Vascaínos que forem ao Maracanã na torcida reservada aos tricolores serão enquadrados no Estatuto do Torcedor

Terça-feira, 14/07/2015 - 16:42
comentário(s)

A sede da Federação de Futebol do Rio recebe, na tarde desta quarta-feira, a reunião de segurança do clássico de domingo, entre Fluminense e Vasco. Pela internet, um grupo de torcedores vascaínos estimula que sejam compradas entradas no lado direito do Maracanã, reservado à torcida adversária. Comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), o major Silvio Luis tem conhecimento do movimento e afirmou que os torcedores identificados serão enquadrados em crime estipulado pelo Estatuto do Torcedor.

— Já tivemos problemas parecidos duas vezes, em um Flamengo x Botafogo (em 2013) e no Vasco x Botafogo da final do Carioca (de 2015). O procedimento será o mesmo. O torcedor do Vasco que (no lado da torcida do Fluminense) for identificado vai ser enquadrado em crime previsto no Estatuto do Torcedor, incitar ou provocar tumulto, e será conduzido ao Juizado Especial do Torcedor — afirmou Silvio Luis. — O torcedor que quer torcer e levar sua família com segurança ao estádio não comprará ingresso do lado adversário.

O jogo gera polêmica nos bastidores já que o presidente vascaíno, Eurico Miranda, não aceita que sua torcida fique no lado esquerdo do Maracanã, o que considera um desrespeito à tradição do estádio. Antes do dirigente voltar a presidência do clube, no final do ano passado, quatro clássicos foram disputados com a torcida do Vasco no lado esquerdo do Maracanã. Na semana passada, a CBF chegou a anunciar que a partida teria torcida única, mas voltou atrás após recomendação do Ministério Público do Rio.

— Em todos o jogos (recentes) entre Fluminense e Vasco houve a discussão sobre o lado da arquibancada. Vamos colocar o policiamento para a grandeza deste clássico. Os ânimos estão acirrados, o que está causando maior atenção para o clássico, mas o efetivo será o usual nestes clássicos — disse o comandante do Gepe.

Fonte: O Globo Online