marcar os gols de que precisa e, assim, ir ao Chile com vantagem para o jogo de volta.

Universidad de Chile: contra o Flamengo, Lorenzetti marcou um gol no Engenhão e infernizou a todo instante a defesa rubro-negra. Ele espera fazer o mesmo contra o Vasco, em São Januário.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Nosso objetivo é, basicamente, vencer sem levar gol, mas sabemos que, à medida que a competição avança, o grau de dificuldade aumenta. O Universidad de Chile é uma equipe de alto nível, assim como o Vasco. Mas vamos tentar aproveitar tudo nesse jogo e garantir um bom resultado para a volta."

Pepe Rojas, lateral-esquerdo da Universidad de Chile: “O Vasco tem uma excelente equipe, mas nós temos o sonho de alcançarmos um título de expressão internacional. Para isso, precisamos vencê-los e só iremos conseguir este objetivo caso a gente mantenha a nossa postura ofensiva e agressiva dos últimos jogos. Vai ser bonito e muito disputado.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O Universidad de Chile disputou 20 jogos a menos do que o Vasco nesta temporada. Enquanto a equipe cruz-maltina entrou em campo em 71 oportunidades (com 35 vitórias, 20 empates e 16 derrotas), o time chileno disputou 51 partidas oficiais (com 34 vitórias, 13 empates e quatro derrotas).

* O Vasco nunca perdeu uma partida para equipes chilenas em São Januário na história. Ao todo foram cinco jogos em seu estádio, com quatro vitórias e um empate.

* O Universidad de Chile disputou nove partidas como visitante na história da Sul-Americana, obtendo cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota.

* O Vasco não enfrenta uma equipe chilena em São Januário há dez anos. O último confronto aconteceu no dia 13 de setembro de 2001, pela primeira fase da Copa Mercosul. O time levou a melhor e venceu o Universidad Católica por 2 a 1, gols de Romário, de pênalti, e Juninho Paulista.

ÚLTIMO CONFRONTO

Último confronto entre Vasco e Universidad de Chile ocorreu há 48 anos. No dia 14 de abril de 1963, as equipes empataram por 2 a 2, pelo Torneio Pentagonal de Santiago. Os gols vascaínos foram marcados por Célio e Joãozinho. Curiosamente, as duas equipes terminaram empatadas na liderança da competição, e o jogo que desempataria o duelo, previsto no regulamento, acabou não acontecendo devido a uma excursão do La U à Europa. Assim, ambos foram declarados campeões.

Fonte: GloboEsporte.com