Eurico: 'Se você perguntar se gostei de torcida única, vou responder que não gostei'

Quarta-feira, 08/07/2015 - 15:23
comentário(s)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bateu o martelo. Diante da animosidade criada entre Fluminense e Vasco na disputa pelo espaço da arquibancada à direita da tribuna de imprensa, a entidade decidiu que os clássicos pelo Brasileirão 2015 serão realizados com torcida única. A decisão desagradou ao consórcio que administra o Maracanã, onde será realizado o duelo no primeiro turno, dia 19 de julho, apenas com a torcida tricolor. E também não teve aprovação do presidente do Cruz-Maltino, Eurico Miranda.

Segundo ele, que desde o seu retorno à presidência do clube defende a volta dos vascaínos ao setor hoje ocupado pelos torcedores do Fluminense, a CBF deveria ter levado em consideração que é uma tradição.

– Não tive nenhuma reunião e não fiquei satisfeito. Acho que a CBF deveria preservar aquilo que defendo que é a tradição, mas tudo bem. Se você perguntar se gostei de torcida única, vou responder que não gostei. Isso foi a solução encontrada pela CBF, porque eu gostaria que a tradição do lado da torcida fosse respeitada. No segundo turno o Vasco escolhe, e a princípio o jogo será em São Januário – disse Eurico, que no fim de maio admitira a possibilidade de enfrentar o Fluminense no Maracanã, mas sob ameaça de boicote da torcida.

A torcida tricolor passou a ocupar o lado à direita da tribuna de imprensa desde que o Fluminense assinou acordo com a Concessionária Maracanã, que já vendeu ingressos para os setores mistos – os quais podem ter sido adquiridos por vascaínos – e Norte, que seria o destinado ao clube de São Januário.

Entenda o caso

Ao longo da história do Maracanã, a torcida do Vasco sempre ficou ao lado direito das cabines de rádio e TV, em todos os clássicos, enquanto os torcedores do Flamengo sempre se posicionaram à esquerda. O Vasco teria esse direito de escolha porque foi o primeiro campeão da era do Maracanã, no campeonato estadual de 1950. Tricolores e alvinegros precisavam trocar de setor dependendo do adversário. Quando jogavam Flu e Vasco, a torcida do time das Laranjeiras ficava à esquerda.

No entanto, após a reforma do Maracanã e sua entrega para a iniciativa privada, em 2013, o Fluminense foi o primeiro a assinar contrato com o consórcio que administra o estádio. Nele, assegurou, entre outras regalias, que sua torcida sempre fique ao lado direito das cabines. O Vasco contestou o fim da tradição, mas já enfrentou por três vezes o Flu com sua torcida ficando à esquerda.

Fonte: GloboEsporte.com