Juvenil: Confira entrevista com o meia Bruno Cosendey

Sexta-feira, 08/02/2013 - 08:23

A temporada de 2013 começou da melhor maneira possível para o meio-campo Bruno Cosendey. Um dos grandes destaques do infantil na temporada passada, o jovem participou de sua primeira competição como juvenil e saiu da mesma como titular.

No Vasco desde 2007, Bruno é considerado um dos grandes nomes de sua geração, que conta ainda com o goleiro Yuri e o atacante Caio Monteiro. Ao lado desses companheiros, o meio-campo conquistou a Copa Brasil-Japão e foi vice-campeão do Brasileiro e do Carioca em 2012.

O rendimento acima do esperado na Copa Promissão fez com que as pessoas que acompanham de perto a base do clube passassem a taxá-lo como substituto de Matheus Índio, promovido no final do ano passado para o time de juniores. Apesar de elogiar bastante Cosendey, o técnico Cássio, do Juvenil, declarou que não o vê como substituto do atual camisa 10 do juniores pelo fato de ambos terem características de jogo completamente diferentes:

- Eles possuem características diferentes. O Índio é um jogador de mais mobilidade, o Bruno é mais cadenciado. Mas ele tem qualidade e tudo para evoluir no clube. Acredito que ele conseguirá buscar o espaço dentro do clube. Hoje na categoria juvenil o Índio está deixando um espaço e ele tem condição de ocupar essa vaga com trabalho e dedicação - disse com exclusividade o treinador.

Atualmente com 16 anos de idade, Bruno é um jogador mais lento, porém não menos talentoso. Tem a força e a inteligência como principais virtudes. Tais características fazem com que o mesmo possua uma boa leitura de jogo e se torne muitas vezes o 'técnico' da equipe dentro das quatro linhas.

Quando você chegou ao Vasco? Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

“Cheguei ao Vasco em 2007 na época em que os treinos eram na casa do marinheiro, que foi o melhor lugar onde eu treinei vestindo a camisa do Vasco. A maior dificuldade que passei foi em 2010 quando eu perdi dois pênaltis em campeonatos diferentes. Isso fez com que o Fluminense conquistasse o título. Um foi na Copa Macaé e o outro foi no carioca. Fiquei arrasado e não queria nem sair do quarto. Minha família sempre me apoiou: meus pais, a minha irmã e minhas avós. Meus empresários também me deram uma moral para melhorar minha autoestima”.

Como tem sido sua trajetória no Vasco até agora? Quais títulos você conquistou?

“Tem sido muito boa, pois conquistei muitos títulos vestindo essa camisa. Em 2007, conquistei a Copa Unimed junto aos garotos da geração 96. Em 2008, fui vice na Copa Light e vice na Copa Rio Bonito. Em 2009, fui campeão carioca junto aos garotos do 96. Em 2010, fui vice na Copa Macaé e vice no Carioca. Em 2011, fui campeão Carioca. Em 2012, fui vice Campeão Brasileiro e Campeão da Copa Brasil-Japão e vice-campeão Carioca. Isso excluindo os títulos e vices que conquistei na época que joguei futebol de salão”.

Você sempre atuou nessa posição? Quem foi o treinador responsável por ter colocar nessa posição?

“Quando eu cheguei ao Vasco eu sempre quis jogar de meia-atacante. Tinha um poder ofensivo muito grande. Meu primeiro treinador aqui no Vasco foi o Zeíca, que infelizmente veio a falecer. Tive a felicidade de trabalhar com grandes treinadores como Zeíca, Fabio Cortês, Cláudio, Oliveira, e agora com o professor Cássio. Nenhum treinador me colocou nesta posição, eu quem quis jogar nela. Sou fã do Kaká e por isso quis jogar nesta posição”.

Quais são suas características, como você gosta de jogar?

“Sou forte fisicamente, inteligente, tenho uma boa leitura de jogo e sou calmo. Como gosto de jogar? Sinceramente eu não sei. Sei jogar de meia, de volante e de atacante. Essa versatilidade ajuda muito”.

Como você avalia sua última temporada pelo Infantil?

“Tive altos e baixos. Eu fiz bons e médios jogos e tenho a humildade de assumir isso. Fui vice artilheiro do Vasco no carioca com 18 gols. Fiquei atrás apenas do Caio Monteiro”.

O que você espera da próxima temporada pelo Juvenil?

“Espero dar o meu máximo e conquistar tudo que disputar com os pés no chão, fé em Deus e trabalhando muito”.

E como avalia sua primeira competição no juvenil?

“Fui bem! Cheguei como reserva e conquistei meu espaço aqui dentro da competição. Tenho que melhorar muito ainda. Irei fazer isso com trabalho, confiando nas dicas do Professor Cássio e acreditando sempre em Deus e no meu potencial”.

O que representa o Vasco para você?

“Minha segunda casa! Passo mais tempo no Vasco do que na minha própria casa (risos)”.

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

“Que podem confiar em mim. Ainda vou dar muitas alegrias para essa torcida maravilhosa”.

Nome Completo: Bruno Cosendey Lobo Pinto
Data de Nascimento: 25/01/1997
Local de Nascimento: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,85 m
Peso: 72 kg

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Bruno Cosendey, meia do Juvenil do Vasco


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco