Gepe nega ter recomendado torcida única no Maracanã para Fluminense x Vasco

Quarta-feira, 08/07/2015 - 15:47
comentário(s)

O Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe) assegura que não emitiu qualquer recomendação para que o Fluminense x Vasco do dia 19 de julho, pelo Campeonato Brasileiro, seja realizado com torcida única. O novo comandante da unidade, Major Silvio Luiz, disse ao GLOBO que, em sua resposta à consulta do diretor de competições da CBF, Manoel Flores, informou que o policiamento garantiria a segurança do evento com qualquer configuração de divisão de torcidas.

A CBF, no entanto, ao anunciar a realização do clássico somente com torcedores do Fluminense, argumentou ter tomado a decisão diante da "preocupação demonstrada pelas autoridades de segurança, que recomendam a adoção de medidas preventivas, tendo em vista a animosidade que, presentemente, existe entre torcedores dos dois clubes".

Segundo Silvio Luiz, o Gepe não recomendou que o jogo tivesse apenas torcedores de um clube. Se confirmada a decisão da CBF, este será o primeiro clássico do Maracanã sem a presença de duas torcidas.

- Houve uma consulta, sim. Mas a Polícia Militar não sugeriu e nem recomendou torcida única. Informamos que as medidas usuais de prevenção, como reunião de segurança, escolta das torcidas organizadas que solicitarem tal condução, enfim, todo o procedimento habitual será mantido. E que o policiamento será alocado num número suficiente para a grandeza do jogo, seja ele realizado com torcidas divididas meio a meio, 90% a 10% ou com torcida única - disse Silvio Luiz.

O major acrescentou que a preocupação da CBF teria aumentado após o grande conflito ocorrido em jogo do Campeonato Estadual, em fevereiro, quando houve 127 presos. Além disso, o acirramento de ânimos causado pela discussão em torno do lado da arquibancada a ser ocupado por cada torcida, teria ampliado a preocupação. No entanto, Silvio Luiz não vê razões para impedir a presença de torcida do Vasco.

- De fato, o Fluminense x Vasco, hoje, é mais complexo do que há alguns anos. Podemos equipará-lo ao Flamengo x Vasco, que sempre foi complexo. Mas sempre realizamos com as duas torcidas. Então, não emitimos nenhuma recomendação ou opinião de que o jogo devesse ter uma torcida apenas. Mas a CBF é a organizadora do evento. Ela decide - disse.




Fonte: O Globo Online