Basquete: Com ginásio principal em obras e Forninho insuficiente, Vasco pode mandar jogos no Club Municipal

Domingo, 01/06/2014 - 11:49
comentário(s)

O Vasco colocou inicialmente todas as suas partidas com mando de quadra no Torneio Carioca de basquetebol adulto para o ginásio do Forninho, em São Januário. A instalação tem diminuta capacidade para público, abrangendo apenas, no máximo, duzentos torcedores, embora a capacidade oficial divulgada seja de 400. E o primeiro jogo do Vasco em casa, realizado na noite desta sexta-feira (30/05), contra a UFRJ (vitória por 97 a 36), serviu como um teste para aferir a demanda de público.

E, após a vitória na estreia contra o Botafogo – quando cerca de duzentos vascaínos comparecerem em uma segunda-feira à noite em pleno ginásio de General Severiano para assistir à vitória por 90 a 61 -, o número de vascaínos que se dirigiram a São Januário para assistir ao jogo contra a UFRJ foi muito grande. Tanto que o ginásio superlotou, com torcedores até fora das arquibancadas, e, com a entrada franca, o clube teve que fechar os portões para a entrada de mais torcedores com a justificativa de que o ginásio já estava lotado.

Com esta prova de que a torcida vascaína pretende prestigiar em grande número este retorno do clube às competições de basquetebol adulto após sete anos de ausência, os dirigentes do basquete do Vasco já constaram a insuficiência do Forninho para receber partidas com boa demanda de público.

Ainda mais tendo em vista que a próxima partida com mando de quadra do Vasco é justamente contra o Botafogo, na primeira rodada do returno, no dia 21 de junho – dois dias depois, também em jogo inicialmente marcado para São Januário, o clube recebe a Associação Macaé de Basquete, pela última rodada do turno, em jogo adiado. Ambas as partidas estavam inicialmente marcadas para o Forninho, às 19h.

O Blog CRVG – Em Todos os Esportes apurou que o clube está estudando alternativas para sediar estas partidas de maior apelo, e o ginásio do Club Municipal, na Tijuca, surge como a principal alternativa, com negociações estando sendo levadas a cabo pelas diretorias dos dois clubes.

Ainda vale ressaltar que, infelizmente, tudo isto está acontecendo devido à interdição desde meados de 2011 do ginásio principal da Colina, que tem capacidade para cerca de mil torcedores, o que incorporaria tranquilamente a atual demanda dos vascaínos, que não chega a ser muito grande, mas o suficiente para deixar o Forninho inviável para grandes jogos. Partidas com menor apelo ainda podem ser mantidas para o ginásio secundário de São Januário, cuja reformulação foi entregue em 2011, quando foi rebatizado para Antônio Soares Calçada.

Quanto ao ginásio principal… O certo é que as obras já começaram no começo deste mês de maio. O antigo piso já foi retirado e a superfície cimentada e nivelada, e agora proceder-se-á à colocação do piso – será colocado pela Recoma – e à colocação de mantas no telhado deteriorado, que não será trocado. Além, é claro, do rejuvenescimento visual da instalação, que encontra-se imunda, com problemas em algumas partes da alvenaria e com a pintura deteriorada. Entretanto, o foco principal desta reforma não são os desportos de quadra e salão, mas as eleições para o Conselho Deliberativo do clube, que normalmente lá ocorrem. Desta forma, com a designação por parte da Junta Deliberativa do dia 06 de agosto para o pleito, espera-se que até esta data, para alívio dos esportes do clube, sobretudo do basquete e do futsal, ele seja entregue em plenas condições de uso esportivo.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes