Basquete Base: Sub-14 do Vasco vence o Jequiá e fará jogo decisivo contra o Botafogo na 6ª-feira

Quarta-feira, 11/09/2013 - 09:54
comentário(s)

A equipe sub-14 de basquete do Vasco da Gama alcançou um resultado importante no final da tarde desta segunda-feira (09/09). Lutando para se classificar às semifinais do Campeonato Estadual, os meninos da Colina venceram o Jequiá por 49 a 40, em partida realizada no ginásio da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ), em virtude de que o ginásio principal de São Januário está interditado desde dezembro de 2011. O Vasco tem três vitórias e quatro derrotas na competição.

Flamengo, Fluminense e Tijuca possuem as três melhores equipes da competição e se classificarão às semifinais (apenas seis equipes disputam a competição) com as três primeiras colocações. O Vasco briga diretamente com o Botafogo pela última vaga nos playoffs, e a partida entre eles, a ser realizada no ginásio de General Severiano, decidirá quem avança, a não ser que algum dos dois vença algum dos três primeiros, o que é muito difícil.

A importantíssima e decisiva partida contra o Botafogo acontecerá na próxima sexta-feira (13/09), às 17:30h. Para ainda ficar à frente do Alvinegro, os vascaínos podem perder por até três pontos de diferença, uma vez que venceu por quatro pontos no turno, na ABVRJ (59 a 55) - o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Num improvável caso de derrota pelos mesmos quatro pontos, o Vasco possui vantagem no saldo de cestas no Campeonato. Caso vença por mais de quatro pontos, o Botafogo ultrapassa o Vasco, que teria que vencer o Tijuca ou o Fluminense nas últimas rodadas para se classificar, o que é improvável diante da superioridade do adversários. Todo este quadro é vislumbrado contando com uma vitória alvinegra sobre o Jequiá nesta quarta-feira (11); em caso de derrota, o Vasco já garante vaga nas semifinais.

A partida desta segunda-feira entre Vasco e Jequiá foi bastante equilibrada desde o começo, e o Gigante da Colina abriu vantagem no final. O cestinha vascaíno foi o armador Valquecio, que anotou 13 pontos. Além dele, também se destacou pelo lado vascaíno o pivô William, que fez uma excelente partida e mostrou muita disposição.

Como um lance-chave da partida, o armador Thiaguinho (de 12 anos, ou seja, bem abaixo do limite da categoria) converteu um arremesso de três pontos, sua especialidade, nos minutos finais, o que fez o Vasco abrir vantagem. Após isto, os comandados do treinador David Gaglianone souberam administrar bem a boa diferença na pontuação até o final.

Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-14:

10/04 - Vasco da Gama 34 x 48 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 59 x 55 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
05/05 - ABIG/Jequiá 40 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
08/05 - Vasco da Gama 33 x 67 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 51 x 45 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/08 - Flamengo 71 x 30 Vasco da Gama (local: Gávea)
09/09 - Vasco da Gama 49 x 40 ABIG/Jequiá (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - 17:30h: Botafogo x Vasco da Gama (local: General Severiano)

Fonte: CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco