Tamanho da letra:
|

Tênis de Mesa: Vasco é campeão no individual, nas duplas e por equipes


Quarta-feira, 23/11/2011 - 12:02

TM Carioca fecha competições do ano em alto nível

PRÉ-MIRIM DO FLUMINENSE FATURA MEDALHA DE OURO

Fim de semana regado a muito Tênis de Mesa na cidade do Rio de Janeiro. Pois neste fim de semana acontecem as competições da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio Janeiro, FTMERJ.

Neste primeiro dia acontecem as disputas da Segunda divisão e Equipes por Categorias. Esta última já com medalha de ouro definida. Na categoria Pré-Mirim os atletas do Fluminense levaram a melhor sobre os mesatenistas da Rocinha.

A equipe Tricolor, formada pelos jovens Paulo Simões e Davi Beznos, não deu chances aos adversários e fecharam a partida em 3 sets a 0, garantindo a medalha de ouro para clube da Laranjeiras.

MESATENISTAS DA ASSOCIAÇÃO CARIOCA LEVAM TÍTULO NA CATEGORIA INFANTIL POR EQUIPE

Alguns dos mesatenistas envolvidos no Circuito de Tênis de Mesa da Federação do estado do Rio de Janeiro, que acontece neste sábado e domingo, no ginásio do SESC, São João de Meriti, também estiveram presentes no fortíssimo Campeonato Brasileiro e por isso chegam com uma certa bagagem para a competição carioca.

É o caso dos mesatenistas Gabriel e Matheus Ribeiro. Os gêmeos, que representam a Associação Carioca de Tênis de Mesa, participaram pela primeira vez de um Campeonato Nacional e chegaram na competição um passo à frente de seus adversários.

Os irmãos conquistaram na tarde deste sábado, a medalha de ouro dentro do torneio Equipes por Categoria, ao derrotarem na final os mesatenistas do clube Náutico de Volta Redonda, Eduardo Querino e Pedro Moura, por 3 jogos a 0.

— Estamos treinando muito nestes últimos meses, a viagem para competir em Fortaleza nos deu muita confiança para esta competição. Nosso técnico Luiz Macedo está com gente há um ano e meio e esperamos fortalecer ainda mais esta parceria — falou o entusiasmado Matheus, após a vitória.

EM PARTIDA DISPUTADA, VASCO É OURO POR EQUIPES

Embalados pelo ótimo desempenho no último Campeonato Brasileiro, que aconteceu em outubro, em Fortaleza, a equipe Tricolor formada por André Moreira e Renê da Silva, tentou desbancar o favoritismo dos vascaínos Bruno Vital e Fernando Ribeiro.

A partida mais esperada do dia foi a final entre Vasco da Gama e Fluminense. Em disputa digna de um clássico decisivo, melhor para os cruzmaltinos, que fecharam o jogo por 3 partidas a 1 e levaram a medalha de ouro na competição Equipe por Categoria.

Coube aos dois destaques de cada equipe, Bruno pelo do lado do Vasco e Renê representando o Flu, fazerem a partida final. Depois de quase uma hora e meia de jogo a consistência de Vital falou mais alto e com um quinto set impecável fechou a partida em 3 a 2, levando o ouro para o Vasco.

AOS 60 ANOS, HIDEKO TAKEMURA É OURO NO INDIVIDUAL FEMININO

O sol deu o ar da graça neste domingo, 20, último dia de competições do Circuito da Federação de Tênis de Mesa do Estado do rio de Janeiro, realizado no ginásio do SESC de são João de Meriti, Baixada Fluminense.

Uma das decisões do dia de hoje foi a Individual, da Divisão Geral Feminina, que teve como vencedora, mais uma vez a experiente e impressionante Hideko Takemura, que aos 60 anos não encontra adversárias para superá-la no rio de Janeiro.

A final, disputada em três sets, foi contra a mesatenista Michele Couto, da Associação carioca de Tênis de Mesa, que não resistiu a experiente atleta do Olaria Atlético Clube, que fechou o jogo em 3 a 0, com parciais de 11-8, 11-7 e 11-4.

Um fato curioso na competição é que Dona Hideko, como é conhecida, tem uma neta também disputando o torneio, é Paula Takemura, que com 16 anos, tem a chance de faturar o ouro ao lado da avó na competição por Equipes.

BRUNO VITAL LEVA MEDALHA DE OURO PARA O VASCO NA FINAL INDIVIDUAL

O Circuito de Tênis de Mesa da Federação do Estado do Rio de Janeiro chegou ao seu dia decisivo, onde aconteceram as finais do Individual Feminino e Masculino, este último com mais uma decisão envolvendo dois dos mais tradicionais clubes do Rio, Vasco e Fluminense.

Este foi o segundo encontro entre as duas equipes em uma final, já que a decisão de Equipes por Categorias, na tarde de sábado, também envolveu Cruzmaltinos e Tricolores.

Assim como na final anterior, deu Vasco da Gama, com Bruno Vital levando a melhor sobre André Moreira, que vendeu bem caro a derrota, tendo inclusive a chance de ganhar o jogo no quarto set, quando desperdiçou um macth point.

A partida terminou em 3 a 2 para o Vasco, com parciais de 11-6, 9-11, 7-11, 13-11 e 11-4.

CIRCUITO FTMERJ: AVÓ E NETA DO OLARIA SÃO CAMPEÃS DA COPA DE CLUBES

No Feminino a equipe comandada pela notável Hideko Takemura, de 60 anos, que representa o Olaria Atlético Clube, sagrou-se campeã do torneio ao lado de sua neta Paula Takemura. As Takemura conquistaram o ouro ao derrotarem na final a equipe da Associação Carioca de Tênis de Mesa, representada por Michele Silva e Lorena Ribeiro.

A dupla do Olaria não perdeu nenhuma partida e fechou o placar por 3 a 0. Com o resultado Paula deixou a competição com duas medalhas, uma de ouro (Copa de Clubes) e uma de bronze (Individual). Já Hideko foi a destaque da competição com duas medalhas de ouro (Copa Clubes e Individual).

CIRCUITO FTMERJ: EQUIPE DO VASCO CONQUISTA MAIS UM OURO NA COPA DE CLUBES

A cidade do Rio de Janeiro respirou Tênis de Mesa neste fim de semana, sábado e domingo de competições no Ginásio do SESC São João de Meriti, onde aconteceu o Circuito da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.

O evento terminou da melhor maneira possível, com uma final eletrizante entre Fluminense B, representado pelos jovens Jeferson Bento e Eduardo Cazeiro, da categoria Juvenil e a equipe do Vasco, representada por Bruno Vidal, Fernando Ribeiro e Omar Barbosa.

Os vascaínos chegaram à final depois uma semifinal eletrizante contra a equipe do Fluminense A, pela Copa de Clubes. A partida durou cerca de duas horas e meia, porém o cansaço não foi empecilho para Bruno e Fernando que se fizeram valer da experiência e levaram a medalha de ouro ao fechar a partida em 3 a 0.

A dupla representante do Flu B saiu satisfeita da competição, que serviu de preparação para as Olimpíadas Escolares 2011, 15 a 17 anos, que será disputada em Curitiba no mês de dezembro.

FTMERJ finaliza o ano com torneios de equipes

No último final de semana, dias 19 e 20 de Novembro, a FTMERJ realizou seus últimos eventos no ano de 2011. Após um ano com muitas competições, muitas revelações e bons resultados dentro e fora das mesas, o ano de competições foi concluído com os torneios de Primeira e Segunda divisões, equipes por categorias e a Copa de Clubes.

No sábado foram disputadas as equipes por categorias, onde os atletas são divididos por idade. Nenhum clube em particular se destacou na soma de títulos, o que mostra o equilíbrio da competição. No entanto, destaques individuais não faltaram.

A final mais disputada do dia foi entre Volta Redonda e Fluminense, no Veteranos 40 anos. A dupla Sérgio Gomes e José Correa foi brava do início ao fim e encarou Cláudio Beznos e Mauro Silva de forma excepcional, com Sérgio vencendo seus dois jogos correndo, vibrando e jogando como um menino. José Correa não conseguiu vencer, porém jogou de forma brilhante e em um nível muito alto. Certamente, se fosse possível, um empate seria o melhor resultado neste confronto. Cláudio Beznos e Mauro Silva venceram José Correa e a dupla para chegarem ao título.

No Sênior, Christiano Freitas e Henrique Lima foram os responsáveis pelo ouro do Fluminense na categoria ao passarem em três jogos pela ACTM que, mesmo desfalcada de Fábio Nakazato, chegou à final. A ACTM viria a conquistar os títulos no Mirim e no Infantil graças a seus trunfos Danilo Rolim, Ruan Carlos, Gabriel e Matheus Ribeiro.

O Fluminense confirmou seu amplo favoritismo no Juvenil (Jeferson Bento e Eduardo Cazeiro) e ficou com o ouro também no Juventude (Daniel Cruz e Hélio Travessa) ao vencer uma forte equipe de Volta Redonda (Matheus Moura e Rodrigo Oliveira).

No feminino Adulto, Hideco Takemura e sua neta, Paula, levaram o Olaria ao posto mais alto ao derrotarem a Casa de Portugal na decisão. A equipe da ACTM, de Ramos, também conquistou o ouro, mas no Juvenil Feminino, com sua entrosadíssima dupla Michele Silva e Lorena Ribeiro. As duas superaram em um apertado confronto por 3-2 a equipe de Volta Redonda composta por Letícia Groke e Karyne Velasco.

A dupla Bruno Vital e Fernando Ribeiro voltou a brilhar ao conquistar a medalha de ouro no Adulto. Os vascaínos passaram em 3-1 por Renê Silva e André Moreira,do Fluminense, na decisão.

Outro ponto alto do torneio foi a participação das equipes do Madureira Esporte Clube, um gigante na tradição do tênis de mesa do Rio de Janeiro. Nesta nova empreitada, comandada por Arnaldo Tomio Uezu e Eduardo Oliveira, a equipe do tricolor suburbano conquistou três medalhas de bronze (Pré-Mirim Masculino, Juvenil Feminino e V40 Masculino). Para 2011, pode-se esperar ainda mais.

INDIVIDUAL DE PRIMEIRA DIVISÃO – BRUNO VITAL E HIDECO TAKEMURA SÃO OS CAMPEÕES

No sábado (19), paralelamente ao torneio de equipes por categorias, aconteceu o torneio individual de segunda divisão. O torneio contou com a presença dos 16 atletas pré-selecionados e mais os oito promovidos da terceira divisão, realizada há quatro meses, também no SESC de São João de Meriti.

Em jogo, quatro vagas para a tão cobiçada Primeira Divisão, nata do tênis de mesa do Rio de Janeiro, onde os jogadores de elite competem.

O jogador a roubar a cena foi o tricolor Jeferson Bento. Passando sem resistência por todos os seus adversários, Jeferson surpreendentemente eliminou nas oitavas de final o grande favorito, Clayton Sereno, e continuou firme até a final, onde superou seu colega de clube Mauro Silva por 3-2.

Além de Jeferson e Mauro, Marcus Fernandes (ACTM) e César Rodrigues (CNVR), que participou da Primeira Divisão de 2010, conquistaram as medalhas de bronze e ainda ganharam acesso ao principal torneio do ano.

No domingo (20) tivemos as disputas da Divisão Geral Feminina e a Primeira Divisão Masculina. Como esperado, Hideco Takemura conquistou o torneio sem grandes dificuldades. Na decisão, “Dona” Hideco passou por uma atleta que iniciou na FTMERJ já no final do ano mas vem conquistando bons resultados. A atleta é Michele Couto, uma das várias boas atletas femininas que a ACTM leva às competições.

Paula Takemura (Olaria) e Lorena Ribeiro (ACTM) ficaram com as medalhas de bronze.

No masculino foi a vez dos melhores jogadores entrarem em ação. Após muitos confrontos interessantes e belos jogos, os dois jogadores que chegaram à final foram os mesmos que protagonizaram a final em 2010 : Bruno Vital (VASCO) e André Moreira (FLUMINENSE).

Como em 2010, André Moreira liderou o jogo em 2 sets a 1 mas não conseguiu concluir o jogo sobre o experiente Bruno Vital que fechou o jogo por 3-2 mais uma vez e conquistou mais um título importante para seu currículum.

Os jovens Jeferson Bento e Eduardo Cazeiro, ambos do Fluminense, ficaram com as honrosas medalhas de bronze, após excelentes campanhas na competição.


Bruno Vital, campeão estadual individual


Vasco, campeão estadual por equipes


Vasco, campeão estadual por equipes


Fonte: Site da FTMERJ