Tamanho da letra:
|

Atuação da zaga na Bolívia pode fazer Cristóvão improvisar domingo


Quinta-feira, 06/10/2011 - 10:31

A ausência de Dedé é sempre motivo de preocupação para a torcida vascaína que vê no zagueiro um ídolo e um pilar da defesa. A situação fica ainda pior quando o Vasco não tem também o seu substituto direto: Victor Ramos, que está no departamento médico se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita. Desta maneira, Renato Silva, único confirmado no próximo domingo, contra o Internacional, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, deve ter a companhia de Nilton. Ele voltou a jogar na última quarta-feira após pouco mais de um ano fora em função de duas lesões no joelho direito. Douglas é a outra opção.

Volante de origem, Nilton vem treinando na zaga há algumas semanas. Contra o Aurora, pela Copa Sul-Americana, ele alternou bons e maus momentos. Durante o primeiro tempo, não sentiu dificuldade em termos de posicionamento e na marcação dos rivais. No entanto, no segundo, acabou sentindo a falta de ritmo de jogo e falhou diretamente nos três gols do time boliviano.

No primeiro, uma infelicidade. Ao tentar cortar a bola, o chute acabou saindo em cima de um adversário e a bola sobrou para Villalba marcar. No segundo gol, uma falha de posicionamento. Nilton acabou se preocupando com a bola e não viu Reinoso vir por trás livre para dominar e marcar. No último, nova falha de marcação: o zagueiro ficou olhando a bola passar e Reinoso novamente tocar para o gol.

A outra opção de Cristóvão Borges para o setor é Douglas. Zagueiro de origem, apareceu menos na Bolívia, tanto para bem, como para mal. O segundo gol do Aurora foi a sua grande falha, ao não conseguir marcar o jogador que desviou a bola para Reinoso. Nesta temporada, Douglas disputou seis partidas com a camisa vascaína.

Improvisações podem ser opções

O desempenho de Douglas e Nilton contra o Aurora não foi tão animador e pode fazer com que o técnico Cristóvão Borges pense em outras opções. Uma delas poderia ser improvisar Jumar no setor. Já recuperado de lesão, o jogador volta ao time contra o Internacional. Teoricamente ele seria improvisado na lateral esquerda, função que já realizou outras vezes nesta temporada. No entanto, como a situação é dramática, ele poderia ser deslocado para a zaga abrindo espaço para Julinho e Marcio Careca, laterais de origem.

Outra opção viável seria a escalação de Eduardo Costa no setor. O volante também já fez as vezes de zagueiro pelo Vasco, mas nunca desde o início. Caso Cristóvão opte por isso, Allan e Fellipe Bastos disputam posição no meio-campo. As opções são muitas e dão certeza de que Cristóvão Borges vai ter de quebrar, e muito, a cabeça para escalar seu time.

Fonte: GloboEsporte.com