Esquema de segurança de Fluminense x Vasco servirá como teste para as Olimpíadas

Sábado, 16/04/2016 - 18:39
comentário(s)

O duelo entre Fluminense e Vasco, que ocorre neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena da Amazônia, em servirá como teste para as Olimpíadas. A partida, que vale o título da Taça Guanabara, servirá para que o Comitê Manaus trabalhe o esquema de segurança que deverá ser utilizado, no mesmo estádio, durante o Torneio Olímpico, em agosto.

Para o jogo, aproximadamente 1.200 servidores das esferas estadual, federal e municipal vão participar do plano integrado que será aplicado. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi). Para a partida foram disponibilizados a venda de 40 mil ingressos.

- A operação integrada vai se manter nos perímetros de segurança externos, por onde os torcedores que adquiriram ingresso passam por revistas da Polícia Militar. Dentro da Arena da Amazônia, a segurança será feita também pela Polícia Militar, além de 250 voluntários que estarão orientando os torcedores, durante o jogo – informou o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara.

Para o jogo serão instalados o Centro de Comando e Controle Estadual (CICC-E), localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul, e o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), nas dependências da Arena da Amazônia para que representantes de cada órgão integrante da operação possam dar pronta reposta se for necessário, caso sejam acionados. O esquema ainda contará com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado e da Prefeitura de Manaus.

Objetos proibidos no jogo

Conforme a portaria conjunta n°0001/2015, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que trata da proibição do uso de determinados objetos no perímetro de segurança dos grandes eventos, os torcedores não podem estar portando guarda-chuvas, bandeiras ou cartazes com mais de dois metros, mastros e instrumentos musicais, fogos de artifícios e garrafas. Essa portaria é da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, e foi criada em conjunto com os demais órgãos que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle e o próprio Sistema de Segurança Pública.

Manaus nas Olimpíadas

Em agosto, Manaus receberá três rodadas duplas do Torneio Olímpico. Serão quatro jogos do masculino e dois do feminino. As duas primeiras rodadas serão dos homens. No dia 4, o primeiro duelo será entre Suécia e Colômbia, às 19h (de Brasília). Logo em seguida, às 22h (horário de Brasília), entram em campo Nigéria e Japão. As quatro delegações fazem parte do grupo B. No dia 7, outros dois jogos, pela mesma chave. Às 19h, Suécia e Nigéria. Em seguida, às 22h, Japão e Colômbia. No dia 9, acontecem os confrontos do feminino. Às 19h, a Colômbia feminina enfrenta as atuais bicampeãs mundiais - o Estados Unidos. Às 22h, África do Sul e Brasil fecham a rodada.

Fonte: GloboEsporte.com