Remo: Marcos Oscar e Renato César são convocados para a seleção olímpica que disputará competições na Europa

Domingo, 01/06/2014 - 12:31
comentário(s)

A Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Remo (CBR) convocou esta semana 19 atletas da Categoria Olímpica para compor a equipe que irá disputar a temporada internacional na Europa, a partir de junho. Foram chamadas as guarnições que alcançaram melhor nível técnico no processo de qualificação interna ocorrido no início de maio, no Rio de Janeiro, em barcos Dois Sem (2-), Double Skiff (2x) e Quatro Sem (4-) masculinos, e Single Skiff (1x) feminino.

Anderson Nocetti e Ailson Eráclito, do Botafogo (RJ), e Allan Bitencourt e Leandro Tozzo, do União (RS), obtiveram o índice no Dois Sem, disputado por outras três guarnições. Atletas dos dois clubes garantiram presença também no Double Skiff Peso-Leve, com os alvinegros Emanuel Borges e Guilherme Gomes, e os gaúchos Evaldo Becker e Ronaldo Vargas. Diego Nazário, do Botafogo, e Willian Giaretton, do Flamengo, formam a terceira dupla convocada.

Para compor o Quatro Sem foram chamados todos os que participaram da qualificação: Marcos de Oliveira e Renato Cesar de Azevedo, do Vasco, João Hildebrando e Thiago Almeida, do Flamengo, e Celio Amorim, do Botafogo.

Todas as atletas do feminino também atingiram o nível estabelecido, com Vitória Blanes, do Pinheiros (SP), juntando-se às rubro-negras Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso na categoria Peso Leve, e Bianca Miarka, do Botafogo, como única representante na categoria aberta.

A primeira competição prevista é a II Etapa da Copa do Mundo, de 20 a 22 de junho, em Aiguebelette, na França, para a qual também foram convocados quatro para-remadores. Menos de um mês depois acontece a última etapa, em Lucerne, na Suíça, de 11 a 13 de julho. Principal competição do ano, o Campeonato Mundial de Remo Sênior e Peso-Leve será entre 24 e 31 de agosto, em Amsterdam, na Holanda.

Guilherme Gomes, Beatriz Cardoso e Vitória Blanes, todos com 19 anos, são os únicos da equipe Olímpica com idade para disputar também o Mundial Sub-23, em Varese, na Itália, de 23 a 27 de julho. Único remador brasileiro a competir em quatro Olimpíadas, Anderson Nocetti, de 40 anos, é o veterano da equipe, que tem média de idade de 29 anos (30 no masculino e 25,5 no feminino).

Apesar de a maioria dos convocados remar no Rio de Janeiro (sete no Botafogo, cinco no Flamengo e dois no Vasco), Santa Catarina é o estado com mais atletas na Seleção: seis, todos treinando em clubes cariocas. Em seguida vêm os gaúchos, com quatro remadores do União, de Porto Alegre, um a mais que o total de cariocas. Amazonas, Brasília, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e São Paulo têm um representante cada (Bianca Miarka nasceu na Alemanha).

Fonte: CBR