Basquete: Vasco volta a ter time adulto após 7 anos, já treinou e estreia no Torneio Carioca na 2ª-feira contra o Botafogo

Quarta-feira, 21/05/2014 - 06:37
comentário(s)

O que parecia um sonho impossível na atual realidade do clube, agora é algo concreto: o Vasco vai ter um time adulto para a disputa do Torneio Carioca, o Cariocão 2014. A equipe se apresentou na noite desta terça-feira em São Januário e realizou uma série de exercícios na Sala de Musculação Eduardo (Pai) Santana, comandados pelo preparador físico Marcelo Mascarenhas.

Com o tempo escasso, o time só terá essa semana para treinar, já que a estreia é na próxima segunda-feira no clássico contra o Botafogo, em General Severiano. Logo depois, na sexta-feira, o Vasco jogará sua primeira partida em casa, possivelmente no Ginásio do Forninho, em São Januário, contra a equipe da UFRJ.

Vale lembrar que o Torneio Carioca é um campeonato alternativo, que, por exemplo, não terá a presença do Flamengo e a segunda força atualmente no esporte no Rio de Janeiro, o Macaé atuará com uma equipe sub-23. Para o Vasco é o primeiro passo para tentar rumar voos mais altos, honrando toda a história de glórias do clube no esporte. O objetivo é que com uma boa campanha no Cariocão, o clube consiga investidores para bancarem o time adulto para a disputa do Campeonato Estadual que acontecerá no segundo semestre, no qual o rival Flamengo venceu nos últimos 9 anos.

A última vez em que o Vasco teve uma equipe adulta de basquete foi em 2007, em parceria com a BRB e Universo, na qual foi vice-campeão Estadual. Com time próprio, sem parcerias havia sido somente em 2006 com grande parte da equipe sendo juvenil.

Com exclusividade para o CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador Christiano Pereira falou da importância do Vasco ter uma equipe adulta. Para ele é a realização de um sonho e que também acrescentará bastante para a base que terá um espelho a partir de agora.

- Primeiramente é a realização de um sonho da gente, que a gente voltasse a ter uma referência em nível de adulto no clube, até para os atletas da base. Eu mesmo que fui técnico do adulto nos dois últimos anos da existência da equipe, ser novamente lembrado para voltar a esse projeto, para mim não tem coisa melhor. A gente espera poder dar ritmo e qualidade a equipe o mais rápido possível, o campeonato está na bucha para começar e quanto antes a equipe entrar em um ritmo bom, a gente vai poder colher os bons resultados – explicou o treinador.

Segundo o comandante, a equipe é de muita qualidade técnica e tem tudo para poder brigar pelo título, porém sabe que o time terá dificuldades nos primeiros jogos devido a falta de condicionamento físico ideal e pouco tempo para trabalhar taticamente.

- Esse time tem muita qualidade. Acredito que tenhamos um pouco de dificuldade no início em partes de termos físicos e tática, devido à montagem do time em cima da hora do campeonato. Físicos porque a maioria não vem da sua melhor forma, não está em atividade há um tempo, mas são jogadores de muita qualidade técnica e alguns deles conhecedores das tradições do Vasco, por terem passado nas categorias de base aqui. A partir do momento que começarmos a trabalhar, eles em forma tanto fisicamente quanto taticamente a equipe se encontrando, temos tudo para entrarmos bem e sairmos campeões dessa competição – frisou.

O Cariocão terá a participação de somente cinco equipes. Além do Vasco, também participarão: Botafogo, UFRJ, Abig/Jequiá e Macaé. O torneio terá dois turnos, todos enfrentando todos em ida e volta, e os quatro primeiros colocados estarão classificados para as semifinais.

Confira abaixo todos os jogos do Vasco no Cariocão 2014:

26/05 – Botafogo x Vasco da Gama – Local: General Severiano
30/05 – Vasco da Gama x UFRJ – Local: São Januário
04/06 – Abig/Jequiá x Vasco da Gama – Local: Jequiá
18/06 – Vasco da Gama x Macaé – Local: São Januário
21/06 – Vasco da Gama x Botafogo – Local: São Januário
25/06 – UFRJ x Vasco da Gama – Local: São Januário (A UFRJ tem o mando, mas jogará no Vasco)
04/07 – Vasco da Gama x Abig/Jequiá – Local: São Januário
09/07 – Macaé x Vasco da Gama – Local: Macaé

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco