Basquete: Campeões no Brasília, Marcellus e Diego Conceição dão toque de experiência ao time do Vasco

Domingo, 01/06/2014 - 03:19
comentário(s)

Após iniciar muito bem sua campanha no Torneio Carioca de basquetebol adulto, com duas vitórias elásticas (90 a 61 sobre o Botafogo e 97 a 36 ante a UFRJ), o Vasco tem boas notícias para a sequência da competição. O clube contará com dois reforços de peso acertados para a disputa dos dois meses de competição: os alas Marcellus, que pode jogar também como armador, e Diego Conceição, que também pode jogar mais dentro do garrafão – posição quatro. Ambos têm grande experiência no Novo Basquete Brasil e passagens pelo Vasco, além de virem de um importante título em seu clube anterior, o CEUB Universitário (DF).

Eles conquistaram de maneira invicta a importante Copa Brasil Centro-Oeste, que abrangeu seis equipes (em ordem de classificação: CEUB/DF, ABA/GO, UCDB/Dom Bosco/MS, APAB-Brasília-DF, Planalto-DF e Sinop-MT), e a final foi disputada em 27 de abril, em Goiânia/GO. Devido a esta conquista regional, a equipe do CEUB garantiu vaga na SuperCopa Brasil (envolve campeões regionais), que será disputada entre os dias 3 e 7 de junho em Brusque/SC.

Por isto mesmo, os atletas estão perdendo as três primeiras rodadas do Torneio Carioca. Eles também estão fora da partida pela terceira rodada, que acontece na próxima quarta-feira, com o Vasco visitando o ABIG/Jequiá. Os atletas chegam ao Rio de Janeiro no dia 08, um domingo, e a tendência é de que se apresentem ao treinador Christiano Pereira para treinar em São Januário no dia seguinte.

Além de, ao contrário dos jogadores constantes do elenco vascaíno no Torneio Carioca, estarem em forte ritmo de competição, também espera-se que a qualidade técnica de Marcellus e Diego faça diferença na competição a favor do Vasco. Além disto, eles têm a experiência de participar das principais competições do basquete nacional. Ambos também já jogaram por Tijuca e Flamengo.

Marcellus construiu toda a sua carreira nas categorias de base em São Januário, desde a categoria mirim (quando foi campeão Estadual em 2001) até o adulto, na qual disputou o Estadual nas duas oportunidades em que o clube teve times próprios, em 2005 e 2006. Em ambas ele, assim como boa parte dos times, era das categorias de base, sendo que em 2005, quando o Vasco foi eliminado apenas nas semifinais em um playoff duríssimo contra o Flamengo decidido apenas nos últimos minutos da terceira partida, ainda tinha 17 anos, sendo, portanto, infanto-juvenil.

Diego (atualmente com 27 anos), que é conhecido como Diego “Moleza”, não passou pelo Vasco nas categorias de base (jogou pelo Flamengo), mas jogou pelo clube neste ano de 2005, em que o Vasco, com um time predominantemente composto por atletas bem jovens, quase eliminou na semifinal um experientíssimo Flamengo com Oscar, Mingão, Gema e cia. Vale ressaltar que na terceira partida o Vasco liderou o placar durante boa parte do jogo, sofrendo a virada apenas no quarto período. Além, é claro, de uma belíssima vitória por 88 a 83 em partida disputada na Vila Olímpica de Caxias.

No Vasco, clube no qual Marcellus (hoje com 26 anos) ficou de 2001 a 2007 (em seu último ano de juvenil, o atleta se transferiu para o Flamengo), ele conquistou títulos como o Estadual nas categorias mirim (2001), infanto-juvenil (2005), juvenil (2005) e aspirantes (2006), além de várias convocações para seleções brasileiras de base e a participação ainda bem jovem do Estadual adulto tanto em 2005 quanto em 2006. Em todas estas conquistas e ao longo dos sete anos em que esteve em São Januário ele teve o treinador Christiano Pereira como orientador de sua formação como jogador de basquetebol.

Ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, Christiano, treinador da equipe adulta da Colina, explicou como essas duas peças podem vir para incrementar muito o potencial de sua equipe:

- É indiscutível a qualidade do Marcellus e do Diego. O Diego é um jogador que tanto joga externamente como internamente, tanto no ataque quanto na defesa. Um jogador com poderio ofensivo que é brincadeira. O Marcellus é um jogador que pode fazer tanto a função um quanto a dois, tem um corte muito rápido, é muito veloz; Com a qualidade que nós temos com o Ricardinho, Douglas e Bruninho, temos jogadores com essa qualidade de ocupar espaço e ter velocidade, eles só vêm para acrescer ainda mais.

Marcellus disputou três edições do NBB: 2008/2009, quando foi campeão pelo Flamengo, sendo reserva e jogando em média 5,85 minutos por partida, anotando quatro pontos por jogo; e 2011/2012 e 2012/2013, ambas pelo Tijuca. Nas aparições pelo clube da Zona Norte do Rio de Janeiro, ele disputava cerca de metade do tempo das partidas (18,2 e 22,5 minutos por jogo, respectivamente). Na última edição, terminada no ano passado, ele teve a boa marca de 9,6 pontos. Em 2011/2012, ele alcançou os playoffs pelo Tijuca.

Diego “Moleza” também disputou as duas últimas edições do NBB: 2011/2012 pelo Tijuca, alcançando os playoffs; e 2012/2013 pelo Joinville. Ele tem uma boa média na carreira pelo NBB: 7,9 pontos por partida, além de 3,7 rebotes e 17,8 minutos por partida.

Eles terão bastante tempo para treinar com a equipe e se entrosar, uma vez que só poderão estrear no dia 21 de junho, quando o Vasco enfrenta o Botafogo, com seu mando de quadra (local a confirmar). Com a chegada deles, o elenco do Vasco, que já tem boas peças e vem apresentando bons resultados neste começo da competição, se torna ainda mais favorito para a conquista deste torneio, que é secundário no calendário do basquetebol do Rio de Janeiro. A expectativa que é fica é sobre este time, com mais alguns reforços pontuais, disputar o Campeonato Estadual no segundo semestre, contra clubes como Flamengo e Macaé, que disputam o NBB.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes