Peralta relembra título brasileiro de futsal em 2000 e fala sobre certidões

Quarta-feira, 31/07/2013 - 00:15

O programa "Só dá Vasco" recebeu na noite desta terça-feira (30/07) Antônio Peralta, primeiro Vice-Presidente Geral e de Comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama. Na oportunidade, o dirigente relembrou o título da Liga Nacional de Futsal conquistado em 2000 e falou sobre o atual momento vivido pelo Gigante da Colina.

Confira a transcrição da entrevista:

Titulo de 2000

"Um fato marcante na minha trajetória no Vasco foi em 2000, quando ganhamos a liga nacional de futsal. Começamos os trabalhos em 1998, e em 2000 a gente viu o resultado. Foi a melhor equipe no mundo de futsal. Realmente, foi um momento mágico nessa grande época do Vasco da Gama, onde tivemos um patrocínio importante, que nos possibilitou alcançar essa conquista com muito trabalho. Eu sou defensor do futsal, do esporte que traga retorno ao clube. Qual é o melhor produto como o Vasco? É jogador, que dá retorno. E o futsal é o grande formador e manancial. Meninos com 7,8 anos com habilidade e muita inteligência. E com isso, nós fizemos um trabalho, onde conseguimos colocar no Vasco Pedrinho, Felipe, Helton... Ficaria meia hora só falando os milhares de jogadores que começaram no campo e puxamos para o futsal. Nós fomos no Atlético-MG, pegamos o Euller, Manoel Tobias, fizemos isso com outros times, jogadores importantíssimos e com muita qualidade. O que eu mais desejo é voltar a um tempo onde que a gente possa reviver isso tudo, foram muitos grandes times dessa modalidade. Hoje temos Falcão e outros jogadores que são de grande qualidade. Quando se coloca um grupo com aquela qualidade que colocamos, faz com que todo mundo queira jogar no Vasco. E foi um tempo extraordinário".

Futsal atual

"Reviver a fase do futsal é um grande sonho meu e de qualquer vascaíno de verdade. Nós estivemos em um momento tão difícil que tivemos que começar tudo do zero, só podíamos gastar no futebol que é o carro chefe. O que queremos é voltar a ter grande visibilidade e trabalhar com o futsal, para que tenhamos um retorno a mais para o clube. O Maracanãzinho entupia com o futsal e com outros esportes. Já conquistamos títulos importantíssimos nesses esportes. Temos que priorizar os esportes que dêem mais retornos ao clube imediatamente, e depois do futebol, o futsal é a prioridade. Pedimos paciência aos nossos vice-presidentes, pois cada um briga pelo seu setor, mas a geente aos poucos vai ajudando as coisas. O Ricardo Leon é um excelente dirigente e vascaínos. Estou totalmente de apoio a ele e espero que consiga montar um bom time em breve".

Fase do Vasco atual

"O campeonato está demonstrando um equilíbrio muito grande entre as equipes. Do último para o primeiro, não tem aquela diferença. Essas duas vitórias que tivemos foram ótimas, mas temos que continuar pontuando e vencendo para que a gente possa conquistar o nosso espaço, que é lá no topo. A administração do Roberto, que muitos criticam, conseguiu recuperar a auto-estima do torcedor ao subir pra primeira divisão. Em todas os anos, estivemos brigando lá em cima. Em um ano, deram o titulo para o Corinthians. Até guardo o jornal com a camisa puxada do Diego Souza, que o jogador do Flamengo puxou e a arbitragem nos prejudicou. Ganhamos a Copa do Brasil e ano passado também fomos bem. Não brigamos pra cair. E quase chegamos. O Roberto tem sofrido e trabalhado muito. Hoje mesmo foi pra Brasília. Quase não consigo falar com ele, é trabalho e trabalho. Ele tentando a parte política e sabe muito mais do que eu. É muita injustiça dizer que ele não está fazendo nada, que não está trabalhando. Quero mostrar as pessoas o que é praticar a coisa justa ou injusta. Tem pessoas que botam a política acima da necessidade da instituição. O que precisamos é que apareçam ótimos grupos, como o 'Vasco Divida Zero', para que a gente tenha mais ótimos resultados. Falta a Fazenda Nacional liberar as certidões, estamos fazendo tudo para que seja pago e a gente esteja em dia. Tá todo mundo na linha de ajudar o clube. Hoje a gente busca isso, o discurso das pessoas já são outros. Por que liberaram o Flamengo e não liberam o Vasco? Isso tem que ser explicado. Alguém tem que ser explicado".

Convocação

"Peço ao nosso sócio e aquele amante do Vasco: "Vamos dar as mãos e contribuir para que o Vasco saia dessa crise e volta ao seu lugar. Tenho certeza que a Fazenda Nacional vai ter um bom senso e irá fazer um acordo com o clube. Nós devemos e temos que pagar, mas se bloquear as receitas, não vamos pagar nunca, temos que trabalhar pra pagar. Peço ao nosso associado que ajude a gente e faça a diferença. Estamos administrando dividas que são de longa data. Alguns fugiram, mas nós estamos lá com Fé em Deus e vamos buscar dias melhores para o Vasco".

Fonte: Só Dá Vasco