Marcelo Oliveira confirma que trabalhará em 2013 no Cruzeiro, com quem já vinha conversando

Terça-feira, 06/11/2012 - 21:12

Sai Celso Roth, entra Marcelo Oliveira. O mineiro de Pedro Leopoldo, de 57 anos, que recentemente rescindiu contrato com o Vasco, já acertou todos os detalhes para assumir o time do Cruzeiro a partir de janeiro de 2013. O acordo com a diretoria celeste foi confirmado pelo próprio Marcelo, nesta terça-feira, em entrevista por telefone.

Marcelo evitou dar detalhes do acordo antes de assinar o vínculo com o Cruzeiro.

Marcelo está no Rio de Janeiro, onde ainda trata de sua saída do Vasco. Na quinta-feira, o treinador retornará a Belo Horizonte e descansará alguns dias na fazenda do sogro.

Até o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro será comandado por Celso Roth.

Carreira

Ex-atacante do Atlético nas décadas de 1970 e 80, Marcelo Oliveira iniciou a carreira de treinador em 2003, nas categorias de base do Galo. Em 2007, ele dirigiu o CRB de Alagoas. Já em 2008, quando integrava a comissão técnica fixa do Atlético, assumiu o time profissional no Campeonato Brasileiro após a demissão de Alexandre Gallo.

Naquele Brasileirão de 2008, Marcelo teve aproveitamento de 43,47%, com oito vitórias, seis empates e nove derrotas em 23 apresentações. O Galo terminou a competição na 12ª colocação. Oliveira ainda esteve à frente da equipe em duas partidas contra o Botafogo pela da Copa Sul-Americana, quando o clube foi eliminado prematuramente.

Em sua trajetória como integrante da comissão técnica do Atlético, Marcelo foi o treinador efetivo duas vezes (2003 e 2008) e interino, em quatro. Ao todo, ele comandou o rival cruzeirense em 53 ocasiões, com 19 vitórias, 17 derrotas e 17 empates. O aproveitamento geral foi de 46,5%.

Ao sair do Atlético no fim de 2008, Marcelo Oliveira seguiu a carreira de treinador e dirigiu Ipatinga (2009), Paraná Clube (2010) e Coritiba (2011/2012), onde fez o seu melhor trabalho e o mais longo, de um ano e nove meses. À frente do Coxa, o mineiro conquistou 74 vitórias, 25 empates e 32 derrotas, com rendimento total de 62,84%.

No Coritiba, Marcelo Oliveira foi bicampeão paranaense, duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil e alcançou a inédita série de 24 vitórias, a maior da história do futebol mundial. A passagem pelo Alto da Glória foi encerrada em 6 de setembro deste ano, após a goleada por 3 a 0 para a Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro. A essa altura, ele já convivia com críticas da torcida. O time ocupava a 16ª colocação na tabela.

Ainda em setembro, Marcelo assumiu o Vasco, quarto colocado do Brasileiro, mas em queda livre. Seu trabalho durou apenas dez jogos e foi encerrado com o time em sétimo. Nesse período, ele conquistou apenas duas vitórias e dois empates. Oliveira não resistiu à sequência de seis derrotas e chegou a um acordo com o clube para concluir sua ‘era’.

As conversas com o Cruzeiro começaram na semana passada, antes mesmo de sua saída do Vasco, anunciada apenas na última segunda-feira.

Fonte: Superesportes