Concessionária Maracanã lamenta determinação de torcida única no jogo Fluminense x Vasco

Quarta-feira, 08/07/2015 - 12:57
comentário(s)

Com a polêmica envolvendo o lado das torcidas de Vasco e Fluminense no Maracanã, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que os clássicos entre as duas equipes no Brasileirão 2015 terão torcida única – o primeiro jogo, dia 19 de julho, será aberto apenas aos tricolores.

A alegação da entidade é que a animosidade criada em virtude da disputa pelo espaço da arquibancada à direita da tribuna de imprensa fez do duelo um jogo de alto risco, e a mudança foi lamentada pelo consórcio que administra o Maracanã. "Futebol só faz sentido com duas torcidas no estádio", diz o comunicado que ressalta também possíveis problema com vascaínos que compraram bilhete antes da decisão.

Leia a íntegra da nota:

O Maracanã recebeu com extrema preocupação e tristeza a notícia de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria decidido que o clássico Fluminense x Vasco, programado para o próximo dia 19/07 no Maracanã, seria realizado, obrigatoriamente, apenas com torcedores tricolores no estádio.

Extrema preocupação por diversos motivos: i) as vendas do clássico já foram abertas para ambas as torcidas; ii) o Maracanã tem em todos os seus jogos seis setores mistos (Maracanã Mais, Oeste Inferior, Leste Inferior, Leste Superior, Camarotes e Cativas); iii) abriria-se um perigoso precedente contra um direito básico do torcedor; iv) notadamente problemas de violência acontecem fora do estádio, e tal medida seria absolutamente inócua em termos práticos.

Extrema tristeza porque tal determinação seria um enorme e injustificado retrocesso, além de um claro estímulo ao acirramento dos ânimos. A possibilidade de realizar o vergonhoso primeiro jogo de torcida única, em 65 anos de existência do Maracanã, seria uma ofensa ao espetáculo e à torcida carioca. Seria um incentivo à brutalização do futebol, justamente na cidade onde o convívio das torcidas nos setores mistos é um exemplo para todo o país.

O Maracanã acredita que o momento é de reconstrução do futebol brasileiro, de resgate do interesse do público, de estímulo à rivalidade sadia, de iniciativas de torcidas mistas, de atração de famílias e crianças às arquibancadas, de valorização do espetáculo e da festa.

Esperamos que esta lamentável notícia não seja confirmada e que possamos, como fazemos em todos os jogos, desde o início de nossas operações, receber com segurança torcedores de ambos os clubes. Torcida única no Maracanã seria mais uma derrota humilhante para o futebol brasileiro.

Concessionária Maracanã





Fonte: GloboEsporte.com (texto), Reprodução Internet (foto)