Leonardo Gonçalves fala sobre as eleições do Vasco

Quarta-feira, 21/05/2014 - 07:08
comentário(s)

ELEIÇÕES NO VASCO

EXCLUSIVO PARA CapA-A-CapA ESPORTES e para a FAN PAGE DA REVISTA OLHO VIVO

LEONARDO GONÇALVES, PRESIDENTE DA CRUZADA VASCAÍNA, FALA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE SEU GRUPO NESTE CONTURBADO PROCESSO ELEITORAL, EM SÃO JANUÁRIO: " VAMOS DISPUTAR A ELEIÇÃO " - GARANTE ELE. " A CRUZADA NÃO ESTÁ PAGANDO A MENSALIDADE DE NENHUM ASSOCIADO VASCAÍNO " - AFIRMA O LÍDER DA CHAMADA "MINORIA" DO CONSELHO DELIBERATIVO DO VASCO.

"Luiz; gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa dessa série de entrevistas com personalidades vascaínas com o objetivo de informar a enorme massa cruzmaltina espalhada pelo Brasil".

Obrigado, Leonardo. Por favor, responda-me: A CRUZADA VASCAÍNA teve um período administrativo inteiro do Presidente Roberto Dinamite para ocupar a vanguarda da oposição, no Vasco, porque era e, ainda, é O ÚNICO BLOCO OPOSICIONISTA OFICIAL DO CLUBE. No entanto, verificamos que isto não aconteceu devido ao fato de vários outros grupos de oposição terem se formado, com o lançamento, até agora, de quatro candidaturas intituladas como oposicionistas. Por que A CRUZADA VASCAÍNA cedeu todo este espaço para que outros, rotulados como opositores, hoje, preencham os espaços da mídia com seus clamores contrários a situação que, na verdade, em face do fracasso presidencial, nem chapa tem inscrita para concorrer ao próximo pleito, enquanto não se ouve (ou muito pouco se escuta) comentar sobre ações políticas opositoras desta CRUZADA VASCAÍNA?

"Discordo dessa afirmação e por isso é tão importante colocar as coisas em seus devidos contextos. O Conselho Fiscal, onde temos presença significativa, fez um trabalho memorável. Seus membros se despiram de vaidade e, sem posicionamento politico, fiscalizaram, com afinco, as contas da administração Dinamite, o que culminou com a tetra reprovação dessas contas. Infelizmente, no Conselho Deliberativo, temos apenas 10% dos membros e, mesmo diante dessa dificuldade numérica, nos fizemos presentes em todas as reuniões, ao contrário das duas oposições anteriores (2001-2008, 2008-2011). Pedimos inúmeros esclarecimentos, na tribuna do Conselho Deliberativo, como, por exemplo, sobre as denúncias no futebol da base (feitas por um conselheiro da situação); cobramos que o Conselho Fiscal fosse respeitado e que seu parecer de reprovação das contas deveria ser acatado pelo Deliberativo; pedimos a renúncia do Dinamite na reunião seguinte ao segundo e vergonhoso rebaixamento e, recentemente, entramos com um pedido de destituição do Presidente e do Vice Presidente Financeiro em virtude do não cumprimento da publicação do balanço de 2013, conforme instruções da Lei Pelé. Uma pena que nossos pleitos não encontraram eco no resto do Conselho, inclusive nos demais grupos que se denominam oposição e naquele do atual Presidente do Conselho de Beneméritos (NOTA DA EDITORIA: Leonardo Gonçalves se refere a EURICO MIRANDA) que contribuiu para que todos esses fatos passassem pelo Conselho Deliberativo sem que fossem apurados fazendo com que, em alguns momentos, soassem como uma "dobradinha" responsável pelo péssimo momento que o Vasco vive".

LEONARDO: A CHAPA DA CRUZADA PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO; ELA JÁ EXISTE DE FATO E DE DIREITO?

"Nunca houve dúvida sobre isso. Vamos disputar a eleição".

HÁ UMA COLIGAÇÃO VERDADEIRA ENTRE A CRUZADA COM MEMBROS DA SITUAÇÃO?

" Primeiro é bom lembrar que, hoje, em todos os grupos - sem exceção -, existem pessoas que participaram das últimas administrações do clube (Eurico e Dinamite). Sendo assim, há de se fazer uma separação entre pessoas que tiveram atuação relevante, dentro dessas administrações, contribuindo para o atual estado que o clube vive e pessoas que ajudaram o Vasco, muitas vezes, sacrificando suas vidas pessoais e profissionais. Em relação ao primeiro grupo, definitivamente não se credenciam para administrar o Vasco da Gama, pois já se mostraram incompetentes para lidar com o clube. Quanto ao segundo, existem pessoas muito qualificadas, com muita vontade de trabalhar dentro de uma gestão competente. É engraçado que, no Vasco, as pessoas pedem muito pela união do clube mas sempre sinalizam, com ranço e revanchismo, em qual grupo determinado vascaíno participou. Precisamos de mudança, por isso estamos preocupados se a pessoa é capaz, competente e alinhada com o que entendemos ser o melhor modelo de gestão para o Vasco: uma administração moderna, sem nepotismo, séria, transparente e sem políticos na presidência. Quem quiser vir nessa direção, será muito bem-vindo".

QUE GRUPO É ESTE CHAMADO DE "TURMA DO CLUBE COMERCIAL" DO QUAL VOCÊ FARIA PARTE?

" Desconheço. Hoje, faço parte da Cruzada e estamos construindo uma chapa com outros grupos, como o grupo do Jorge Salgado, o "Pró Vasco" e alguns que nesse momento ainda não posso anunciar".

VOCÊ SERÁ CANDIDATO OU ESTÁ NEGOCIANDO UMA VICE-PRESIDÊNCIA, COMO ANDA SENDO COMENTADO EM SÃO JANUÁRIO?

" Estamos construindo alianças para trazer a mudança ao Vasco. Qualquer nome escolhido pra representar a chapa vai ter que se comprometer com o modelo de gestão citado anteriormente. Em relação a negociar, desconheço. Caso a nossa chapa entenda que eu, ou qualquer associado da Cruzada, seja responsável pela presidência ou por alguma vice-presidência, estamos preparados para dar conta do recado e administrar o Vasco como ele merece. Somos um grupo qualificado, com vascaínos que sabem como e querem mudar o Vasco".

LEONARDO GONÇALVES: O OTÁVIO GOMES NOS CONCEDEU UMA ENTREVISTA NA QUAL ELE CITA UM "MENSALINHO" DA CRUZADA; VOCÊS, TAMBÉM, ESTARIAM PAGANDO SÓCIOS PARA VOTAREM NUMA POSSÍVEL CHAPA DA CRUZADA VASCAÍNA, CASO SEJA, MESMO, CONCRETIZADO O SEU LANÇAMENTO?

" Respeitamos o Grande Benemérito Otávio Gomes mas, definitivamente, a Cruzada não está pagando a mensalidade de nenhum associado vascaíno".

LEONARDO: VOCÊ ANDOU MANTENDO ENCONTROS COM O GRUPO DO PEDRO VALENTE, DO HÉRCULES FIGUEIREDO, DO JORGE SALGADO. ESTA TENTATIVA DE COLIGAÇÃO, COM ESTE GRUPO, NÃO DEU CERTO?

"Ainda é cedo pra dizer se deu certo ou não; afinal, ainda estamos mantendo os encontros e os diálogos com esses importantes grupos. Os encontros serviram para que estes grupos passassem a compreender aquilo que, do nosso lado, compreendemos. Todos eles são formados por pessoas íntegras e espero que estejamos todos juntos na luta pela recuperação do Vasco".

LEONARDO GONÇALVES: COM ESTA INDEFINIÇÃO DA CRUZADA, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, VOCÊ NÃO TEME FICAR FORA DO PROCESSO POLÍTICO DO VASCO A PARTIR DO PRÓXIMO MANDATO PRESIDENCIAL?

" Não existe indefinição. Nosso receio é o Vasco se apequenar, ainda mais, e ficar impossível sair dessa crise. Por isso, estamos trabalhando para reunir o máximo de pessoas capazes de mudar os rumos do Vasco da Gama, conosco, e recolocá-lo no papel de protagonista do futebol internacional. Esse é um processo naturalmente complexo e um pouco mais demorado".

LEONARDO: O MÁRIO PIRAGIBE, QUE ERA, PROVAVELMENTE, O NOME DE MAIOR TRADIÇÃO DENTRO DO GRUPO PRESIDIDO POR VOCÊ, ABANDONOU, DE VEZ, A CRUZADA? SE ISTO ACONTECEU, QUAL FOI O MOTIVO?

" Essa pergunta deve ser feita diretamente para o Dr. Piragibe. Sou amigo dele e nos falamos constantemente. Além disso, a Cruzada Vascaína o respeita e o admira. Em todo caso, somos um grupo democrático, com aproximadamente 150 membros, que cresce cada dia mais e tanto ele quanto qualquer outro associado da Cruzada tem o direito de seguir o caminho que julgar ser o melhor".

QUEM VOCÊ CONSIDERA, DENTRE OS CANDIDATOS OFICIAIS À PRESIDÊNCIA DO VASCO, AQUELE QUE, SE GANHAR, SERÁ, REALMENTE, UM "DESASTRE" PARA O FUTURO DA AGREMIAÇÃO?

" Até agora, nenhum possui condições de resolver o problema do Vasco. O ex-presidente passou 8 anos à frente do clube, numa época que tinha mais disposição e mais apoio; agora, está isolado. Vai resolver? Os demais, são políticos e tiveram papel determinante na caótica e ruim administração Dinamite".

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FOCALIZAR, NESTA ENTREVISTA, QUE NÃO LHE FOI PERGUNTADO?

"Gostaria de falar dos projetos da Cruzada; assunto raro nessa eleição. O Vasco, para sair dessa situação, precisa de mudança, de um plano consistente e de pessoas qualificadas para tocá-lo. Convido os vascaínos a acessar o nosso site www.cruzadavascaina.com.br para nos conhecer e também nosso plano de gestão no link http://issuu.com/cruzadavascaina/docs/plano_de_governo_v6

Fonte: Facebook Olho Vivo/Revista CapA-A-CapA ESPORTES