Grêmio estuda novo destino para Kleber e exterior pode ser opção

Quinta-feira, 11/12/2014 - 10:31
comentário(s)

A ideia do Grêmio é negociar Kleber. Já está definido que o atacante, que retorna de empréstimo do Vasco em janeiro, não voltará a vestir a camisa tricolor. Esse é o desejo da comissão técnica, manifestado publicamente por Luiz Felipe Scolari, e dos dirigentes. A diretoria gremista trabalha para "construir um caminho" em que a saída de Gladiador não onere as finanças do clube - em sintonia com o projeto de cortar custos para 2015. E o atleta parece entender a postura dos gremistas. Tanto que procura alternativas para a próxima temporada e desperta as primeiras sondagens nacionais e do exterior.

- O Kleber, até pela manifestação do Felipão, passou a buscar alternativas no mercado. Conversei com o Pepe (Giuseppe Dioguardi, empresário do atleta). Tivemos uma reunião muito boa em que as coisas foram tratadas com muita lealdade, e nós estamos construindo um caminho que seja especialmente bom para o Grêmio e que respeite o contrato com o atleta, por mais dois anos. Vamos ter que fazer uma construção financeira, de parceria, para que o Kleber, uma vez não permanecendo, tenha as garantias do contrato. A ideia é criar a melhor situação possível para que ele siga sua carreira de maneira positiva e não onerosa para o Grêmio - ressalta o diretor executivo Rui Costa.

Apesar do assédio e do interesse de outros clubes, o Tricolor ainda não recebeu propostas oficiais pelo atacante. Tal condição leva o presidente Romildo Bolzan Jr. a cogitar, em último caso, a rescisão contratual com Kleber.

- Nós vamos buscar negócios com o Kleber, e pode ser de várias formas. Claro, uma delas é a rescisão. Ele tem uma história de futebol brasileiro, pode ser negociado até para outros países, é possível ter negócio - acredita.

Kleber foi contratado como grande reforço no fim de 2012. Começou bem, mas acabou acometido por grave lesão, em que fraturou a fíbula da perna direita em abril daquele ano. Voltou a se lesionar no final de 2012 e, no ano seguinte, começou um pouco atrasado em relação aos demais. Mesmo assim, teve bons momentos, sobretudo após a chegada de Renato Gaúcho, com gols e assistências.

No entanto, encerrou a temporada em baixa, com um jejum de gols iniciado em 7 de setembro daquele ano. Foi emprestado ao Vasco em junho. Com uma lesão no joelho, o Gladiador disputou apenas cinco jogos antes de seguir para o clube carioca. O contrato com o Tricolor, que bancou R$ 5 milhões na compra de 50% dos direitos econômicos do atleta, vai até 2017.

Como o Grêmio trabalha com a redução da folha salarial para 2015, e já tem definido o planejamento da montagem do grupo, o alto salário de Kleber surge como um dos empecilhos, junto com o baixo rendimento que teve anteriormente. Soma-se a esses fatores a rusga do atacante com Luiz Felipe Scolari, ainda nos tempos de Palmeiras.

Já Marcelo Moreno, que também retorna de empréstimo do Cruzeiro, pode permanecer. O Grêmio quer, resta só combinar o desejo com a vontade do atacante. As primeiras declarações dele não são muito favoráveis à volta ao clube. O contrato do boliviano vai até 2016, mesmo tempo do vínculo de Barcos, que encerrou a temporada como artilheiro gremista e um dos goleadores do Brasileirão. Até o momento não há uma definição sobre o Pirata, por enquanto ele segue no grupo.

- Não tem proposta pelo Barcos, concretamente, no papel. Ele terminou o Brasileirão numa situação técnica boa, é jogador do Grêmio - salientou Romildo.

A reapresentação gremista ocorre no dia 8 de janeiro, e a pré-temporada será realizada em Gramado, na serra gaúcha. Até 16 garotos da base serão incorporados ao grupo para o começo do ano, e a direção foca em contratações pontuais. Uma delas é o meia Douglas, um pedido de Felipão, além de dois laterais - Zé Roberto já se despediu e Pará deverá ir para o Flamengo.

Fonte: GloboEsporte.com