Juvenil: Confira entrevista com o atacante vascaíno Caio Monteiro

Domingo, 10/02/2013 - 06:28

O atacante Caio Monteiro, do juvenil, foi um dos convidados do programa 'Só dá Base' da última quarta-feira (06/02). O jovem de 15 anos foi o artilheiro do Vasco na primeira competição que disputou na nova categoria, a Copa Promissão.

Durante sua participação no programa, o centroavante relembrou seu início no futebol, revelou suas características , contou que torce pelo retorno de Thiago Mosquito, elogiou o técnico Cássio, avaliou seu desempenho na última competição e deixou uma bela mensagem para a torcida vascaína.

Confira a entrevista concedida por Caio Monteiro ao Só dá Base:

Quando você chegou ao Vasco?

"Eu cheguei no Vasco em 2005. Eu jogava em escolinha e num certo dia meu pai chegou para mim e disse que eu iria fazer um teste no Vasco. Entrei na escolinha do Vasco e fiquei na escolinha até 2006. Foi quando me chamaram para fazer um teste. Eu fiz e passei. Estou no Vasco até hoje com muita alegria e muita vontade. Vestir essa camisa para mim hoje é a maior felicidade da minha vida".

Como tem sido sua trajetória no Vasco?

"Eu fui artilheiro em todas as competições. Em todas as competições que disputei, eu fui o artilheiro do Vasco. Para mim a competição que mais marcou mesmo foi o Campeonato Carioca 96 de 2011. Eu era reserva do Mosquito, mas sempre que entrava marcava dois ou três gols. Para mim foi a artilharia que eu mais gostei".

Qual seu segredo para chegar numa nova categoria sempre arrebentando?

"Eu quando estou jogando com atletas da minha idade eu tenho que dar mais do que todos, pois só de estar jogando com uma categoria é um privilégio. Quando eu estou numa categoria acima procuro mostrar o motivo que me fez conseguir estar ali. Eu me dedico o máximo para chegar lá e fazer os gols para dar a vitória para o Vasco".

O Thiago Mosquito pode voltar ao Vasco em breve. Você acha que consegue jogar ao lado dele? Dá para o Vasco jogar com vocês dois?

"Dá sim. Nós já jogamos juntos em 2011. O Mosquito voltanto não será bom só para ele, mas também para o Vasco, para a torcida vascaína. A minha característica e a do Mosquito é totalmente diferente. A gente forma uma dupla de ataque seria bom para gente e bom para a torcida do Vasco. Se ele voltar, vamos dar muitos títulos para a torcida do Vasco".

Quais são suas características?

"Minha característica dentro de campo é fazer gol. Eu gosto de jogar mais perto da área. Sou aquele atacante que gosta de fazer gol. Fico ali perto da área esperando a boa, esperando a bola chegar no meu pé para matar. Eu posso não ser o jogador brilhante, que joga muito durante a partida, mas quando a bola sobra, eu procuro fazer".

Como você se prepara ao longo da semana para jogos importantes?

"Minha preparação é o descanso. O descanso hoje é a base de tudo. Se tem jogo no dia seguinte, eu não vou para balada ou festa, fico em casa repousando. Descanso minhas pernas, coloco minhas pernas para o alto...É assim que eu me preparo. Procuro ter foco no jogo sempre".

Em quais jogadores você se inspira?

"No momento eu me inspiro no Fred, pois é um jogador matador. Em termos competitivos e de Vasco é o Dedé. Ele tá mal, mas é um ídolo que tenho".

Como foi você avalia o desempenho do time na Copa Promissão?

"A gente não foi muito bem na última competição agora. Podemos render mais e vamos voltar agora para se preparar para a Copa Rio".

Como você avalia seu desempenho?

"A minha competição foi boa. Eu joguei bem. Só em dois jogos que não fui bem, mas é normal por estar subindo de categoria. Acabei sentindo um pouco, mas acho que fui bem sim e ajudei bastante a equipe".

Você iniciou sua trajetória no Futsal. O que você mais aprendeu no Futsal?

"Eu aprendi muita coisa. Quando eu cheguei no Vasco não sabia dar nenhum passe direito, aquele passe forte e técnico. Eu não sabia, assim como a parte tática e a velocidade. Mas o futsal me ensinou bastante. É um esporte importante para todo atleta, pois você aprende a dominar uma bola, a dar passe, adquire velocidade. O Futsal é muito importante para todo mundo".

O que representa o Vasco para você? O que poderia falar sobre a estrutura do clube?

"A importância do Vasco para mim não é só no futebol, mas também no estudo. Todo atleta tem que ter estudo e o que Vasco faz ali é muito bacana. Ele tem uma escola para os atletas, ela está sempre a nossa disposição. Tem refeitório, tudo. Isso é fundamental para mim. O Vasco está de parabéns nesses aspectos e espero que ele continue assim. O estudo é importante para todo atleta da base".

Qual sua expectativa para essa temporada?

"Minha expectativa é a de ser campeão de tudo. Inicio todo ano com o pensamento de ganhar tudo que disputar. No juvenil não vai ser diferente. Vamos trabalhar muito forte nesse ano para chegar forte na Copa Rio, no Brasileiro e no Estadual. Vamos com tudo".

Como você recebe os elogios do Cássio, técnico do juvenil, e o que poderia falar sobre sua relação com ele?

"Com certeza. Eu recebo elogio do Cássio não só como treinador, mas como elogio de um pai e um amigo. Não sou só atleta dele, mas sim muito amigo dele fora de campo. Receber elogios de um grande jogador que foi o Cássio para o Vasco, pela própria Seleção Brasileira, é muito bom".

Quem mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

"Não deixe de amar seu clube, pois ele é maravilhoso. Apoie o time em qualquer circurstância. Na vitória ou na derrota, nunca deixe de amar o Vasco".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Caio Monteiro, atacante do Juvenil do Vasco


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco (texto), Blog de Base (foto)