Futsal Base: Sub-10 e Sub-12 do Vasco goleiam e avançam à final do Carioca da SLFR

Sexta-feira, 02/08/2013 - 16:10

Na noite desta quinta-feira (01/08) uma sensação tomava conta de todos do futsal vascaíno: a sempre maravilhosa de estar em casa. Após o retorno aos treinos nas quadras externas de São Januário já há algumas semanas, a noite de ontem marcou o retorno dos jogos oficiais à quadra 3 do complexo de quadras cobertas. E, com a nova pintura de todo o local, com um marcante rejuvenescimento estético, os vascaínos fizeram valer o mando de quadra e golearam. As categorias sub-10 e sub-12 do Gigante da Colina venceram nos jogos de volta pelas semifinais do Campeonato Carioca da Super Liga Futsal Rio (competição denominada oficialmente de Copa Élio Lopes de Carvalho) e avançaram à final das competições, que são sub-11 e sub-13, mas o Vasco opta por utilizar seus jogadores de primeiro ano de categoria para dar rodagem à equipe visando em breve colocá-los nos campeonatos da Federação. Em ambas, o Vasco, por ter melhor campanha, joga o segundo jogo em casa: a ida será no sábado e a volta, no domingo, em São Januário. Os vascaínos podem levantar o troféu em casa, embora o adversário seja uma incógnita. Uma chave semifinal era entre equipes da cidade do Rio de Janeiro, e outra do Sul e Oeste Fluminense. As equipes que vieram desta chave são desconhecidas pelos vascaínos, mas, como já é tônica em toda a competição, o Vasco enfrentará times mais fortes fisicamente e mais velhos, uma vez que, ao contrário do adversário, joga com jogadores de primeiro ano.

Os meninos de primeiro ano do sub-11 tiveram problemas no começo do jogo: a equipe do MR Esporte e Lazer já abriu no começo da partida o placar de 2 a 0. Entretanto, os vascaínos não se desesperaram: num chute de longe após boa reposição do goleiro Yuri, Hugo diminuiu o placar. Após isso, o pequeno vascaíno Juan "Batatinha" começou a dar seu show. Com golaços, belíssimos dribles e belos passes para os companheiros, o garoto marcou nada mais, nada menos do que quatro gols. Marcando dois gols, o jogador já levou sua equipe para o intervalo com o placar de 3 a 2. No segundo tempo, só deu Vasco: além de mais dois gols de Juan, Caio também deixou sua marca. Final de jogo: Vasco 6 a 2. Na ida, também vitória vascaína: 5 a 3. Na final, a equipe enfrenta o Paraíba Futsal Sul.

Mostrando que é o "Time da Virada", a vitória do sub-12 também foi conquista após sair atrás do placar. O Jacarepaguá Tênis Clube abriu 1 a 0, mas o vascaíno Henri empatou com um belo chute de média distância. Henri, aliás, foi o grande destaque do Gigante da Colina na partida, anotando três tentos. Guilherme PEC e Juninho fecharam o placar: 5 a 2, uma vez que, após abrir 5 a 1, o Vasco marcou um gol contra no final da partida. A partida de ida já tinha sido vencida pelo Vasco por 5 a 3. Na final, o adversário será o Real.

Treinador da equipe de primeiro ano do sub-13 e auxiliar e preparador físico da equipe de segundo ano nos campeonatos da Federação, Gabriel Perdigão conversou com exclusividade com a equipe do Blog CRVG - Em Todos os Esportes. Ele frisou as dificuldades que uma equipe sub-12 enfrenta numa competição sub-13, mas ressalta que os vascaínos vão com tudo buscar o título da competição:

- Estamos numa superação, nosso time é todo de primeiro ano. O campeonato é todo de sub-13, entramos com o time todo de sub-12, preparando os garotos para o ano que vem. Aliás, acho que a gente está preparando até para este ano, nem para o ano que vem. Acho que eles já estão prontos neste ano. Para a gente está sendo o maior orgulho trabalhar com esses garotos, estão vindo numa superação. Chegamos até aqui e vamos para dento do título, para dentro dos caras. Sabemos que o time adversário é mais forte fisicamente do que o nosso, a gente tem um jogo difícil na casa deles, mas a gente vai se superar e, se Deus quiser, trazer mais um título para cá - enfatizou Perdigão, ao blog.

Agora, os vascaínos têm apenas um dia de treinamentos visando à grande decisão decisão: na noite desta sexta-feira, os meninos treinam em São Januário. Já no sábado, viajam para o Sul do Estado para depois retornaram para a disputa dos jogos de volta da final, na Colina Histórica.

Vale lembrar que a SLFR é uma entidade que organiza competições de segundo porte no Rio de Janeiro, atrás da Federação (FFSERJ). O Campeonato organizado pela Federação reúne as principais equipes do estado; na SuperLiga, que envolve equipes de menor porte, o Vasco opta por utilizar para dar rodagem aos jogadores de primeiro ano para que entrem bem nos campeonatos da Federação posteriores. Dos grandes clubes de futsal do Rio, apenas o Vasco lança mão desta estratégia.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes