Julio Brant e Eduardo Nery falam sobre a lista de votantes para as eleições do Vasco

Quinta-feira, 06/11/2014 - 08:02
comentário(s)

O recadastramento de sócios para evitar inscrições irregulares antes das eleições presidenciais do Vasco pode ter sido inútil. Isso porque, além das 5.883 pessoas recadastradas no processo que terminou semana passada, outras 7.532 que não tiveram os seus dados atualizados aparecem em uma segunda lista de eleitores que também teriam direito a voto. Os documentos foram entregue às chapas candidatas, e a polêmica pode render ações na Justiça e causar novo adiamento do pleito, marcado para o dia 11 de novembro.

A posição oficial do Vasco, no momento, é que apenas os sócios que fizeram o recadastramento poderão ir às urnas na próxima terça-feira, mas o candidato Eurico Miranda usa sua força política no clube para articular, e a possibilidade é real de os nomes desta segunda lista também estarem aptos a votar. Dentro do clube, o medo é que esses sócios que não se recadastraram (incluindo beneméritos, benfeitores e associados que fazem parte do quadro do clube há mais de 20 anos) entrem na Justiça buscando os seus direitos para participarem das eleições.

Além disso, existe a suspeita de novas inscrições irregulares, já que a soma das duas listas atuais (sócios que fizeram, mais os sócios que não fizeram o recasdastramento) totaliza 13.415 pessoas, um número ainda maior em relação aos 13.294 entregues à Justiça em julho.

"Nós queremos as eleições no dia 11, como sempre temos feito, conforme prevê o estatuto. Mas nós queremos as eleições com base no que foi acordado. Foi gerada uma base de eleitores recadastrados, e apenas esses devem votar. Não existe isso da criação de uma segunda lista com sócios que não constam no recadastramento. Queremos um processo eleitoral limpo e correto", afirmou o candidato Julio Brant, em contato por telefone com o ESPN.com.br.

O departamento jurídico da chapa de Brant disse que já cogita entrar na Justiça para impugnar essa lista dos não cadastrados, busacando o que havia sido acordado antes. Após o adiamento da primeira data das eleições, que estava prevista para 6 de agosto, o vice-presidente geral do Vasco, Antônio Peralta, havia garantido que apenas quem fizesse o recadastramento poderia votar agora em novembro.

"O mais justo seria apenas os 7 mil sócios do recadastramento votarem. Todo mundo teve a mesma possibilidade de se recadastrar. Não podemos aceitar uma 'Euricada', ele toma a sua posição, faz bravatas e todo mundo põe o rabo entre as pernas", disse o candidato Eduardo Nery, que também analisa a lista dos não cadastrado e ameaça protocolar uma ação na Justiça nesta quarta-feira.

O recadastramento foi feito para acabar com as possíveis irregularidades no processo eleitoral. A principal desconfiança é sobre o chamado "mensalão", em que cerca de 3 mil pessoas de associaram ao clube em abril de 2013, levantando suspeitas sobre as candidaturas de Eurico e Roberto Monteiro. Os dois são acusados de serem os responsáveis pela "manobra".

Depois de muita polêmica, troca de acusações e brigas judiciais, hoje cinco candidatos estão inscritos para o pleito do dia 11 de novembro: Eduardo Nery (chapa "Vasco mais que um gigante"), Eurico Miranda ("Volta Vasco! Volta Eurico!"), Julio Brant ("Sempre Vasco"), Marcio Santos ("Vanguarda Vascaína") e Roberto Monteiro ("Identidade Vasco"). Durante esta semana, Nelson Rocha ("Vira Vasco") e Tadeu Correia ("Vasco passado a limpo") retiraram as suas candidaturas.



Fonte: ESPN.com.br